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Erros em uma medida.

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Diferenciar exatidão de precisão;
• Identificar os principais fatores de erros em uma medida.
Duração das atividades
Uma hora aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Modelo atômico de Dalton;
• Transformações Químicas;
• Substâncias e materiais.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1979/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá criar um blog que será utilizado na aula para o compartilhamento das pesquisas feitas pelos alunos. O professor deverá criar junto com os alunos um alvo pra dardos, para isso ele poderá utilizar papelão e canetas hidrográficas para pintar. Além do alvo deverá ser confeccionado os dardos. Os dardos deverão ser feitos com material que não seja perfurante, para isso o professor poderá utilizar dardos (sem a pontas perfurantes) com um pouco de tinta na ponta para marcar a região que foi atingida. Utilize tintas de cores variadas.

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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1979/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Em sala de aula construa o alvo com os alunos e leve alguns dardos para serem arremessados. O pofessor deverá colocar o alvo em um local da sala que seja bem visível, para evitar bagunça informe aos alunos que somente alguns deles atirarão os dardos. Após a construção do alvo peça para que um aluno atire um dardo, considerando que ele tenha acertado, peça para que outro aluno tente acertar no mesmo lugar que o seu colega, ou seja, o mesmo lugar marcado pela tinda do dardo anterior. Peça para que os alunos tentem até acertarem pelo menos três dardos no mesmo lugar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1979/imagens/Aula_04_Abril09_2.jpg

Informe aos alunos que eles foram muitos precisos, pois eles atingiram praticamente o mesmo ponto. Peça para que os alunos anotem a palavra precisão. Em seguida peça para que outros alunos tentem acertar o alvo central.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1979/imagens/Aula_04_Abril09_3.jpg

Considerando que os alunos tenham acertado próximo ao alvo. Diga aos alunos que eles foram muito exatos, pois eles acertaram muito próximos do alvo. Peça para que os alunos anotem a palavra exatidão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1979/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

Leve os alunos para o laboratório de informática. Forme grupos de três ou quatro alunos. Peça para que os alunos pesquisem as duas palavras que eles anotaram durante o lançamento dos dardos. Peça para que eles coloquem as informações pesquisadas no blog. Peça para que os alunos leiam as respostas dos outros colegas. Em seguida, informe aos alunos que a precisão dos instrumentos é sua fidelidade às próprias medições. Por exemplo, se, numa primeira medição, uma balança mostra que determinado objeto pesa 100g, ela deverá apresentar valores muito próximos a esse em todas as demais medições do mesmo objeto. Já a exatidão de um instrumento está relacionada à capacidade de medir um valor o mais próximo possível do real.
Em seguida pergunte aos alunos que diante da exatidão e da precisão de um instrumento, o que mais pode contribuir para um erro em uma medida? Informe aos alunos que o próprio pesquisador pode influenciar nas medidas, isso pode acontecer por vários motivos como por falta de experiência.
Peça para que os alunos pesquisem alguns instrumentos utilizados pelos químicos para as suas medidas. Em seguida peça para que eles coloquem no fórum as imagens de cada instrumento e as sua principal utilização.

Explique aos alunos que cada instrumento de medida utilizado pelos químicos possue a sua exatidão e a sua precisão. E para cada situação o químico deverá utilizar um equipamento diferente. Em seguida o professor deverá mostrar para os alunos os equipamentos de medidas que ele possui na escola: béquer, erlenmeyer, balança, proveta, pipeta e outros, sempre perguntado para que serve cada um deles.


Para finalizar a aula coloque no blog as seguintes perguntas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1979/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

1 – Qual a diferença entre precisão e exatidão?

2 – Explique qual aparelho volumétrico é mais preciso: uma pipeta ou uma proveta?

3 – Por que os medidores de cozinha não poderiam ser utilizados nos laboratórios científicos?

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através das pesquisas colocadas no blog e das respostas às questões propostas.
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