27/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Trabalhar em sala de aula um livro de literatura infantil para incentivar a prática de leitura;
Explorar os diferentes tipos de sentimentos gerados em todos nós (adultos, crianças, novos, velhos) em relação a animais invertebrados: insetos, aracnídeos, répteis...
Descobrir esses sentimentos nos adultos com quem convivem através de uma pesquisa dirigida
Despertar a solidariedade e a compreensão mútua entre as pessoas
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita fazendo atividades com um alfabeto móvel
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora deve apresentar às crianças o livro de Ana Maria Machado "Alguns medos e seus segredos". Após explorar o título, capa e autora, a professora deve contar a história "Mãe com medo de lagartixa" para a turma.
OBS: Esse livro possui 3 histórias que tratam de alguns medos que as crianças possuem, todavia, iremos trabalhar nessa aula somente uma dessas histórias.
Capa: Alcy Linares
Ilustrações: Alcy Linares
Global, 2009
40 páginas
Imagem disponível em: http://www.anamariamachado.com/acervo/img/gd/alguns_medos_e_seus_segredos_1250396775.jpg
Momento 2
Fazer a interpretação oral da história com os alunos dando a oportunidade para cada um perguntar, tirar dúvidas e expor opiniões sobre a história.
Após esse momento, a professora deverá apresentar para as crianças algumas imagens de animais invertebrados (insetos aracnídeos, répteis, etc) e explorar os sentimentos que estes geram nas pessoas.
Imagem disponível em: http://i.olhares.com/data/big/149/1492339.jpg
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Z2ly5Awyhmc/SrF3BVsk7uI/AAAAAAAAAH0/zU9dRf4IKXo/s320/aranha.jpg
Imagem disponível em: http://static.howstuffworks.com/gif/willow/cobra-info0.gif
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_KplHthtE37Y/R9GAudqGCtI/AAAAAAAAAEQ/7xCgeM-hUn8/s320/barata.jpg
Nomear as emoções que as crianças sentiram ao olhar as figuras e diferenciar esses sentimentos.
Ex:
Medo: Receio de algo
Nojo: Náusea, enjôo. repulsão, asco
Arrepio: O mesmo que calafrio. Série de estremecimentos musculares rápidos e involuntários. Estremecimento que resulta do medo ou de uma emoção violenta: arrepio de pavor
Nervoso: Sentimento causado por algo nojento
Pânico: Aquilo que assusta, súbita e violentamente sem motivo
Pavor: Sensação provocada por medo violento; terror. Grande susto; assombro
Momento 3
Escrever no quadro a seguinte frase (retirada do livro):
TODO MUNDO TEM SEU MEDO, CADA UM TEM SEU SEGREDO
Perguntar o que as crianças entendem com essa frase. Depois de ouvir as respostas, a professora deverá frizar que o medo faz parte da vida de todas as pessoas, independente de ser criança, adulto, jovem ou velho, o importante é saber respeitar os medos de cada um, pois o sentimento gerado em um não é o mesmo gerado em outro.
Depois dessa conversa, a professora deverá propor aos alunos a realização de uma pesquisa com o intuito de descobrir algum(s) medo(s) de seus familiares. Deve distribuir uma folha (anteriormente xerocada) para cada criança e pedir que entrevistem algum membro da família. A folha deve ser devolvida no dia seguinte.
Momento 4
No dia seguinte, a professora deverá chamar um aluno por vez à frente da sala para este apresentar sua pesquisa. Durante a apresentação, a professora irá anotando no quadro os sentimentos e medos que aparecem. Dessa forma, as crianças irão perceber que todos, de fato (mesmo os adultos), possuem algum tipo de medo e cada um reage com um tipo de sentimento.
Ao final da apresentação, a professora deverá dividir a turma em pequenos grupos (4 ou 5 alunos). Deverá, também, estar atenta para que no grupo haja crianças de diferentes fases de aquisição da escrita, para que, assim, nenhum grupo fique muito fraco ou muito forte e para que uns possam ajudar outros. Depois de separados em grupos, distribuir um alfabeto móvel para cada grupinho e o quadro será apagado. A professora falará os sentimentos e medos apresentados para que as crianças montem com o alfabeto móvel essas palavras. Deve ser dado tempo para que todos os grupos consigam montar a palavra, assim, a atividade não produzirá um sentimento de competição entre os alunos.
A professora também pode trabalhar as outras duas histórias presentes no livro citado nessa aula: "Com licença seu Bicho Papão" e "Lobo Mal e o Valente Caçador"
Observar a participação dos alunos nas atividades orais e em grupos.
Observar o empenho e participação das crianças em realizar uma pesquisa.
Observar a evolução da escrita durante a atividade com o alfabeto móvel. Essa análise servirá para o planejamento de outras atividades de aquisição da escrita ou ortografia.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2011
Quatro estrelasadorei as sugestoes de como trabalhar o alfabeto movel estou com dificuldades pois nao quero me tornar repetitiva.