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SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA INTERNET

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Compartilhar com familiares as situações de risco que identificarem no momento de bate-papo com amigos virtuais.

2) Perceber que as regras de comportamento não mudam apenas porque estão no computador.

3) Respeitar os limites de idade e restrições de acesso a sites e outras possíveis situações de risco para crianças.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas " INTERNET: PARA QUEM E PARA QUÊ? e "COMUNICAÇÃO PELA INTERNET: CRIANÇAS EXPOSTAS À VIOLÊNCIA" publicadas no Portal do Professor para iniciar ou complementar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento:

Professor/a é fundamental trabalhar com as crianças a necessidade de que cada uma consiga fazer uso da internet com segurança.Para fomentar tal discussão solicite que os/as alunos/as leiam o texto: Os cuidados que as crianças devem ter com os sites de relacionamento, disponível em: http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2008/07/09/os-cuidados-que-criancas-devem-tomar-em-sites-de-relacionamento-como-o-orkut/   

2º Momento:

Explore com os/as alunos/as o que sentiram ao se deparar com tal texto? Pergunte se eles/as concordam com os argumentos trazidos no texto. Reflita sobre as principais informações contidas no texto e que precisam ser acatadas.

3º Momento: 

Estudos de caso:

Divida o grupo em 4 subgrupos sendo que cada um receberá um caso para ser analisado coletivamente. Após a leitura e análise do caso, cada sub-grupo deverá propor encaminhamentos para o mesmo.

Caso 1:

Rafaela tem 9 anos e adora a internet. Todos os dias, ao chegar da escola, Rafaela liga o seu computador para acessar seus e-mails. Outro dia Rafaela recebeu um e-mail de uma pessoa que não conhecia informando que ela havia ganhado um prêmio e que deveria enviar alguns dados pessoais para que o prêmio fosse liberado. O que vocês acham que Rafaela deveria fazer?

Caso 2:

João é uma criança muito inteligente e gosta de aprender conteúdos novos, por isso tem o hábito de reservar um tempo do seu dia para fazer pesquisas na internet, sobre assuntos diversos. Numa dessas buscas teve acesso a um site com imagens violentas em que crianças batiam em outras crianças incentivadas por alguns jovens. João ficou assustado e com receio de que seus pais descobrissem, desligou rapidamente o computador e não comentou o ocorrido com ninguém. O que vocês acharam dessa atitude de João?  Como ele deveria agir? Por quê?  

Caso 3:

Matheus gosta de conversar com seus amigos pelo MSN e frequentemente combina passeios, brincadeiras, e outras atividades de lazer com os mesmos. Recentemente um novo amigo que ele ainda não conhecia pessoalmente mas que foi adicionado por ele, contou à Matheus que  tinha uma sala de jogos de video-games inéditos em sua casa e o convidou para conhecer tais jogos, marcando um encontro com Matheus. O que vocês acham desse convite? Na percepção de vocês, o que Matheus deveria fazer?

Caso 4:

O Orkut é a sensação do momento na turma de Júlia. A maioria de suas amigas tem uma página no Orkut e Júlia tem o hábito de mantê-las informadas sobre tudo que acontece na sua vida. Recentemente colocou fotos de seu aniversário para seus amigos poderem acessar, mas outra pessoa que não faz parte da lista de amigos de Júlia copiou suas fotos usando para outro fim.Quando Júlia soube, ficou muito chateada. O que vocês acham que Júlia deveria fazer? Como ela poderia evitar essa situação?

Atividade 2:

1º Momento: Exibir o vídeo: Navegue seguro proteja sua família na internet, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ki_bXtQHzkU&feature=related  

2º Momento: Pergunte aos/as alunos/as: Vocês acham que devemos nos proteger e proteger nossa família dos perigos que  a internet pode causar? Vocês consideram importante informar aos pais sobre o que acessaram na internet, sobre os amigos que adicionaram no Orkut e MSN? Será que devemos manter sigilo sobre isso? Por quê?

3º Momento: Professor/a, convide os/as alunos/as para ouvirem a seguinte história:

"Após deixar seus livros no sofá ela decidiu comer um lanche e entrar online. Conectou-se com o seu nome na tela: Docinho14. Revisou sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava conectado. Ela enviou uma mensagem instantânea: Doçinho14: Oi. Que sorte que vc está aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje. Foi esquisito mesmo! Meteoro123: RISADA. Vc assiste muita TV. Por que alguém te seguiria? Vc não mora em um bairro seguro? Docinho14: Com certeza. RISADA. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando virei. Meteoro123: A menos que vc tenha dado teu nome online. Vc não fez isso, né? Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, vc já sabe. Meteoro123: Você jogou vôlei depois do colégio hoje? Docinho14: Sim e ganhamos! Meteoro123: Ótimo! Contra quem? Docinho14: Contra as Vespas do Colégio Sagrada Família. RISADA. Seus uniformes são um nojo! Pareciam abelhas. RISADA Meteoro123: Como se chama teu time? Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes. São muito legais. Meteoro123: Você joga no ataque? Docinho14: Não, jogo na defesa. Tenho que sair. Tenho que fazer minha tarefa antes que cheguem meus pais. Não quero que fiquem bravos. Tchau! Meteoro123: Falamos mais tarde. Tchau. Entretanto Meteoro123 foi ao menu de membros e começou buscar sobre o perfil dela. Quando apareceu, copiou e imprimiu. Pegou uma caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora. Seu nome: Tatiane aniversário: Janeiro 3, 1993. Idade.: 13. Cidade onde vive.: Santo Antônio da Platina, estado do Paraná. Passatempos: vôlei , inglês, natação e passear nas lojas. Além desta informação sabia que vivia em Santo Antônio da Platina porque lhe tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até as 6.30 PM todas as tardes até que os pais voltavam do trabalho. Sabia que jogava vôlei nas quintas feiras de tarde com o time do colégio, os Gatos de botas. Seu numero favorito, o 4, estava estampado na sua jaqueta. Sabia que estava na oitava série no colégio Sebastião Paraná. Ela tinha contado tudo em conversas online. Agora tinha suficiente informação como para encontrá-la. Tatiane não contou a seus pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que brigassem com ela e que lhe impedissem voltar caminhando dos jogos de vôlei. Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado de não ser filha única. Talvez se tivesse irmãos seus pais não tivessem sido tão sobre-protetores. Na quinta feira Tatiane já tinha esquecido que alguém a seguia. Seu jogo estava em plena ação quando de repente sentiu que alguém a observava. Então lembrou. Olhou desde sua posição para ver um homem observando-a de perto. Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não parecia alguém de quem temer e rapidamente fugiu o medo que sentiu. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela percebeu seu sorriso mais uma vez quando passou do lado. Ele acenou com a cabeça e ela devolveu o sorriso. Ele percebeu seu nome nas costas da camiseta. Sabia que a tinha achado. Silenciosamente caminhou numa distância certa atrás dela. Eram só umas quadras até a casa de Tatiane quando viu onde morava voltou logo ao parque para procurar seu carro. Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa de Tatiane. Foi a uma lanchonete e sentou até a hora de começar seu objetivo. Tatiane estava no seu quarto, mais tarde essa noite, quando ouviu vozes na sala. "Tati, vem!", chamou seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava o porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. "Senta aí", começou seu pai, "este senhor nos acaba de contar uma história muito interessante sobre você". Tatiane sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto antes de hoje! "Você sabe quem sou eu?" perguntou o homem. "Não", respondeu Tatiane. "Sou polícia e teu amigo do chat, Meteoro123". Tatiane ficou pasmada. "É impossível! Meteoro123 é um menino de minha idade! Tem 14. e mora em Minas Gerais !". O homem sorriu. "Sei que eu disse tudo isso, mas não era verdade. Veja, Tatiane, tem gente na internet que se faz passar por garotos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para machucar crianças e jovens e fazer dano, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos malfeitores. Vim te encontrar para te ensinar que é muito perigoso falar online. Você me contou o suficiente sobre você como para eu te achar facilmente. Você me deu o nome da tua escola, do teu time e em que posição você joga. O numero e o teu nome na jaqueta fizeram que eu te encontrasse rapidinho. Tatiane gelou. "Você quer dizer que não mora em Minas Gerais ?". Ele riu. "Não, moro em Santo Antonio da Platina. Você se sentiu segura achando que morava longe, né?" "Eu tinha um amigo cuja filha era como você. Só que ela não teve tanta sorte. O cara a encontrou e a assassinou enquanto estava sozinha em sua casa. Se ensina as crianças e jovens a não dizer pra ninguém quando que eles estão sozinhos, porém contam isso o tempo todo pela internet. As pessoas maldosas te enganam para tirar informação de aqui e de lá online. Antes de que você saiba você já lhes contou o suficiente como para ele te achar sem você perceber. Espero que você tenha prendido uma lição disto e que não o faças de novo. Conta a outros sobre isto para que também estejam seguros". "Prometo que vou contar!". Essa noite, Tatiane e seus pais ajoelharam-se juntos e agradeceram a Deus por protegê-la do que poderia ter sido uma situação trágica".

Texto disponível em: http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=49902&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight= 

Sugestão ao/a professor/a: Após a leitura promova uma reflexão e discussão sobre a história procurando sensibilizar os/as alunos/as para a necessidade de se preservarem quando estiverem fazendo uso do Orkut e MSN. É importante que seja abordado sobre as salas de bate-papo que muitas vezes usam linguagem diferenciada, com abreviaturas e  gírias,  o que dificultam a compreensão do conteúdo da conversa por qualquer pessoa. Outro questão que merece ser discutida, diz respeito aos perfis apresentados pelas pessoas bem como informações pessoais que nem sempre correspondem à realidade.

Atividade 3:

Professor/a, após trabalhar os cuidados em relação ao uso da internet, faz-se necessário trabalhar com os/as alunos/as os cuidados que se deve ter com as pessoas com quem se relacionam na internet. É preciso romper com a idéia de que a internet é um paraíso democrático e que nela "tudo pode!". Assim torna-se fundamental  auxiliar as crianças na compreensão de que as relações virtuais devem se pautar, principalmente, no respeito ao outro. Para isso deve-se trabalhar questões éticas para uma comunicação saudável entre os usuários na internet.  

1º Momento: Propor aos/as alunos/as que em duplas conversem sobre as regras que devemos ter para uma boa convivência em grupo. Para auxiliá-los/as nessa tarefa, recorde com eles/as as regras da sala, bem como as regras da escola, tais como: respeitar professores e colegas, não gritar em sala, aguardar a sua vez de falar, não brigar com colegas, não xingar, dentre outras.

2º Momento: Discutir com os/as alunos/as sobre os sites de relacionamento da internet e perguntar: Vocês acham que devemos adotar as mesmas regras para uma boa convivência com amigos na internet? Vocês seguem alguns combinados com seus amigos do MSN ou Orkut? Que combinados são esses?

3º Momento: Em duplas os alunos/as deverão criar uma cartilha com dez regras básicas para a boa convivência com amigos na internet. 

Recursos Complementares

Vídeo: Crimes na internet, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=qLtfIJvoL7U&feature=related 

Vídeo: Novas armas para combates a crimes virtuais

http://www.youtube.com/watch?v=N4SEm5S5EEA&feature=related 

Texto: Evite teclar com o perigo na internet

http://capricho.abril.com.br/comportamento/evite-teclar-perigo-internet-415382.shtml 

Avaliação

Professor/a, observe se as produções dos/das alunos/as no decorrer das atividades representam a compreensão dos/das mesmos/as sobre o tema. Pergunte aos/as alunos/as se estão conscientes dos riscos que poderão correr caso acessem sites não permitidos para a sua idade. Busque identificar se as crianças compreenderam a importância de compartilhar com familiares as situações de risco que identificarem no momento de bate-papo com amigos virtuais como forma de se preservarem. Solicite aos/as alunos/as que citem pelo menos três regras básicas para a utilização segura dos recursos da internet tais como Orkut e MSN.

Opinião de quem acessou

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