Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando a vergonha e a exposição diante dos outros - Desenvolvendo a linguagem oral e escrita a partir da literatura

 

27/05/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Listar oralmente situações embaraçosas ou constrangedoras e algumas maneiras de enfrentá-las

Conceituar algumas expressões e palavras do livro.

Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade através de um texto produzido coletivamente sobre o tema

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve apresentar para as crianças o livro "Quem tem medo do ridículo?", de Ruth Rocha. Antes de começar a leitura, deve explorar bem o título e a capa com as crianças perguntando:

  • O que vocês entendem como medo?
  • Existe mais de um tipo de medo?
  • Quem aqui já sentiu medo de algo?
  • E a palavra "RIDÍCULO", vocês conhecem? Qual é o significado dessa palavra?

Após ouvir as respostas das crianças, a professora explicará que conhecerão uma história sobre medo. Porém, esse tipo de medo é um pouco diferente, é o medo do que é ridículo, ou seja, medo de alguma situação que possa constranger ou envergonhar as pessoas. É importante que a professora conceitue a palavra "RIDÍCULO" para os alunos, através de exemplos de situações reais, para que eles tenham uma boa compreensão da história. A professora também pode explorar os conceitos de CONSTRANGIMENTO e/ou VERGONHA, além de enriquecer o vocabulário das crianças, essas palavras ajudarão a enteder melhor a história e o conceito de ridículo.

  • RIDÍCULO: Digno de riso, merecedor de escárnio ou zombaria, que se presta à exploração do lado cômico, irrisório, risível: situação insólita e mesmo ridícula. Exemplo: Ao atravessar uma rua as calças de um homem cai e ele fica de cueca...
  • CONSTRANGIMENTO: Acanhamento, embaraço, encabulação. Exemplo: você vai conversasr com alguma pessoa importante, mas se esquece o nome dela ....
  • VERGONHA: Sentimento penoso por se ter cometido alguma falta ou pelo temor da desonra. Passar vexame. Exemplo; você vai cantar uma música para um público mas fica com vergonha de apresentá-la...

OBS: Pedir que as crianças dêem exemplos práticos de acordo com a faixa etária da turma (em torno de 6 anos).

Após essa introdução a professora deve fazer a leitura do livro:

Livro disponível para baixar em: http://www.4shared.com/file/134721337/d128eb27/RUTH_ROCHA-Quem_tem_medo_do_ridiculo.html

Imagem disponível em:   http://2.bp.blogspot.com/_BhkYkZxJ-6k/SrmOh-0vFwI/AAAAAAAAAFc/y39z3-bO_5U/s1600-h/ridiculo01.jpg

Momento 2

Após a leitura, a professora deve fazer uma interpretação oral para ver se as crianças entenderam as diversas situações colocadas pela autora. A professora pode explorar as expressões populares presentes na história como: roupa frajola, pagar mico, dia de sabatina, bancar o caretão. Pode reler esses trechos e deixar que as crianças expliquem o porquê de tal situação ser ridícula.

Momento 3

A professora deve propor uma roda e pedir que cada criança fale alguma situação que não goste ou tenha medo de passar por ser ridículo. A cada situação exposta, outro aluno deve encontrar uma maneira de enfrentar a situação embaraçosa do colega. É importante frizar que, o que gera constrangimento em uma determinada pessoa não necessariamente gera em outra, e é importante que todos respeitem o sentimento de vergonha de cada um.

Momento 4

Após essa atividade oral, a professora deve produzir com a turma um texto coletivo a respeito do tema trabalhado. Nesse texto as crianças podem escrever algumas das situações apresentadas na atividade anterior, podem criar uma história onde um personagem passa por uma situação ridícula ou simplesmente criar um texto informativo sobre os conceitos trabalhados (dependerá da preferência dos alunos ou da professora).

É importante, durante essa atividade, que a professora trabalhe os elementos presentes em um texto. Criação de um título, distribuição dos parágrafos, pontuação, uso da letra maiúscula no início da frase, etc. Conforme as ideias forem surgindo, a professora irá escrever o texto no quadro para que as crianças copiem. Como essa aula se aplica à turmas de alfabetização, à mediada que ideias forem surgindo, a professora pode perguntar a diferentes alunos como se dá a escrita daquela palavra, qual letra será usada, como é formada determinada sílaba para que, desde então, as crianças compreendam que cada letra tem um som, e juntando esses sons (representados por letras) formaremos palavras.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral;

Perceber os medos e anseios dos alunos em relação ao tema trabalhado, evitando gerar tais situações em sala de aula;

Analisar se o aluno apresenta coerência nas ideias de solucionar o problema do colega ou opinar durante a produção do texto coletivo;

Perceber a compreensão do sistema alfabético dos alunos de acordo com as respostas dadas para formar as palavras do texto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.