09/02/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
- Conhecer a organização do sistema solar;
- Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar;
- Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite;
- Identificar as diferentes fases da lua.
Compreensão da Terra como um planeta e do sol como estrela.
O conteúdo será ministrado da seguinte forma:
1- Sensibilização: Aguçar a curiosidade dos alunos com questionamentos: Vocês já ouviram falar em extraterrestres? Já assistiram a algum filme? De onde eles vêm? Como eles chegam até a Terra? O que as espaçonaves encontram no caminho? O que você vê no céu durante a noite e o dia?Você acredita que existem outros planetas no Universo, além da Terra? Por quê? A temperatura do planeta é importante para a vida dos seres vivos? Quem é responsável por essa temperatura? Todos os planetas tem a mesma temperatura?
Anotar as hipóteses levantadas pela turma para direcionamento do conteúdo às suas necessidades de conhecimento.
2- Explicar como vai ser a aula e o que espera dos alunos durante a mesma (objetivos da aula);
3- Apresentar o planetário para os alunos explicando sobre os planetas e como acontece as fases da lua.
4- Preparar a turma para assistir ao filme “Sistema Solar": http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded
Durante o filme proporcionar paradas para mediação do professor e interferência dos alunos.
5- Dividir a turma em grupos de quatro alunos para discutir sobre o filme e montar desenho de sua compreensão;
6- Cada grupo irá apresentar o que entendeu à turma, explicando os desenhos que serão expostos em painel na sala de aula;
7- No laboratório de informática os alunos farão pesquisa na Wikipédia ou em outros sites quando escolherão um texto que será impresso para a turma.
8- Leitura compartilhada do texto fazendo comparações com o conteúdo do filme.
9- Para Casa: Observar o céu durante o dia e à noite, localizar o Cruzeiro do Sul, relacionar o entardecer e amanhecer com a presença do sol.
10- Produção coletiva, tendo o professor como escriba: O professor deve iniciar o trabalho fazendo um comentário sobre o conteúdo dos cartazes e suas apresentações, solicitando a colaboração de cada um para a produção coletiva do assunto apresentado pelos grupos. Como todos já conhecem o conteúdo da produção pode se iniciar pelo título, onde o mediador anotará no quadro todas as sugestões dos alunos para serem votadas. Antes de iniciar a produção revisar sobre as partes que deve conter um texto e as pontuações necessárias para que tenha clareza. Enquanto cada aluno colabora com a frase o professor pede a aprovação, complementação, correção da turma, instigando sempre para que as frases sejam bem colocadas. O trabalho do professor é escrever, mediar, questionar, comparar palavras, sentidos, frases citadas, pontuações para que os próprios alunos possam fazer as adequações necessárias. A produção é dos alunos. Ao terminar, deve ser lida para correções finais e transcrição no caderno.
11 - Novamente na sala de informática, os alunos acessam o blog da escola: http://brigadeirofelipe15.blogspot.com/ e fazem comentários sobre a aula, o que aprendeu e que conhecimento será usado na sua vida.
Pesquisa de textos na internet
Vídeo sobre Sistema Solar: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded
Blog da escola: http://brigadeirofelipe15.blogspot.com/
Planetário
As crianças serão avaliadas pelas suas idéias expressas oralmente e por escrito durante a realização das tarefas propostas. E ainda pelo interesso às aulas e às discussões com os colegas.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/02/2014
Cinco estrelasAdorei, excelente!!! Parabéns!!!
02/04/2012
Cinco estrelasExcelente essa aula. Parabéns Leonor
28/02/2011
Cinco estrelasParabéns Leonor, sua aula fcou realmente muito boa. Que bom ! É preciso ainda acreditar que o professor é essencia para ensinar conteúdos, com proposito de levar os alunos a desenvolverem habilidades e competências nescessárias para continuarem com os estudos. Sua aula de fato ficou interessante, as TIC"s substanciamente veio inovar o jeito de ensinar.