Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Procurando soluções em meio a situações adversas - um trabalho de interpretação e produção textual

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que existem diversas maneiras de lidar com as adversidades.

Incentivar a buscarem soluções para seus próprios problemas e anseios.

Produzir um desenho e um texto, ainda que de forma não convencional, contando um de seus anseios ou alguma situação adversa enfrentada.

Trabalhar o respeito e solidariedade na busca de soluções para os anseios e adversidades apresentadas através de exposição de idéias.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve apresentar o livro "Tenho medo mas dou um jeito", de Ruth Rocha para as crianças. Deve explorar o título, capa e autora, e logo em seguida contar a história.

ISBN: 8508065418

ISBN-13: 9788508065417

Acabamento: Brochura

Tamanho: 23 x 16

Editora: Ática

Edição: 4ª edição  - 2000

Quantidade de páginas: 16

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BhkYkZxJ-6k/Sr7ZQZdE2UI/AAAAAAAAAJo/KQR4ml1qWxo/s1600-h/lastscan.jpg 

Momento 2

Após a leitura, a professora poderá fazer uma interpretação oral com as crianças tecendo perguntas sobre a história.

  • Por que o livro tem esse título?
  • Apesar de ter a palavra MEDO no título do livro, o menino está sorrindo. Por que vocês acham que ele parece feliz?
  • Por que o menino sempre tinha medo de atravessar a rua?
  • O que ele aprendeu sobre a tomada?
  • De acordo com o menino da história, ter medo serve para alguma coisa?

Após discutir oralmente o livro, a professora distribuirá uma folha (anteriomente xerocada) para cada criança. A professora auxiliará as crianças lendo as perguntas e pedirá que escrevam do seu jeitinho as respostas (ainda que de forma não convencional).

Momento 3

Explicar que assim como o menino fez, nós também podemos enfrentar nossos medos para vencê-los. Nesse momento, a professora deverá pedir para que cada um  pense em alguma situação complicada que já vivenciaram ou em algum medo que possuem. Deverá distribuir uma folha de papel A4 para cada aluno e pedir que copiem do quadro o título do livro: "Tenho medo mas dou um jeito". As crianças deverão desenhar a situação que pensaram. Ao término do desenho, devem escrever (do jeitinho que souberem) uma maneira de enfrentar e vencer esse medo ou problema. Caso alguma criança não consiga achar um meio de resolver a situação ou medo que enfrenta, pode pedir auxílio à turma, e depois escrever a solução proposta pelos colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

Analisar se as crianças compreenderam a história através da interpretação oral e da escrita

Analisar o avanço das crianças em relação as fases da escrita (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético)

Observar se existe coerência nas frases criadas para cada imagem da atividade do momento 2

Observar se houve cooperação dos colegas em tentar achar soluções para os problemas levantados na última atividade

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.