Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil: Trabalhando as limitações de cada um

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a interpretação de uma narrativa, bem como o significado de algumas expressões populares contidas na história

Reconhecer rimas a partir de trechos do livro.

Refletir sobre as limitações que todo ser humano possui: suas virtudes e seus pontos fracos

Sistematizar a ortografia através da produção de um texto individual contando suas virtudes e seus pontos fracos

Enriquecer o vocabulário da criança trabalhando o significado e sinônimos de algumas palavras contidas no livro.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estra inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conversa informal perguntar às crianças se acham possível existir alguém que não tenha medo de nada. Dizer que ouvirão uma história de um coronel que era muito corajoso, porém, um dia uma coisa inesperada aconteceu. A professora deve convidar as crianças a prestar bastante atenção na história que será apresentada: "A barata medrosa e o coronel baratinado", de Luzia de Maria.

História disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/a-barata-medrosa-e-o-coronel-baratinado

Capa do livro disponível em: http://www.integral.br/guia/images/barata_coronel.jpg 

OBS: A professora deve providenciar, com antecedência, um aparelho de áudio para a sala de aula.

Momento 2

Fazer a interpretação oral da história perguntando aos alunos fatos da narrativa. Esse momento é importante para que os alunos possam tirar dúvidas e ter uma boa compreensão da história. A professora pode perguntar:

  • Como era Baratite, suas características?
  • E o coronel, como o livro diz que ele era?
  • Como foi o primeiro encontro dos dois?
  • O que o coronel fez para se livrar da barata?
  • Por que ele não conseguiu?
  • Desde o episódio, o que o coronel faz antes de vestir qualquer roupa?
  • Baratite ainda se esconde no meio de roupas fofinhas?
  • Quando eles se encontraram pela segunda vez?
  • Por que o coronel não conseguiu matar Baratite dessa vez?
  • Esse coronel era mesmo corajoso ao ponto de não ter medo de nada?

Nesse livro, aparecem várias expressões populares, é importante que a professora as explique para que a criança tenha um entendimento pleno da história. Aparecem também algumas palavras que não são tão comuns, caso alguma criança tenha dúvida, a professora deve explicar seu significado usando sinônimos, ou seja, outras palavras com o mesmo significado.

Alguns exemplos:

  • Pernas pra quê te quero: Explicar que quando estamos diante de uma situação que precisamos correr muito usamos essa expressão, ou seja, na hora do sufoco pra que mais você poderia querer pernas? Para correr! Foi o que a barata fez para fugir do coronel.
  • Escafedeu-se: Explicar que essa expressão é usada quando algo ou alguém some, desaparece.
  • Gato escaldado tem medo de água fria: Essa expressão é usada quando já passamos por determinada situação e seu resultado foi ruim. Quando vemos qualquer situação semelhante ficamos com medo, devido a má experiência anterior.
  • Acabar com a raça: Matar (no caso da história o coronel queria matar a barata).
  • Assombração sabe pra quem aparece: Se alguém teme por algo, isso pode acabar acontecendo para essa pessoa.

Ao final dos comentários a professora deve salientar que por mais corajosa que uma pessoa possa ser, sempre pode existir algo de que tenha medo, como aconteceu com o coronel. Todos têm virtudes e também "pontos fracos", ou seja, algo que nos atinge, que temos medo ou que não somos muito bons.

Momento 3

Nesse momento a professora dará uma folha para cada criança e pedirá que escrevam (do jeito que souberem) frases falando de suas virtudes e frases contando seus pontos fracos. Podem ilustrar essas frases no espaço abaixo.

Quando todos terminarem, a professora pode chamar cada aluno para apresentar à turma suas virtudes e seus pontos fracos. Essa atividade servirá para que os alunos se conheçam mais e aprendam a lidar melhor com essas características. A partir daí, um poderá contar com o outro naquilo que o colega "é bom" ou poderão se ajudar quando percebem que o colega está diante de uma situação mais delicada, onde julga ter maior dificuldade de resolvê-la. É importante trabalhar o respeito em aceitar o ponto fraco de cada um, ressaltando que é bom serem diferentes, ou seja, todos podem se ajudar.

Momento 4

Perguntar aos alunos se perceberam que essa história tem algumas palavras muito parecidas. Explicar que quando uma palavra termina com as mesmas letras de outra  temos uma rima. A professora pode dar alguns exemplos para que este conceito fique mais claro para os alunos.

Ex: Falar e amar, calor e sabor, montanha e estranha, toque e choque, etc...

A professora distribuirá para a turma a atividade abaixo (anteriormente xerocada) para que as crianças encontrem as rimas presentes nas frases contidas no livro.

Recursos Complementares

Outras expressões populares: http://janio.sarmento.org/expressoes-populares/  

Avaliação

Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.

Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.

Analisar a forma de como cada aluno se vê.

Identificar o avanço em relação ao código escrito.

Observar se, a partir desse trabalho, os alunos estarão se ajudando em situações adversas.

Observar se as crianças começarão a fazer uso das expressões populares trabalhadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.