27/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Compreender que existem diversas maneiras de lidar com as adversidades.
Incentivar a buscarem soluções para seus próprios problemas e anseios.
Produzir um desenho e um texto, ainda que de forma não convencional, contando um de seus anseios ou alguma situação adversa enfrentada.
Trabalhar o respeito e solidariedade na busca de soluções para os anseios e adversidades apresentadas através de exposição de idéias.
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora deve apresentar o livro "Tenho medo mas dou um jeito", de Ruth Rocha para as crianças. Deve explorar o título, capa e autora, e logo em seguida contar a história.
ISBN: 8508065418
ISBN-13: 9788508065417
Acabamento: Brochura
Tamanho: 23 x 16
Editora: Ática
Edição: 4ª edição - 2000
Quantidade de páginas: 16
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BhkYkZxJ-6k/Sr7ZQZdE2UI/AAAAAAAAAJo/KQR4ml1qWxo/s1600-h/lastscan.jpg
Momento 2
Após a leitura, a professora poderá fazer uma interpretação oral com as crianças tecendo perguntas sobre a história.
Após discutir oralmente o livro, a professora distribuirá uma folha (anteriomente xerocada) para cada criança. A professora auxiliará as crianças lendo as perguntas e pedirá que escrevam do seu jeitinho as respostas (ainda que de forma não convencional).
Momento 3
Explicar que assim como o menino fez, nós também podemos enfrentar nossos medos para vencê-los. Nesse momento, a professora deverá pedir para que cada um pense em alguma situação complicada que já vivenciaram ou em algum medo que possuem. Deverá distribuir uma folha de papel A4 para cada aluno e pedir que copiem do quadro o título do livro: "Tenho medo mas dou um jeito". As crianças deverão desenhar a situação que pensaram. Ao término do desenho, devem escrever (do jeitinho que souberem) uma maneira de enfrentar e vencer esse medo ou problema. Caso alguma criança não consiga achar um meio de resolver a situação ou medo que enfrenta, pode pedir auxílio à turma, e depois escrever a solução proposta pelos colegas.
Livro disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/135679212/f2c96893/TENHO_MEDO_MAS_DOU_UM_JEITO_RU.html
Analisar se as crianças compreenderam a história através da interpretação oral e da escrita
Analisar o avanço das crianças em relação as fases da escrita (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético)
Observar se existe coerência nas frases criadas para cada imagem da atividade do momento 2
Observar se houve cooperação dos colegas em tentar achar soluções para os problemas levantados na última atividade
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!