09/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Nesta aula será trabalhada a questão das diferenças dos gêneros. Além disso, será ressaltado que os papéis dos gêneros são socialmente construídos. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Papéis de Gênero.
Conhecimento da história da Cinderela.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Dando início a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo (Fig. 1) “Penélope fala sobre a diferença entre garotos e garotas “, postado abaixo, de 1 minuto e 24 segundos de duração.
Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=dKxmcdYX3h4&feature=PlayList&p=38B58B52704EB8FD&playnext_from=PL&index=0&playnext=1 Acesso em: 03 maio de 2010
Figura 1 - Imagem do Vídeo “Penélope fala sobre a diferença entre garotos e garotas”.
Fonte: extraído do site acima.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após apresentá-lo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos dêem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc. É importante que todos os que quiserem expressar suas opiniões possam fazê-lo neste momento.
Dando continuidade à aula, tendo como propósito trabalhar as diferenças de gênero e os papéis sociais destes, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá pedir para que eles façam uma pesquisa sobre as diferenças de gênero e seus papéis sociais.
Roteiro de Pesquisa:
Sugerimos alguns sites que podem ser usados para a realização desta atividade:
http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=14764
http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=14764&chapterid=11141 (Fig.2)
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=8308
http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/34/14.htm
http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=431
http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=67
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1632/inteligencia-espacial-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_social_de_g%C3%AAnero
Figura 2 – Imagem do Site UFBA “Redefinição do feminino e do masculino".
Concluidas as pesquisas pelos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas as questões norteadoras.
Este momento é importante, não apenas para promoção da socialização das informações entre os alunos, mas para que também o professor possa esclarecer dúvidas de alunos e corrigir possíveis conceitos errôneos sobre a temática trabalhada.
Tendo como objetivo discutir a relação dos papéis de gênero e a sociedade, propomos a próxima atividade.
Prosseguindo a aula, a atividade a ser realizada neste momento tem como objetivo promover reflexões sobre os papéis de gênero. O professor poderá utilizar o livro “Príncipe Cinderelo” de Babette Cole (Fig. 3 e 4) para isto. Esse livro apresenta uma versão do conto de fada “Cinderela” com um protagonista do gênero masculino. Ao longo da obra, é enfatizado com humor a humilhação de um personagem masculino. A história mantém fatos e situações semelhantes as do enredo original, mas contempla a problematização do gênero masculino.
Figura 3 – Imagem do Texto “Príncipe Cinderelo”.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16070 Acessado em: 09 de Maio de 2010.
Roteiro de Leitura e Discussão:
Figura 4 – Imagem do Livro “Príncipe Cinderelo” de Babette Cole.
Disponível em: http://www.submarino.com.br/produto/1/1798671/principe+cinderelo Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Após as discussões em grupos, o professor deverá promover uma discussão entre todos, de forma a socializar as informações, os pontos de vista particulares etc., de forma que os alunos possam concluir que os papéis de gênero são construídos socialmente, sendo que eles podem e devem questioná-los de forma a minimizarem preconceitos de gênero existentes na sociedade!
Finalizando a aula, o professor deverá falar sobre o papel social de gênero – este é o estereótipo social, o conjunto de comportamentos definidos como sendo do homem e/ou da mulher na sociedade. O professor deverá ressaltar que as mudanças nos papéis de gênero acompanham as transformações da sociedade, ou seja, os papéis que são atribuidos ao homem e mulher também mudam conforme essas transformações.
O professor deverá então pedir para que os alunos reflitam sobre os diversos papéis de gênero estabelecidos pela sociedade – por exemplo: “a mulher dona de casa (Fig. 5)”; “o homem de negócios”, “mulher dondoca/perua”, “homem metrossexual” etc.
Figura 5 - Imagem de uma Mulher Dona de Casa.
Disponível em: http://www.bomcaminho.com/BCMulher/img/mulhercomcompras_big.jpg Acessado em: 04 de Maio de 2010.
Desta forma, o professor deverá pedir que cada grupo discuta entre si e liste dez (10) papéis sociais de gênero masculino e dez (10) para o feminino, no contexto da adolescência. Os alunos deverão montar uma tabela, conforme exemplo (Fig. 6) abaixo.
Figura 6 – Exemplo de Tabela de Papéis Sociais.
Fonte: do autor, baseado em: http://www.alfa.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=1933&Itemid=236 Acessado em: 10 de Maio de 2010.
Após os grupos concluírem suas discussões e elaborarem a tabela proposta, eles deverão compartilhar estas (informações da tabela) com os demais grupos. Para isto, sugerimos que o professor disponibilize folhas de papel manilha e pincel atômico para cada grupo, de forma que eles possam ilustrar a sala suas conclusões sobre os papéis sociais de gênero para os adolescentes do sexo masculino e feminino, bem como o que pensam disso!
De forma a conhecer melhor o livro, o professor poderá ver a seguinte preparação de aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16070
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Papéis Sociais de Gênero. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/06/2011
Quatro estrelasA sugestão da aula é interessante.Bem detalhada, faz links para várias abordagens, etc. Os recursos utilizados esclarece a temática gẽnero e não dá margem para estereótipos.
27/03/2011
Três estrelasGostei da sugestão e envolve uma ótima discussão