23/02/2011
Mary Grace Martins (coordenação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Valorizar a formação afro-descendente de nosso povo; Aprender sobre a capoeira e seu significado histórico; Trabalhar em grupo; Criar textos informativos para destinatários reais; Utilizar elementos artísticos para comunicar-se;
Levantamento de conhecimentos sobre o assunto abordado:Capoeira; Como comunicar-se através de um painel;
Orientações didáticas
Credito da foto da capoeira
http://unicapoeira.wordpress.com/2008/07/30/hello-world/
A história do negro no Brasil, sob a perspectiva da raça afro-descendente ganhou espaço nos currículos escolares.
Aprendermos sobre nossas raízes e valorizarmos o empenho desta raça para a formação da sociedade brasileira é um dos nossos desafios.
Essa é mais uma aula que rompe com o paradigma que aprender a escrever é só na aula de Língua Portuguesa, este assunto na disciplina de História, desafia os alunos a fazerem pesquisas e criarem
Seqüência Didática
O Portal do Professor apresenta o curtametragem, Maré Capoeira , a vida de uma garoto que tem a capoeira em seu sangue.
Apresente o vídeo aos alunos e discuta sobre o que eles sabem sobre a origem da capoeira. Proponha que eles façam uma pesquisa e criem um painel temático para os outros alunos da escola.
O texto informativo tem como finalidade comunicar-se forma clara, organizada e objetiva, essa competência lingüística precisa ser exercitada. A atividade resultará em textos que estarão expostos, essa circulação social, convida o aluno-escritor a comprometer-se com a informação transmitida. Ainda há o processo de interpretação de leitura das fontes pesquisadas, a fidedignidade a fonte associada a criação é o grande desafio do texto informativo.
Para ajudar os alunos a elaborarem o painel crie blocos temáticos após a pesquisa nestes sites
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira
http://www.capoeiradobrasil.com.br/
http://www.portalcapoeira.com/
Há outros indicados nos recursos complementares.
Blocos temáticos:
Origem
História
Influência afro-descendente
Uma luta ou uma forma de expressão?
A ilustração é algo que pode elucidar o texto e também precisa ser bem cuidada.
Um outro fator importante é o lay-out, em minha experiência pelas escolas, sempre vejo cartazes produzidos por alunos, em que a preocupação pela estética textual é deixada de lado, acredito que isso ocorre, porque falta orientação do professor em levar o aluno a comunicar-se de forma clara desde a estética até o conteúdo. Neste caso, o computador pode otimizar muito o trabalho. Ele otimiza não substitui, pois mesmo com o computador pode-se criar textos em que a estética, o tamanho da letra não sejam de qualidade.
O trabalho coletivo é outro desafio, pois criar painéis em grupo pede um trabalho colaborativo e respeito às idéias dos colegas.
A própria história da capoeira pode ser fonte de inspiração, pois ela é fruto de muito disciplina.
Traga para a escola uma roda de capoeira, entreviste capoeiristas do bairro e ressignifiquem o conceito e a tradição desta manifestação popular.
Como um outro recurso há a música Jogo de Angola da Clara Nunes que conta um pouco da história da capoeira.
http://www.musicapopular.org/imagens/clara_nunes_MPO2.jpg
Jogo de Angola
Clara Nunes
Composição: Mauro Duarte / Paulo Cesar Pinheiro
No tempo em que o negro chegava fechado em gaiola,
Nasceu no Brasil,
Quilombo e quilombola,
E todo dia, negro fugia, juntando a corriola.
De estalo de açoite de ponta de faca,
E zunido de bala,
Negro voltava pra Angola,
No meio da senzala.
E ao som do tambor primitivo
Berimbau mharakê e viola,
Negro gritava “Abre ala”
Vai ter jogo de Angola.
Perna de briga,
Camara...
Perna de briga,
Olê...
Ferro de fura,
Camara...
Ferro de fura,
Olê...
Arma de atira,
Camara...
Arma de atira,
Olê... Olê...
Dança guerreira,
Corpo do negro é de mola,
Na capoeira...
Negro embola e disembola...
E a dança que era uma dança para o dono da terra,
Virou a principal defesa do negro na guerra,
Pelo que se chamou libertação,
E por toda força coragem, rebeldia,
Louvado será tudo dia,
Esse povo cantar e lembrar o Jogo de Angola,
Na escravidão do Brasil.
Perna de briga,
Camara...
Perna de briga,
Olê...
Ferro de fura,
Camara...
Ferro de fura,
Olê...
Arma de atira,
Camara...
Arma de atira,
Olê... Olê...
No tempo em que o negro chegava fechado em gaiola,
Nasceu no Brasil,
Quilombo e quilombola,
E todo dia, negro fugia, juntando a corriola.
De estalo de açoite de ponta de faca,
E zunido de bala,
Negro voltava pra Angola,
No meio da senzala.
E ao som do tambor primitivo
Berimbau mharakê e viola,
Negro gritava “Abre ala”
Vai ter jogo de Angola.
Perna de briga,
Camara...
Perna de briga,
Olê...
Ferro de fura,
Camara...
Ferro de fura,
Olê...
Arma de atira,
Camara...
Arma de atira,
Olê... Olê...
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/132644/
Os painéis podem ser o inicio de atividades de valorização da cultura afro-descendente protagonizadas pelos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Mare capoeira | Vídeo |
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