Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo a ouvir diante das dificuldades - Um trabalho de oralidade através da literatura

 

31/05/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura mostrando que muitas vezes um texto vem ao encontro do que pensamos, sentimos ou enfrentamos

Trabalhar a importância de saber ouvir, tendo como exemplo a história trabalhada

Explorar oralmente a sugestão apresentada pelo responsável das crianças diante dos desafios do personagem da história

Trabalhar a linguagem recontando e fazendo a interpretação oral da história

Reconhecer a sequência de fatos de uma narrativa através de atividades relacionadas ao livro trabalhado

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve levar para a sala de aula uma ou duas bexigas cheias escondidas dentro de uma bolsa ou sacola escura. Pedir que as crianças prestem atenção pois escutarão um barulho. Nesse momento, a professora pode estourar a(s) bexiga(s) e perguntar se as crianças conseguem identificar qual  é o som. Independente  dos alunos acertarem, ou não, as respostas a professora não confirmará qual é o som e perguntará se aquele barulho causou medo. Provavelmente os alunos responderão que não, visto que estão em uma sala com outras pessoas e o dia está claro. A professora então, deve mudar a pergunta: Será que  se fosse à noite e você estivesse sozinho no seu quarto ou acordado no meio da madrugada e ouvisse esse barulho, sentiria medo? Após ouvir as respostas comentar que ouvirão uma história em que esse barulho aconteceu. Convidar as crianças a pensar se esse som causou medo ou não e por quê.

Momento 2

A professora deve apresentar às crianças o livro "História de Fantasma" de Tatiana Belinky. Antes da leitura,a professora deve explorar o título, capa  e fazer hipóteses com as crianças a respeito da história que será contada. Após essas discussões a professora deve ler o livro.

Imagem disponível em: http://imagens.travessa.com.br/livro/DT/43/43d1ee02-9551-4f5f-bc04-0a03e31b57dc.jpg 

Ao término da leitura, a professora deve fazer uma interpretação oral da história, permitindo que as crianças a recontem

  • Onde os personagens haviam ido?
  • O que eles levaram para casa?
  • Por que a personagem ficou tão assustada?
  • Como eles descobriram de onde vinha o barulho?
  • Era mesmo um fantasma?
  • Qual foi a sugestão dada pelo adulto  para que eles descobrissem o barulho?
  • Eles fizeram bem em enfrentar seu medo?
  • Foi importante ouvir a sugestão dada?

Após esses comentários, o professor deve explicar que o medo é um sentimento comum e que às vezes sentimos. Porém, geralmente,existem pessoas do nosso lado dispostas a nos ajudar e a vencer esse medo. É importante ouvir essas pessoas e enfrentarmos nossos medos, pois muitas vezes descobriremos que não há motivo para esse sentimento. Após essa conversa, a professora pode confirmar que o barulho que ouviram no início da aula era o som de uma bexiga estourada, ressaltando que muitas vezes, o medo diminui quando o enfrentamos para conhecê-lo.

Momento 3

A professora deve distribuir para as crianças uma folha de papel A4, dividida igualmente em 3 partes e pedir para as crianças escreverem e ilustrarem 3 acontecimentos da história em sua respectiva ordem.

Momento 4

Após colocar a turma em roda,  a professora deve comentar que, assim como na história foi importante escutar a sugestão de alguém para vencer uma situação adversa, existem várias situações em que devemos fazer o mesmo.

 A professora, então, deve   escrever em uma folha algumas situações em que podem gerar algum tipo de medo ou insegurança nas crianças. Os papéis serão dobrados e uma criança será convidada a pegar um deles. A criança o lerá em voz alta e o colega do lado será desafiado a pensar em um conselho para dar ao amigo. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a professora trabalhará resolução de problemas em meio às dificuldades, trabalhará também o sentimento de amizade e companheirismo. A professora fará essa atividade até que todos tenham a oportunidade de participar.

Recursos Complementares

Tatiana Belinky, autora dessa obra e, com mais de 120 livros publicados, dá uma entrevista na comemoração dos seus 90 anos, incentivando o hábito da leitura e a mágica presente nos livros. Caso a professora queira dar continuidade a esse trabalho, aprofundando o tema medo, ou estudar um pouco mais sobre a autora, segue a sugestão:

http://www.atica.com.br/materias/INDEX.swf 

Livro: Medroso! Medroso! de Tatiana Belinky 

Avaliação

Observar a participação e coerência dos alunos durante a atividade de compreensão oral e, enquanto recontam a história

Analisar se apresentaram sequencia lógica na atividade do momento 2

Avaliar a escrita das ciranças ao produzir um pequeno texto sobre a história

Observar o envolvimento, empenho e companheirismo dos alunos ao tentarem dar conselhos aos colegas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Myrtys de Sousa Leal, UNID ESC JOSÉ FRANCISCO DE MIRANDA , Piauí - dijo:
    myrtysleal@hotmail.com

    10/06/2010

    Quatro estrelas

    amei a sugestão,só o acesso ao livro que levará um tempo a mais p q seja colocada em prática


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.