27/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Listar oralmente situações embaraçosas ou constrangedoras e algumas maneiras de enfrentá-las
Conceituar algumas expressões e palavras do livro.
Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade através de um texto produzido coletivamente sobre o tema
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Momento 1
A professora deve apresentar para as crianças o livro "Quem tem medo do ridículo?", de Ruth Rocha. Antes de começar a leitura, deve explorar bem o título e a capa com as crianças perguntando:
Após ouvir as respostas das crianças, a professora explicará que conhecerão uma história sobre medo. Porém, esse tipo de medo é um pouco diferente, é o medo do que é ridículo, ou seja, medo de alguma situação que possa constranger ou envergonhar as pessoas. É importante que a professora conceitue a palavra "RIDÍCULO" para os alunos, através de exemplos de situações reais, para que eles tenham uma boa compreensão da história. A professora também pode explorar os conceitos de CONSTRANGIMENTO e/ou VERGONHA, além de enriquecer o vocabulário das crianças, essas palavras ajudarão a enteder melhor a história e o conceito de ridículo.
OBS: Pedir que as crianças dêem exemplos práticos de acordo com a faixa etária da turma (em torno de 6 anos).
Após essa introdução a professora deve fazer a leitura do livro:
Livro disponível para baixar em: http://www.4shared.com/file/134721337/d128eb27/RUTH_ROCHA-Quem_tem_medo_do_ridiculo.html
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BhkYkZxJ-6k/SrmOh-0vFwI/AAAAAAAAAFc/y39z3-bO_5U/s1600-h/ridiculo01.jpg
Momento 2
Após a leitura, a professora deve fazer uma interpretação oral para ver se as crianças entenderam as diversas situações colocadas pela autora. A professora pode explorar as expressões populares presentes na história como: roupa frajola, pagar mico, dia de sabatina, bancar o caretão. Pode reler esses trechos e deixar que as crianças expliquem o porquê de tal situação ser ridícula.
Momento 3
A professora deve propor uma roda e pedir que cada criança fale alguma situação que não goste ou tenha medo de passar por ser ridículo. A cada situação exposta, outro aluno deve encontrar uma maneira de enfrentar a situação embaraçosa do colega. É importante frizar que, o que gera constrangimento em uma determinada pessoa não necessariamente gera em outra, e é importante que todos respeitem o sentimento de vergonha de cada um.
Momento 4
Após essa atividade oral, a professora deve produzir com a turma um texto coletivo a respeito do tema trabalhado. Nesse texto as crianças podem escrever algumas das situações apresentadas na atividade anterior, podem criar uma história onde um personagem passa por uma situação ridícula ou simplesmente criar um texto informativo sobre os conceitos trabalhados (dependerá da preferência dos alunos ou da professora).
É importante, durante essa atividade, que a professora trabalhe os elementos presentes em um texto. Criação de um título, distribuição dos parágrafos, pontuação, uso da letra maiúscula no início da frase, etc. Conforme as ideias forem surgindo, a professora irá escrever o texto no quadro para que as crianças copiem. Como essa aula se aplica à turmas de alfabetização, à mediada que ideias forem surgindo, a professora pode perguntar a diferentes alunos como se dá a escrita daquela palavra, qual letra será usada, como é formada determinada sílaba para que, desde então, as crianças compreendam que cada letra tem um som, e juntando esses sons (representados por letras) formaremos palavras.
Livro disponível para leitura em: http://educacaoepedagogia.wordpress.com/2008/09/16/quem-tem-medo-do-ridiculo-ruth-rocha/
Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral;
Perceber os medos e anseios dos alunos em relação ao tema trabalhado, evitando gerar tais situações em sala de aula;
Analisar se o aluno apresenta coerência nas ideias de solucionar o problema do colega ou opinar durante a produção do texto coletivo;
Perceber a compreensão do sistema alfabético dos alunos de acordo com as respostas dadas para formar as palavras do texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!