Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O barulho fantasma: Encarando o medo do desconhecido através da literatura infantil

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar a leitura a partir de um livro de literatura infantil.

Explorar e trabalhar os diversos medos que as crianças têm através da linguagem oral.

Trabalhar onomatopéias produzindo pequenas frases.

Incentivar a criatividade através de um desenho que mostre um final diferente para a história.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora, através de uma conversa informal, deve comentar com os alunos sobre o medo que temos de algumas coisas que não conhecemos. Muitas vezes por não entendermos algo, por não vermos algo ou por alguma coisa que nos é desconhecida, sentimos medo. Dizer aos alunos que ouvirão uma história que trata disso.

OBS: A professora deve providenciar anteriormente para a sala de aula um aparelho de áudio.

Apresentar para os alunos a história "O barulho fantasma" de Sônia Junqueira. Caso a professora tenha o livro em mãos, pode trabalhar a capa antes de apresentar o áudio da história.

História disponível para ouvir em: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-barulho-fantasma

Capa disponível em: http://www.traca.com.br/capas/407/407518_mini.jpg

Momento 2

Após ouvirem a história, a professora deve fazer uma roda e abrir espaço para que as crianças possam compartilhar algum medo que possuem de algo que não conhecem. Muitas crianças têm medo de lendas, coisas que escutam e não sabem ao certo se existem, lendas urbanas, etc... Nesse momento, é importante cada um respeitar o medo do colega e, se possível, tentar responder a algumas dúvidas. Falar que o medo muitas vezes é fruto da nossa imaginação, ou tem alguma explicação que ainda não conhecemos, como na história ouvida.

Momento 3

A professora deve distribuir uma folha de papel ofício A4 para as crianças, colocar o título do livro no quadro e pedir para que imaginem um outro final para a história que ouviram. O que poderia ser aquele barulho que assustava Mario?

Momento 4

Perguntar se as crianças sabem o que significa uma onomatopeia, se conhecem o significado dessa palavra. Explicar que onomatopeia é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. Dada essa explicação, a professora perguntará se alguém lembra da onomatopeia que apareceu na história. Caso as crianças não lembrem, a professora pode repetir a história para que escutem e identifiquem a onomatopeia. (TREC-TREC)

Mostrar a imagem abaixo com alguns exemplos de onomatopeias:

Momento 5

Explicado esse conceito, a professora distribuirá uma folha (xerocada anteriormente) para cada criança com a seguinte atividade:

Recursos Complementares

Caso a professora queira continuar o trabalho com onomatopéias, uma boa sugestão é o livro infantil "Palavrinha ou Palavrão" (Companhia das Letrinhas, 2010), com texto de Karin Sá Rego e ilustrações de Daniel Kondo que traz na história várias onomatopeias presentes em nosso cotidiano.

Avaliação

Analisar se o aluno soube se expressar com criatividade e imaginação no desenho proposto no momento 2

Observar a participação dos alunos durante as atividade orais.

Analisar se as crianças entenderam o conceito de onomatopeia, através das atividades do momento 5

Analisar a evolução da escrita dos alunos através das frases criadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.