Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Papéis de Gênero: construção e significação social

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será trabalhada a questão das diferenças dos gêneros. Além disso, será ressaltado que os papéis dos gêneros são socialmente construídos. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Papéis de Gênero.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento da história da Cinderela.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Dando início a aula, sugerimos que o professor apresente  aos alunos o vídeo (Fig. 1) “Penélope fala sobre a diferença entre garotos e garotas “, postado abaixo, de 1 minuto e 24 segundos de duração.  

Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=dKxmcdYX3h4&feature=PlayList&p=38B58B52704EB8FD&playnext_from=PL&index=0&playnext=1 Acesso em: 03 maio de 2010 

Figura 1 -  Imagem do Vídeo “Penélope fala sobre a diferença entre garotos e garotas”.

Fonte: extraído do site acima.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Após apresentá-lo,  o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos dêem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.  É importante que todos os que quiserem expressar suas opiniões possam fazê-lo neste momento.

Atividade 1

Dando continuidade à aula, tendo como propósito trabalhar as diferenças de gênero e os papéis sociais destes, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá pedir para que eles façam uma pesquisa sobre as diferenças de gênero e seus papéis sociais.

Roteiro de Pesquisa: 

  • O que são as diferenças de gênero (masculino e feminino)? Quais são elas?
  • O que são os papéis sociais de gênero? Dê exemplos para o gênero masculino e para o feminino.
  • A sociedade apresenta alguma influência na construção dos papéis sociais de gênero? Por quê?
  • De acordo com a opinião do grupo, escreva um parágrafo definindo as diferenças de gênero e os papéis sociais de gênero.

Sugerimos alguns sites que podem ser usados para a realização desta atividade:

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=14764  

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=14764&chapterid=11141 (Fig.2)  

http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=8308  

http://www.webartigos.com/articles/29574/1/DIFERENCAS-DE-GENERO-NA-ESCOLA-INTERIORIZACAO-DO-MASCULINO-E-DO-FEMININO/pagina1.html  

http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/34/14.htm                                             

http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/breve-consideracoes-sobre-identidade-social-de-genero-e-o-exercicio-da-sexualidade-616310.html  

http://www.dfs.uem.br/Joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=11:diferencas-entre-generos-&catid=20:fisiologia-do-comportamento&Itemid=4  

http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=431  

http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=67  

http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1632/inteligencia-espacial-  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_social_de_g%C3%AAnero 

Figura 2 – Imagem do Site UFBA “Redefinição do feminino e do masculino".

Concluidas as pesquisas pelos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas as questões norteadoras.

Este momento é importante, não apenas para promoção da socialização das informações entre os alunos, mas para que também o professor possa esclarecer dúvidas de alunos e corrigir possíveis conceitos errôneos sobre a temática trabalhada.

Tendo como objetivo discutir a relação dos papéis de gênero e a sociedade, propomos a próxima atividade.

Atividade 2

Prosseguindo a aula, a  atividade a ser realizada neste momento tem como objetivo promover reflexões sobre os papéis de gênero. O professor poderá utilizar o livro “Príncipe Cinderelo” de Babette Cole (Fig. 3 e 4) para isto. Esse livro apresenta uma versão do conto de fada “Cinderela” com um protagonista do gênero masculino. Ao longo da obra, é enfatizado com humor a humilhação de um personagem masculino. A história mantém fatos e situações semelhantes as do enredo original, mas contempla a problematização do gênero masculino.

Figura 3 – Imagem do Texto “Príncipe Cinderelo”.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16070 Acessado em: 09 de Maio de 2010. 

Roteiro de Leitura e Discussão: 

  • A autora diz “o Príncipe Cinderelo nem parecia príncipe porque era baixinho, sardento, magricela e andava molambento”. O que esse príncipe tem de diferente dos príncipes “clássicos” dos contos de fada?
  • O Príncipe Cinderelo é bastante diferente dos seus irmãos. Quais as diferenças? Quais as identidades de gênero esperadas para um príncipe, de acordo com as histórias clássicas dos contos de fada?
  • Qual a diferença entre a família de Príncipe Cinderelo e a família de Cinderela?
  • Quando o Príncipe Cinderelo se senta frente ao fogo, ele ficava pensando em seus sonhos. Que sonhos são esses?
  • Quando a fada madrinha aparece, ela acaba se confundindo e transformando o Príncipe em um enorme macaco peludo – apesar de que este se vê como um homem branco, com bigode, terno e gravata. Mas a fada conforta-se com a idéia de que tudo acabará à meia noite. Qual sua opinião sobre a fada? Ela foi descuidada ou atenciosa? Alguma semelhança com a fada no conto original de Cinderela?
  • Na discoteca, como se vestem os príncipes e princesas? E como são estes?
  • Na volta para casa, o Príncipe Cinderelo utiliza um meio de transporte coletivo. Qual é esse? Isso aconteceria em um conto de fadas clássico?
  • O que acontece quando Cinderelo sai correndo?
  • No final da história, Belarrica pede Cinderelo em casamento, tomando a iniciativa – diferente do que se espera nas histórias tradicionais, onde o homem toma a iniciativa. Na sua opinião, as mulheres têm tomado mais iniciativa do que os homens?
  • Os irmãos de Cinderelo são transformados em fadas domésticas, aparecem vestindo camisolas brancas, asas e os apetrechos de limpeza como castigo pela forma que tratavam Cinderelo. É incluído adereços femininos de forma a caracterizá-los como domésticos, apresentando o estigma criado pela sociadade de que o trabalho caseiro é somente feminino.  Comente.

Figura 4 – Imagem do Livro “Príncipe Cinderelo” de Babette Cole.

Disponível em: http://www.submarino.com.br/produto/1/1798671/principe+cinderelo Acessado em: 04 de Maio de 2010. 

Após as discussões em grupos, o professor deverá  promover uma discussão entre todos, de forma a socializar as informações, os pontos de vista particulares etc., de forma que os alunos possam concluir que os papéis de gênero são construídos socialmente, sendo que eles podem e devem questioná-los de forma a minimizarem preconceitos de gênero existentes na sociedade!

Atividade 3

Finalizando a aula,  o professor deverá falar sobre o papel social de gênero – este é o estereótipo social, o conjunto de comportamentos definidos como sendo do homem e/ou da mulher na sociedade. O professor deverá ressaltar que as mudanças nos papéis de gênero acompanham as transformações da sociedade, ou seja, os papéis que são atribuidos ao homem e mulher também mudam conforme essas transformações.

O professor deverá então pedir para que os alunos reflitam sobre os diversos papéis de gênero estabelecidos pela sociedade – por exemplo: “a mulher dona de casa (Fig. 5)”;  “o homem de negócios”, “mulher dondoca/perua”, “homem metrossexual” etc.

Figura 5 -  Imagem de uma Mulher Dona de Casa.

Disponível em: http://www.bomcaminho.com/BCMulher/img/mulhercomcompras_big.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010. 

Desta forma, o professor deverá pedir que cada grupo discuta entre si e liste dez (10) papéis sociais de gênero masculino e  dez (10) para o feminino, no contexto da adolescência.  Os alunos deverão montar uma tabela, conforme exemplo (Fig. 6) abaixo.

Figura 6 – Exemplo de Tabela de Papéis Sociais.

Fonte: do autor, baseado em: http://www.alfa.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=1933&Itemid=236 Acessado em: 10 de Maio de 2010. 

Após os grupos concluírem suas discussões e elaborarem a tabela proposta, eles deverão compartilhar estas (informações da tabela) com os demais grupos. Para isto, sugerimos que o professor disponibilize folhas de papel manilha e pincel atômico para cada grupo, de forma que eles possam ilustrar a sala suas conclusões sobre os papéis sociais de gênero para os adolescentes do sexo masculino e feminino, bem como o que pensam disso!

Recursos Complementares

De forma a conhecer melhor o livro, o professor poderá ver a seguinte preparação de aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16070 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Papéis Sociais de Gênero. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria enedite madeira do nascimento, EEFM SÃO FRANCISCO DE ASSIS , Ceará - disse:
    enedite.madeira@gmail.com

    21/06/2011

    Quatro estrelas

    A sugestão da aula é interessante.Bem detalhada, faz links para várias abordagens, etc. Os recursos utilizados esclarece a temática gẽnero e não dá margem para estereótipos.


  • Julia Lima , Prefeitura Municipal de SP , São Paulo - disse:
    julia.asl@hotmail.com

    27/03/2011

    Três estrelas

    Gostei da sugestão e envolve uma ótima discussão


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.