Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando sentimentos em relação aos animais invertebrados através de uma narrativa

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar em sala de aula um livro de literatura infantil para incentivar a prática de leitura;

Explorar os diferentes tipos de sentimentos gerados em todos nós (adultos, crianças, novos, velhos) em relação a animais invertebrados: insetos, aracnídeos, répteis...

 Descobrir esses sentimentos nos adultos com quem convivem através de uma pesquisa dirigida

Despertar a solidariedade e a compreensão mútua entre as pessoas

Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita fazendo atividades com um alfabeto móvel

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve apresentar às crianças o livro de Ana Maria Machado "Alguns medos e seus segredos". Após explorar o título, capa e autora, a professora deve contar a história "Mãe com medo de lagartixa" para a turma.

OBS: Esse livro possui 3 histórias que tratam de alguns medos que as crianças possuem, todavia, iremos trabalhar nessa aula  somente uma dessas histórias.

Capa: Alcy Linares

Ilustrações: Alcy Linares

Global, 2009

40 páginas

Imagem disponível em: http://www.anamariamachado.com/acervo/img/gd/alguns_medos_e_seus_segredos_1250396775.jpg 

Momento 2

Fazer a interpretação oral da história com os alunos dando a oportunidade para cada um perguntar, tirar dúvidas e expor opiniões sobre a história.

Após esse momento, a professora deverá apresentar para as crianças algumas imagens de animais invertebrados (insetos aracnídeos, répteis, etc) e explorar os sentimentos que estes geram nas pessoas.

Imagem disponível em: http://i.olhares.com/data/big/149/1492339.jpg 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Z2ly5Awyhmc/SrF3BVsk7uI/AAAAAAAAAH0/zU9dRf4IKXo/s320/aranha.jpg 

Imagem disponível em: http://static.howstuffworks.com/gif/willow/cobra-info0.gif 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_KplHthtE37Y/R9GAudqGCtI/AAAAAAAAAEQ/7xCgeM-hUn8/s320/barata.jpg 

Nomear as emoções que as crianças sentiram ao olhar as figuras e diferenciar esses sentimentos.

Ex:

Medo: Receio de algo

Nojo: Náusea, enjôo. repulsão, asco

Arrepio: O mesmo que calafrio. Série de estremecimentos musculares rápidos e involuntários. Estremecimento que resulta do medo ou de uma emoção violenta: arrepio de pavor

Nervoso: Sentimento causado por algo nojento

Pânico: Aquilo que assusta, súbita e violentamente sem motivo

Pavor: Sensação provocada por medo violento; terror. Grande susto; assombro

Momento 3

Escrever no quadro a seguinte frase (retirada do livro):

TODO MUNDO TEM SEU MEDO, CADA UM TEM SEU SEGREDO

Perguntar o que as crianças entendem com essa frase. Depois de ouvir as respostas, a professora deverá frizar que o medo faz parte da vida de todas as pessoas, independente de ser criança, adulto, jovem ou velho, o importante é saber respeitar os medos de cada um, pois o sentimento gerado em um não é o mesmo gerado em outro.

Depois dessa conversa, a professora deverá propor aos alunos a realização de uma pesquisa com o intuito de descobrir algum(s) medo(s) de seus familiares. Deve distribuir uma folha (anteriormente xerocada) para cada criança e pedir que entrevistem algum membro da família. A folha deve ser devolvida no dia seguinte.

Momento 4

No dia seguinte, a professora deverá chamar um aluno por vez à frente da sala para este apresentar sua pesquisa. Durante a apresentação, a professora irá anotando no quadro os sentimentos e medos que aparecem. Dessa forma, as crianças irão perceber que todos, de fato (mesmo os adultos), possuem algum tipo de medo e cada um reage com um tipo de sentimento.

Ao final da apresentação, a professora deverá dividir a turma em pequenos grupos (4 ou 5 alunos). Deverá, também, estar atenta para que no grupo haja crianças de diferentes fases de aquisição da escrita, para que, assim, nenhum grupo fique muito fraco ou muito forte e para que uns possam ajudar outros. Depois de separados em grupos, distribuir um alfabeto móvel para cada grupinho e o quadro será apagado.  A professora falará os sentimentos e medos apresentados para que as crianças montem com o alfabeto móvel essas palavras. Deve ser dado tempo para que todos os grupos consigam montar a palavra, assim, a atividade não produzirá um sentimento de competição entre os alunos.

Recursos Complementares

A professora também pode trabalhar as outras duas histórias presentes no livro citado nessa aula: "Com licença seu Bicho Papão" e "Lobo Mal e o Valente Caçador"

Avaliação

Observar a participação dos alunos nas atividades orais e em grupos.

Observar o empenho e participação das crianças em realizar uma pesquisa.

Observar a evolução da escrita durante a atividade com o alfabeto móvel. Essa análise servirá para o planejamento de outras atividades de aquisição da escrita ou ortografia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • julia maria, escola municipal francisco de paula pessoa filho , Rio Grande do Norte - disse:
    juliamaria_nascimento@hotmail.com

    12/09/2011

    Quatro estrelas

    adorei as sugestoes de como trabalhar o alfabeto movel estou com dificuldades pois nao quero me tornar repetitiva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.