08/07/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre as fotos abaixo:
O que vemos nessas fotos?
Nessas fotos vemos dois atletas se preparando para rebater uma bola. Pra tal ele utilizam de dois objetos diferentes (uma raquete e um bastão). Nesses dois esportes das fotos o ato de rebater possui características diferentes: No primeiro, a força deve ser dosada para que a bola vá para um local específico que o atleta deseja. Já no segundo, toda a força deve ser descarregada na bola, pois quanto mais distante a mesma for, melhor para o atleta.
Mas afinal o que é rebater? Vamos refletir um pouco durante as atividades e tentar até o final da aula chegar a um entendimento do que é rebater?
Vamos então agora vivenciar um pouco a idéia do rebater fora do contexto esportivo?
Atividade 01: Jogo de Bete/Taco
É um jogo muito apreciado por crianças e jovens e oferece uma vivência bem rica no ato de rebater. Possui muitas particularidades e regras específicas que variam de região para região.
Aproveitando-se dessa multiplicidade de variações o professor poderá pedir para que os alunos pesquisem formas alternativas de vivência do jogo para o enriquecimento da atividade em aulas futuras.
Material utilizado: Dois bastões, uma bola pequena (Ex. bola de tênis) e duas garrafas “Pet” de 500ml.
A uma distância de aproximadamente 12m uma da outra, são colocadas as garrafas no chão. Ao redor de cada uma é desenhado um círculo no chão onde os jogadores apoiam o taco. O jogo é disputado em duplas (uma dupla com a posse dos tacos, a frente das garrafas, deve proteger as mesmas – um de cada lado. A outra dupla de posse da bola, atrás das garrafas (um de cada lado), deve tentar derrubar as mesmas lançando a bola de um lado para outro).
Objetivo do jogo: Derrubar a garrafa, quando de posse da bola. A cada vez que isso acontece marca-se 10 pontos e a dupla toma a posse dos tacos (trocando de lugar com os adversários).
Defender a garrafa usando apenas o taco, rebatendo a bola para o mais longe possível. A cada vez que isso acontece a dupla que detém a posse do taco pode trocar de posição (lado), antes que a outra dupla recupere a bola. Cada troca vale 10 pontos.
OBS: Em uma única rebatida uma dupla pode trocar de lugar várias vezes.
Ao recuperar a bola um jogador (de posse da mesma), pode derrubar uma garrafa que não estiver protegida com um taco junto a ela (como na foto abaixo).
Vence o jogo a dupla que conseguir marcar 100 pontos.
IMPORTANTE: É muito importante ficar atento à segurança dos alunos no uso de um objeto para rebater (RECOMENDAR AOS ALUNOS QUE ESTÃO PRÓXIMOS AOS REBATEDORES QUE PERMANEÇAM A UMA DISTÂNCIA SEGURA PARA EVITAR ACIDENTES);
Discutir com os alunos a necessidade de prudência e da criação de regras para evitar que acidentes com os tacos (Ex. Colocar uma corda em uma das pontas do taco para prendê-lo na mão do aluno e evitar que o taco, durante uma rebatida, saia da mão de um jogador e atinja outro).
Reflexão: Após vivenciarmos um jogo onde o rebater foi muito usado, surge a seguinte pergunta: Será que só podemos rebater uma bola utilizado um objeto para fazê-lo? (como no caso das figuras mostradas no início da aula e no caso do jogo vivenciado).
Vamos analisar a foto a seguir:
A foto mostra uma atleta defendendo uma bola em um esporte conhecido por todos: o voleibol. Para fazer essa defesa, a jogadora não utiliza nenhum objeto, porém ele rebate a bola que foi lançada pelo seu adversário. Para tal, ele utiliza apenas o seu corpo.
Vamos tentar vivenciar uma situação semelhante em um jogo bem divertido?
Atividade 02: “Bomba relógio”
Material: Uma bola grande e bem leve (Ex. Bolões vendidos em parques e exposições).
Dividir a turma em dois times e delimitar o campo de jogo em duas metades iguais.
Todos os alunos devem sentar no chão (cada grupo em sua metade), espalhando-se bem.
Ao sinal do professor, o bolão (bomba relógio), é liberado em um dos lados. Utilizado apenas de rebatidas de baixo para cima (ascendentes), os jogadores devem evitar que a bola toque no chão do seu lado do campo, se livrando da mesma da forma mais rápida possível (jogado a responsabilidade para o outro lado).
Regras:
Não vale segurar a bola;
Não vale chutar a bola;
Não vale dois toques seguidos do mesmo jogador na bola;
Não vale levantar para se movimentar. O movimento só é permitido com os pés e mãos tocando o chão (Ex. tipo caranguejo);
A cada vez que a bola tocar no chão, a “bomba” explode, e um jogador daquele time (do lado que a bola caiu) deve deixar o jogo, tornado a tarefa daquela equipe mais difícil para a próxima rodada.
Vence o jogo a equipe que conseguir permanecer com integrantes no campo.
Reflexão: Nas atividades que vivenciamos, experimentamos o rebater de duas formas diferentes: usando um objeto para fazê-lo e usando apenas o corpo.
Após refletir e vivenciar o tema, podemos chegar a conclusão de que o ato de rebater não necessita de um objeto para fazê-lo, porém necessita de um objeto para ser rebatido.
Podemos ainda chegar a conclusão de que rebater algo significa influenciar de alguma forma nos elementos da trajetória que um objeto desenvolve, e exige um contato direto ou indireto nosso com esse objeto.
Aliado às reflexões presentes durante a aula, discutir com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Rebater é sempre um movimento contrário à trajetória? De quais formas podemos rebater um objeto? Quais são os esportes que utilizam o rebater como recurso? Qual a relação que podemos estabelecer entre o ato de rebater e o de arremessar? O rebater pode ser relacionado com outros movimentos como o chutar, bloquear e driblar? Vocês conhecem outros jogos que tem como recurso o rebater? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?
Além dessa discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, disputa e respeito às regras durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/03/2013
Três estrelasGostei e achei interessante,inclusive também já realizei algumas dessas atividades com os meus alunos!