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1, 2, 3, 4, 5... e o que vem depois? Aprendendo numerais em Língua Inglesa!

 

18/05/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas será feita a introdução prática da expressão oral e escrita dos numerais cardinais em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente duas (2) horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá iniciar a aula questionando, em aula aberta, os alunos sobre as situações em nossas vidas nas quais usamos números, como por exemplo: para expressar datas e preços de produtos. Portanto, o professor deverá perguntar: “Em que situações usamos os números?” e “Vocês sabem expressar tais números em inglês?” Após ouvir as respostas dos alunos, o professor exibirá o vídeo “Count & Move” (Fig. 1), postado abaixo, que tem a duração de 1:13min. Durante a exibição do vídeo, sugerimos que os alunos repitam os números de 1 a 20 em inglês.   

RECURSO

Vídeo “Count & Move”

http://www.youtube.com/watch?v=g9EgE_JtEAw&feature=channel 

Figura 1 – Imagem do Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.     

Observação: O vídeo poderá ser baixado para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!   

Logo em sequência, o professor dividirá os alunos em duplas, para que pesquisemna Internet encontrando pelo menos um exemplo de números usados para expressar:   

  1. Days and Years / Dias e anos   
  2. Addresses / Endereços
  3. Statistics
  4. Telephone Numbers / Números de Telefone

Para a realização de tal pesquisa, sugerimos os seguintes sites:

RECURSO

Sites para Pesquisa

http://en.wikipedia.org/wiki/Names_of_numbers_in_English 

http://www.parapal-online.co.uk/picture_dict/numbers.html    

http://www.sites4teachers.com/links/redirect.php?url=http://www.census.gov/cgi-bin/ipc/popclockw 

http://www.learnenglish.de/basics/numbers.htm 

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/worldservice/quiznet/quizengine?ContentType=text/html;quiz=1514_statistics 

Ao final desta etapa, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade apresentem os números encontrados, preferencialmente em Inglês, auxiliando-os quanto a pronúncia.   

ATIVIDADE 1   

Dando sequência a atividade anterior, os alunos, ainda em duplas, realizarão uma atividade auditiva – “Drag the ten numbers to the right to the audio on the left”, postada abaixo, que corresponde a ouvir os números e associá-los com a sua forma escrita (Fig. 2).   

RECURSO

Drag the ten numbers to the right to the audio on the left 

http://www.real-english.com/reo/8/8-1.htm 

Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.   

Para ouvir os números, os alunos deverão clicar nas setas à esquerda da tela (ao lado do “alto-falante”), e, logo após, posicionar a seta do mouse sobre a forma escrita do número escolhida e clicar sobre ela, mantendo o botão pressionado até soltá-lo próximo ao número escutado.   

Observação: o exercício continua em mais três fases, ao se clicar com o mouse no botão EXERCISE 2, e em sequência EXERCISE 3 e EXERCISE 4 no topo da página.   

Durante esta etapa, o professor supervisionará e orientará os trabalhos das duplas. Ao final, o professor promoverá um breve debate em aula aberta. Os alunos que se sentirem a vontade falarão sobre o que acharam da atividade e o que aprenderam com ela, e o professor listará os números na lousa, conforme os alunos forem falando.   

ATIVIDADE 2

Nesta etapa, ainda em duplas, os alunos participarão do jogo intitulado “Who Wants to be a Mathionaire?” (Fig. 3). Tal jogo consiste em ler os problemas matemáticos e escolher a resposta mais adequada para os mesmos. Tal jogo é inspirado no programa televisivo conhecido como “Show do Milhão” no Brasil (Who Wants to be a Millionaire? – em Inglês). O objetivo da realização de tal atividade é levar o usuário (neste caso, alunos) ao uso dos numerais em uma situação concreta e palpável, visando com que os alunos percebam a necessidade do reconhecimento e uso dos numerais na vida cotidiana.

Recurso

Jogo “Who Wants to be a Mathionaire?”

http://www.subtangent.com/maths/mathionaire.php 

Figura 3 – Imagem do Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.   

O jogo se inicia com a proposta de um problema matemático, por exemplo: "1 + 1 X 2= ?". Ao acertarem as respostas das perguntas, que se referem a problemas matemáticos, ganham virtualmente, alguns valores em “dinheiro”, que correspondem à pontuação. Tais valores aparecem à esquerda da tela.

Para responder às  questões propostas, os alunos deverão realizar a operação matemática e, a partir do resultado desta, escolher a resposta que considerem adequadas entre as alternativas apresentadas. Nesta etapa, caso desejem, poderão recorrer a algumas ajudas clicando em ícones à direita da tela:

  1. "pergunta ao público", que apresenta um gráfico indicando a resposta do problema é a mais provável de estar correta;
  2. "pergunta ao amigo" que revela a provável alternativa correta;
  3. "50:50" que elimina duas alternativas erradas entre as propostas como resposta à questão;
  4. "take (leve) ..." que corresponde a decisão de finalizar o jogo naquele momento, levando apenas parte do "valor" (pontuação) acumulado.  

Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos, auxiliando-os na compreensão das perguntas e do jogo. Ao final desta etapa, o professor poderá premiar (estipulando o prêmio a seu critério) os alunos que alcançaram as maiores pontuações.

ATIVIDADE 3   

Dando continuidade as atividades da aula, os alunos, agora em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), deverão produzir, com base nas perguntas e respostas da atividade anterior, um vídeo de um programa no estilo do “Show do Milhão” em Inglês. As perguntas feitas em tal situação deverão envolver numerais cardinais e operações matemáticas. Sugerimos que o professor exiba o vídeo “Show do Milhão” ao explicar a proposta da atividade.

RECURSO

Vídeo Show do Milhão

http://www.youtube.com/watch?v=R6Sspx5_opo&feature=related 

Figura 4 – Imagem Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.   

Sendo assim, em cada grupo, deverá ser escolhido um apresentador do programa e um candidato, para apresentarem as perguntas e respostas. O grupo todo deverá criar pelo menos três perguntas e respostas (com alternativas) a serem propostas, como por exemplo: How much is 2 plus (+) 5?  a) 5   b) 8   c) 7   d) 3. A partir delas, criarão o script (roteiro) de perguntas e respostas, o diálogo entre o apresentador e o candidato. Por exemplo:

Apresentador: Good evening! What is your name?

Candidato: João.

Apresentador: Are you ready to start João?

Candidato: Yes!

Apresentador: First question: How much is 2 plus (+) 5? The alternatives are: a) 5    b) 8    c) 7    d) 3.

Candidato: I need help. I decide to call my friend. Hello, Mary, do you know the answer?

Mary: Yes, it is seven!

Candidato: Ok, I choose alternative C!

Apresentador: Are you sure?

Candidato: Yes!

Apresentador: That is right!

O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto ao uso da Língua Inglesa, organização textual e seleção das informações. Ao final da atividade o professor deverá sentar-se com cada grupo para corrigir a versão final do texto produzido.   

Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário e uso do corpo e da voz, bem como com a colaboração do professor de matemática, orientando sobre os problemas matemáticos propostos.

A apresentação deverá ser ensaiada exaustivamente, até que seja considerada adequada, após avaliação final do professor. Também se deve buscar apoio do professor de Matemática, para solucionar dúvidas quanto aos conceitos e operações apresentadas.   

ATIVIDADE 4   

Sob a supervisão do professor, os alunos deverão gravar seus vídeos para serem apresentados à turma. Para tanto poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares. Dando seqüência, os vídeos serão editados, para que contenham a apresentação dos diálogos de forma clara e adequada. Para a edição dos vídeos sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:   

RECURSO

Tutorial Widows Movie Maker

http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker 

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser assistidos por todos os alunos da turma e  poderão ser postados no YouTube.

RECURSO

Como Postar Vídeos no Youtube

http://www.boadica.com.br/dica/567/fazendo-upload-de-video-para-youtube 

Sugestão   

Como reforço a compreensão oral e escrita dos números os alunos poderão realizar a atividade “Telephone Numbers” (Fig. 5) que consiste em ouvir números de telefone (clicando no ícone “play”) e escolher a alternativa a qual ele corresponde, em uma lista.   

RECURSO

Atividade Telephone Numbers

http://www.esl-lab.com/phone.htm 

Figura 5 – Imagem Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante toda atividade, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, a compreensão e uso adequado dos numerais cardinais em Inglês (considerando as habilidades de leitura, escrita, audição e fala).

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Cláudia do Socorro da Silva, E E E F PROFA ANESIA , Pará - dijo:
    diasil24@gmail.com

    28/05/2012

    Quatro estrelas

    Cara Juliana, achei muito interessante e criativa a forma como você abordou o assunto dos numerais cardinais em inglês. Fazer o link entre o assunto e o cotidiano do aluno é imprescindível para que ele consiga refletir sobre a interação entre conhecimento e realidade. Os vídeos e softwares selecionados também são bastante instigantes e de fácil manipulação. Tenho certeza de que seus alunos adoraram. Com sua ajuda poderei melhorar também minhas aulas. Obrigada.


  • Iraci Maria Batista Ribeiro, GREGORIO TEIXEIRA C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    iracimariab@gmail.com

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante. É uma forma muito atrativa do aluno assimilar os cconteúdos propostos.Gostei muito também do jogo "who wants to be a Mathionaire". Enfim, todas as atividadessão excelentes.


  • Maisa Casemiro Pereira, COLÉGIO ESTADUAL DR. JOÃO NERY , Rio de Janeiro - dijo:
    ilcimar2@hotmail.com

    10/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante. Já estou incluindo no meu planejamento para aplicação em breve...


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