31/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Desenvolver o gosto pela leitura mostrando que muitas vezes um texto vem ao encontro do que pensamos, sentimos ou enfrentamos
Trabalhar a importância de saber ouvir, tendo como exemplo a história trabalhada
Explorar oralmente a sugestão apresentada pelo responsável das crianças diante dos desafios do personagem da história
Trabalhar a linguagem recontando e fazendo a interpretação oral da história
Reconhecer a sequência de fatos de uma narrativa através de atividades relacionadas ao livro trabalhado
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve levar para a sala de aula uma ou duas bexigas cheias escondidas dentro de uma bolsa ou sacola escura. Pedir que as crianças prestem atenção pois escutarão um barulho. Nesse momento, a professora pode estourar a(s) bexiga(s) e perguntar se as crianças conseguem identificar qual é o som. Independente dos alunos acertarem, ou não, as respostas a professora não confirmará qual é o som e perguntará se aquele barulho causou medo. Provavelmente os alunos responderão que não, visto que estão em uma sala com outras pessoas e o dia está claro. A professora então, deve mudar a pergunta: Será que se fosse à noite e você estivesse sozinho no seu quarto ou acordado no meio da madrugada e ouvisse esse barulho, sentiria medo? Após ouvir as respostas comentar que ouvirão uma história em que esse barulho aconteceu. Convidar as crianças a pensar se esse som causou medo ou não e por quê.
Momento 2
A professora deve apresentar às crianças o livro "História de Fantasma" de Tatiana Belinky. Antes da leitura,a professora deve explorar o título, capa e fazer hipóteses com as crianças a respeito da história que será contada. Após essas discussões a professora deve ler o livro.
Imagem disponível em: http://imagens.travessa.com.br/livro/DT/43/43d1ee02-9551-4f5f-bc04-0a03e31b57dc.jpg
Ao término da leitura, a professora deve fazer uma interpretação oral da história, permitindo que as crianças a recontem
Após esses comentários, o professor deve explicar que o medo é um sentimento comum e que às vezes sentimos. Porém, geralmente,existem pessoas do nosso lado dispostas a nos ajudar e a vencer esse medo. É importante ouvir essas pessoas e enfrentarmos nossos medos, pois muitas vezes descobriremos que não há motivo para esse sentimento. Após essa conversa, a professora pode confirmar que o barulho que ouviram no início da aula era o som de uma bexiga estourada, ressaltando que muitas vezes, o medo diminui quando o enfrentamos para conhecê-lo.
Momento 3
A professora deve distribuir para as crianças uma folha de papel A4, dividida igualmente em 3 partes e pedir para as crianças escreverem e ilustrarem 3 acontecimentos da história em sua respectiva ordem.
Momento 4
Após colocar a turma em roda, a professora deve comentar que, assim como na história foi importante escutar a sugestão de alguém para vencer uma situação adversa, existem várias situações em que devemos fazer o mesmo.
A professora, então, deve escrever em uma folha algumas situações em que podem gerar algum tipo de medo ou insegurança nas crianças. Os papéis serão dobrados e uma criança será convidada a pegar um deles. A criança o lerá em voz alta e o colega do lado será desafiado a pensar em um conselho para dar ao amigo. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a professora trabalhará resolução de problemas em meio às dificuldades, trabalhará também o sentimento de amizade e companheirismo. A professora fará essa atividade até que todos tenham a oportunidade de participar.
Tatiana Belinky, autora dessa obra e, com mais de 120 livros publicados, dá uma entrevista na comemoração dos seus 90 anos, incentivando o hábito da leitura e a mágica presente nos livros. Caso a professora queira dar continuidade a esse trabalho, aprofundando o tema medo, ou estudar um pouco mais sobre a autora, segue a sugestão:
http://www.atica.com.br/materias/INDEX.swf
Livro: Medroso! Medroso! de Tatiana Belinky
Observar a participação e coerência dos alunos durante a atividade de compreensão oral e, enquanto recontam a história
Analisar se apresentaram sequencia lógica na atividade do momento 2
Avaliar a escrita das ciranças ao produzir um pequeno texto sobre a história
Observar o envolvimento, empenho e companheirismo dos alunos ao tentarem dar conselhos aos colegas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/06/2010
Quatro estrelasamei a sugestão,só o acesso ao livro que levará um tempo a mais p q seja colocada em prática