Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica Laboral

 

06/06/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar exercícios específicos da Ginástica Laboral.
  • Identificar possíveis problemas causados pela falta da Ginástica Laboral.
  • Participar da construção de um projeto de Ginástica Laboral.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistema osteomuscular.
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Sabemos da importância da prática de determinadas atividades para manter nosso corpo em ordem, e com a Ginática Laboral não é diferente. Alguns de vocês até já podem ter visto seus pais ou conhecidos falarem de um tipo de ginástica que é realizada coletivamente no local de trabalho. Essa mais conhecida por Ginástica Laboral serve para prevenir o corpo de sofrer algum tipo de lesão, geralmente proporcionado por movimentos repetitivos.

Peça para que os alunos observem as imagens a seguir:

ENCICLOPEDIA.COM: http://www.enciclopedia.com.pt/images/ginastica-laboral-180208.jpg Acesso em: 14/05/2010.

BLOGSPOT.COM: http://3.bp.blogspot.com/_SqH5-tiiC28/SnV1q54UwyI/AAAAAAAAAM0/6y9r5TWscco/s400/CARTEIRO.JPG Acesso em: 14/05/2010. 

GALEAOSP.COM.BR: http://www.galeaosp.com.br/imgs_maq_prod/soldador.jpg Acesso em: 14/05/2010. 

Após apresentar as imagens aos alunos, questione:

O que conseguem observar em cada uma delas?

Qual o movimento repetitivo que cada profissão demonstra realizar?

O que acreditam que pode ser feito para prevenir possíveis lesões?

PROBLEMATIZAÇÃO

Será que a Ginástica Laboral realmente é fator importante dentro das indústrias?

Apresente algumas imagens que represente a prática da Ginástica Laboral:

GRUPOLET.COM: http://www.grupolet.com/img/fotoN_ginastica01.jpg Acesso em: 15/05/2010.

 

VIPAEROBIC.COM.BR: http://vipaerobic.com.br/site/wp-content/uploads/2010/03/Image00033846.jpg Acesso em 14/05/2010.

FISIOHEALTH.COM.BR: http://www.fisiohealth.com.br/fotos/foto04.jpg Acesso em: 14/05/2010.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Inicie este momento trabalhando com a definição de Ginástica Laboral, pois só assim os alunos serão capazes de se familiarizar com o assunto trabalhado e ter competência de posteriormente participar de atividades propostas.

Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do trabalho diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um especialista no assunto ou por alguém (do grupo) por esse especialista treinado (que pode ser um fisioterapeuta ou educador físico). 

WIKIPEDIA.ORG: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginástica_laboral Acesso em: 04/06/2010. 

Apresente aos alunos o vídeo a seguir:

YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=ihMIUczqhTU Acesso em: 14/05/2010. 

Vídeo elaborado pelos alunos do curso de Fisioterapia da UNIVALI, tendo como tema principal - Fisioterapia Preventiva: Ergonomia X Ginástica Laboral.

Após apresentação da definição de Ginástica Laboral e do vídeo converse com seus alunos sobre:

Como a prática da Ginástica Laboral pode colaborar para a saúde do trabalhador?

Com base no vídeo cite alguns resultados que aparecem no organismo a curto ou longo prazo.

Quanto ao rendimento e desempenho profissional quais são os resultados obtidos com a prática da Ginástica Laboral?

Este momento serve para integrar todos com a Ginástica Laboral através da conversa paralela.

Professor, aproveite este momento para integrar toda turma com a Ginástica Laboral, use este tempo para tirar todas as dúvidas possíveis.

ATIVIDADE 1

Peça para que em casa os alunos conversem com seus pais ou responsáveis sobre o trabalho que cada um realiza.

As respostas deverão ser anotadas no caderno, para que possa ser dada continuidade na próxima aula.

Que tipo de atividade desenvolve?

Quais são os movimentos mais realizados por eles?

Sentem alguma dificuldade ao realizar atividades específicas?

Na empresa onde trabalham é ofertada a opção de Ginástica Laboral?

Todos participam das atividades oferecidas? Por quê?

Qual a opinião de quem pratica a Ginástica Laboral?

Após pesquisa, oriente os alunos quanto a apresentação para a turma. O professor poderá anotar as respostas para que haja uma comparação entre as pesquisas realizadas.

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da Ginástica Laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.

ATIVIDADE 2

Divida a turma em 3 grupos para que realizem pesquisa de campo, cada grupo poderá realizar a pesquisa em uma determinada empresa/indústria (em cidades de pequeno porte), para cidades maiores a pesquisa poderá ser realizada pela internet (neste caso o professor deverá orientar seus alunos quais empresas/indústrias deverão ser pesquisadas).

BEMSTAR.GLOBO.COM: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corporate_mat&id=18 Acesso em: 04/06/2010. Apresenta uma relação de empresas que aderiram a programas de Ginástica Laboral. 

GERBO.COM.BR: http://www.gerbo.com.br/interna.asp?secaonome=detail_resp&id=7 Acesso em: 04/06/2010.

No momento da pesquisa os alunos deverão observar e realizar anotações sobre:

  • Primeiramente: nome da empresa, onde está localizada e número de funcionários.
  • Quais funções são desempenhadas dentro da empresa e quais movimentos repetitivos cada função desempenha?

Sobre a Ginástica Laboral dentro da empresa:

  • Quanto tempo a prática da Ginástica Laboral faz parte da rotinada empresa?
  • Qual o custo mensal desta atividade?
  • Quanto a empresa gastaria com a saúde de seus funcionários se não realizasse este tipo de atividade?
  • Quantas séries/sessões cada grupo realiza diariamente e qual a duração?
  • Quem e como orienta as atividades?
  • Quais os benefícios observados a curto e longo prazo dentro da empresa?
  • O que os funcionários acham da prática da Ginástica Laboral?**
  • Os funcionários sentiram algum benefício trazido com a prática da Ginástica Laboral, tanto no seu desempenho profissional como em sua saúde?**

** Os alunos poderão conversar com três ou quatro funcionários para facilitar a realização das anotações ou realizar coleta de dados com familiares, amigos e vizinhos.

Após pesquisa de campo realize um momento de discussão com os grupos onde cada um deverá mostrar o que coletou para os colegas de classe.

O resultado da pesquisa poderá ser catalogado e disponibilizado na biblioteca da escola.

Professor aproveite este momento para mostrar a verdadeira importância da realização da ginástica laboral na rotina de trabalhadores que realizam ou não movimentos repetitivos.

A ginástica laboral assim como a prática da atividade física é de fundamental importância para a saúde.

  Vida legal [Esporte na escola] 

PORTALDOPROFESSOR: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18474 Acesso em: 13/05/2010. 

Este recurso mostra os benefícios que a prática da Atividade Física traz para o organismo.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

Podemos dizer que a Ginástica Laboral e a prática da Atividade Física trazem benefícios à saúde? Por quê?

Através de que a Ginástica Laboral pode fazer parte da Atividade Física?

Quais são as semelhanças existentes entre Ginástica Laboral e Atividade Física?

CATARSE

ATIVIDADE 3

Proponha aos alunos a realização prática de uma sessão/série de ginástica laboral.

  • Cada equipe deverá realizar sessão/série para tipos diferenciados de trabalhadores (Ex: telefonistas, carteiros, empacotadores, atendente de caixa, segurança, etc). Observe para que as propostas não se repitam.
  • Peça que cada grupo realize explicação sobre a importância da prática sugerida para cada profissão.

Professor aproveite este momento para executar movimentos pré determinados para partes específicas do corpo, à medida em que realizam os movimentos, associe à qual atividade física este pode ser indicado.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Neste momento toda a turma poderá organizar um documento, uma espécie de proposta de ginástica laboral para uma empresa/indústria (fictícia) onde ainda não foi adotada essa postura. Indicando o que pode ser realizado, os horários das atividades e quantas vezes por semana, além de esclarecer os benefícios trazidos tanto aos funcionários quanto à empresa/indústria em si.

A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração.

                                

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares

YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=b8yuM4RlZXE&feature=related Acesso em: 14/05/2010. Vídeo onde o Professor de Educação Física Rodrigo Santos demonstra atividades práticas de alongamento. 

ELABORIUM.COM: http://www.elaborium.com.br/ Acesso em: 04/06/2010. Artigo que fala sobre os benefícios da Ginástica Laboral, tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Avaliação
  • Pelos dados coletados nos momentos de pesquisa.
  • Pela participação e responsabilidade na realização do trabalho em grupo.
  • Pela participação e conceitos apresentados nos momentos de discussão.
  • Pela participação e realização das atividades práticas propostas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.