28/05/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
A importância de usar o preservativo na relação sexual e relevância da prevenção das DSTS e da gravidez na adolescência. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Comportamento Sexual e Métodos contraceptivos.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá iniciar a aula mostrando a figura (Fig. 1) postada abaixo e perguntar aos alunos o que sabem sobre o uso preservativo na relação sexual.
Figura 1 – Imagem de Preservativos Masculinos.
Disponível em: http://files.publico.es/especial/anuario-2009/img/lomasleido5.jpg Acessado em: 05 de Maio de 2010.
Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará um assunto muito importante nos dias atuais: a negociação do uso do preservativo nas relações sexuais.
Dando continuidade a aula, com o objetivo de trabalhar a importância do uso do preservativo e a negociação do uso do mesmo, o professor deverá propor o jogo “Baralho da Negociação do Preservativo”* (Fig. 2).
Figura 2 – Imagem do Baralho da Negociação do Preservativo.
Disponível em: http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.4.html Acessado em: 04 de Abril de 2010.
Para isso, o professor deverá organizar as cartas, como no exemplo abaixo (Fig. 3), escolher um objeto para que seja a “batata-quente”, e pedir para que os alunos sentem em círculos.
O educador deverá, então, colocar uma música enquanto o objeto passa de mão em mão. No momento que a música parar, o aluno que estiver com o objeto na mão pegará um cartão e responderá à pergunta. É importante que outros alunos que quiserem expressar outras alternativas de negociação (resposta) possam fazê-lo, de forma a enriquecer a discussão. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido utilizadas.
*Disponível em: http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.4.html Acessado em: 04 de Abril de 2010.
Figura 3 – Imagem do Baralho.
Fonte: do autor.
Neste momento, com o objetivo de propiciar a reflexão sobre a importância da utilização de preservativo em relações sexuais e do momento certo para conversar sobre isso com o parceiro, o professor deverá dividir os alunos em grupos de 5 integrantes e apresentar uma lista de atividades (Fig. 4) que deverão ser colocadas na ordem que os alunos acharem mais correta – é importante que os alunos decidam onde a negociação do sexo seguro deve ser mencionada.
Figura 4 – Imagem de Lista de Atividades a serem colocadas em ordem.
Disponível em: http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.4.html Acessado em: 04 de Abril de 2010.
Feito isto, cada grupo deverá eleger um voluntário para ler a ordem da lista. Se algum grupo tiver organizado as atividades em outra ordem, é importante que seja discutido o porquê da negociação do sexo seguro ter sido em outro momento.
Ainda durante a discussão, o professor deverá pedir para que os alunos, relembrando a atividade anterior, pense em argumentos que possam ser utilizados de forma a convencer o parceiro a usar camisinha.
Finalizando a aula, tendo como objetivo trabalhar o uso do preservativo nas relações sexuais e a importância deste comportamento, o professor deverá pedir para que os alunos façam uma pesquisa, e em seguida um Pôster (Fig. 5), sobre o uso de preservativos - como usá-los, sua relevância na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, além da gravidez.
Alguns sites que podem ser utilizados:
http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISD7A746EAPTBRIE.htm
http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS7C9FA48BPTBRIE.htm
http://www.gineco.com.br/camisinha/camisinha-fundamental.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preservativo
É importante que, após a realização da pesquisa, os alunos discutam entre si o tema em questão, de forma a socializar as informações, bem como propiciar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos. Feito isto, os alunos deverão elaborar um pôster (Fig. 5), sob orientação e supervisão do professor.
Figura 5 – Exemplo de um pôster.
Fonte: do autor.
OBSERVAÇÕES: O pôster tem como função principal divulgar informação visualmente (baseado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz. Acessado em: 21 Abril 2010.).
O professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) Papel Tamanho A2 ou A1, ou ainda Cartolina.
Os alunos deverão elaborar um pôster com as informações coletadas nas pesquisas e discussões, podendo utilizar também figuras, imagens, poemas etc. Após a correção deste, o pôster poderá ser afixado na escola a fim de divulgar suas informações.
Um website interessante sobre preservativo que trata não só a camisinha em si mas outros métodos anticoncepcionais é: http://www.camisinha.org/
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na Importância de utilização de preservativos. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/08/2010
Cinco estrelasÉ muito interessante a a abordagem deste tema e desta maneira, pois assim os adolescentes terão mais interesse de participar da aula.
29/05/2010
Quatro estrelasMuito Legal essa aula