Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contos de fadas na era da preservação ambiental

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a produzir textos compondo vários elementos tais como: texto, imagens,sons e movimento; Discutir sobre preservação ambiental; Ampliar a produção textual para além dos conhecimentos de Língua Portuguesa; Trabalhar colaborativamente e em equipe; Oportunizar o conhecimento da realidade de outros alunos; Receber feedbacks de outros interlocutores a respeito das produções textuais;
Duração das atividades
8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Contos de fadas e temática de preservação ambiental
Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1984/imagens/green4.jpg

fonte da imagem: http://alinebittencourt.blogspot.com/2007/12/contos-de-fada.html

 

Escrever assim como ler é um grande prazer! Por que a maioria dos alunos e até mesmo professores não pensam assim?
Em minha experiência pela Educação Infantil, os alunos amam “ler’ os livros ou ouvir uma boa história. Com o passar dos anos, esses mesmos alunos perdem essa paixão pelo meio do caminho. O que ocorre? Como diária Drummond,” há uma pedra no meio do caminho”... É necessário refletir sobre o que acontece neste processo, quais estratégias levam nossos alunos a perderam o encanto pelas palavras,minha modesta opinião defende que os alunos deixam de ser seduzidos por um bom texto ou no processo de criação de produção textual, os desafios são tão enfadonhos que o tédio toma o lugar da novidade, e aí não dá pra gostar mesmo!
 

Uma dica: não conseguimos convencer os outros sobre as boas possibilidades de nossas idéias, se não compartilhamos dela, ou seja, para formar alunos leitores e produtores de bons textos, é preciso ser um professor leitor e que goste de escrever. Parece simples, mas não é, pois o exercício da docência é uma busca contínua por tornar o processo de ensino aprendizagem uma atividade lúdica, significativa e realmente construtiva.
A proposta desta atividade é utilizar o conhecimento prévio dos alunos sobre os contos de fadas e lançar um novo desafio, construir novas interpretações para as histórias utilizando conceitos de Educação Ambiental. Este projeto pode ser um trabalho colaborativo com crianças de uma outra escola, até mesmo de um estado ou país diferente. Seria muito interessante trocar informações, ter um interlocutor real e que pode contribuir de diferentes maneiras. O céu é o limite em projetos deste tipo, pois quando se troca em relação a conhecimento, na verdade se multiplica. Bom trabalho!
 

Seqüência Didática

A proposta é criar um projeto colaborativo sobre a reescrita dos contos de fadas incluindo conceitos sobre Educação Ambiental, depois ilustrar a história, inserir em um Programa que congregue imagem, som e movimento, neste caso, sugiro o PowerPoint, e finalmente publicar as histórias em um ambiente que possibilite o acesso dos colegas da escola parceira. Os professores do projeto em comum podem abrir um blog para facilitar a comunicação entre os alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1984/imagens/green6.jpg
fonte: https://www.blogger.com/start


Antes do projeto

Combine todos os passos com o professor parceiro, um bom planejamento é fundamental para as coisas darem certo.
Comunique os pais e responsáveis pelos alunos sobre a realização do projeto e envie um formulário com autorização do direito de imagem, publicação e depoimento para não ter problemas futuros.

Abertura do projeto

Convide os alunos a participarem do projeto, conte qual será a proposta e o nome da escola parceira. Divida a classe em trios, para que a atividade seja colaborativa e produtiva em todos os sentidos.
A primeira fase do Blog pode ser a apresentação, a classe pode colocar uma foto e cada aluno pode se apresentar. Caso sejam de lugares diferentes, cada classe pode falar um pouco sobre a cidade aonde moram.

Realização do projeto

Para que os alunos entendam a proposta de reescrita dos contos de fada, o site do Greenpeace disponibiliza alguns jogos que abordam o tema.
Este site também servirá como uma das fontes de pesquisa sobre a temática ambiental.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1984/imagens/green1.jpg
http://www.greenpeace.org.br/biblioteca/jogos.php

Estes jogos podem ajudar aos alunos na exemplificação do desafio. No blog os professores podem abrir uma discussão para que eles participem.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1984/imagens/green2.jpg         http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1984/imagens/green3.jpg
 

Etapa de pesquisa do tema sobre preservação ambiental

Neste momento os trios devem pesquisar sobre os elementos que abordarão no conto que irão reescrever.
Fomente o debate e sugira temas, como:
Reciclagem
Poluição nos rios lagos e mares
O lixo nas ruas, etc.

Escolhido o tema o trio, proponha que os alunos assistam a animação disponível no Portal do Professor:
Um mundo contra a poluição

 Um mundo contra a poluição

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1984/imagens/green5.jpg


O vídeo aborda a questão da poluição de maneira lúdica, através de um desenho que apresenta dois personagens principais: o herói (aquele que recicla o lixo) e o vilão, que renova suas forças com a poluição. Assim, o vídeo vai dando pistas de como preservar o meio ambiente

No blog, abra um debate sobre a animação escolhida: Questionar o fato da história ter um único salvador , isso é realmente possível?


Produção da reescrita animada

Na produção textual o professor deve intervir para que os alunos em suas produções desenvolvam os elementos necessários para dar dinamismo, seqüência lógica, e um desfecho. É necessário cuidar da questão ortográfica. Na dúvida sugira que os alunos utilizem o dicionário. Para a segunda etapa a ilustração, os alunos podem utilizar gifs animadas, e completar com ilustrações feitas a mão e depois scannea-las, ou ainda utilizar cenários montados e depois fotografados com a máquina digital.
 

O grupo deve colocar a história no PowerPoint  ou qualquer editor de apresentações na ordem e depois inserir as figuras, a etapa final é a narração, ela pode ser feita diretamente no  editor de apresentações  ou utilizando o um programa para gravação de áudio (o gravador do Windows ou o www.audacity.com ) e inserida posteriormente.
 

Faça uma socialização das histórias entre a classe antes de postar as produções no blog, caso algum colega queira sugerir alguma alteração para outro. Finalmente poste no blog e incentive os alunos a comentarem as produções dos colegas da escola parceira. 


 

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Um mundo contra a poluição Vídeo
Avaliação
Identifique a participação dos alunos nos debates; O avanço na produção textual; Como os alunos lidaram com as questões ortográficas e com os elementos do texto; A consistência do conteúdo sobre preservação ambiental; Com a originalidade do texto; E como conseguiu expressar suas idéias colaborativamente.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 8/8 - 100%
  • Quatro estrelas 0/8 - 0%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosimeire - SP, EMEE MONTEIRO LOBARO , São Paulo - disse:
    rodeso@ig.com.br

    25/06/2011

    Cinco estrelas

    Maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a sua aula Profa. Grace, estou fazendo um curso sobre mídia e sua aula foi escolhida por mim para ser comentada.


  • Lídia Noêmia C.de Barros Carvalho, E.M.Pedro Moacyr , Rio de Janeiro - disse:
    lidiancbc@uol.com.br

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    Elaboração de atividades desafiadoras num projeto inovador de produção textual, estabelecendo objetivos claros, valorizando conhecimentos prévios dos alunos acerca dos contos de fadas integrado à educação ambiental , estimulando leitura e escrita significativamente, utilizando recursos da mídia , imagem , som, movimento, favorecendo a reflexão, incentivando a socialização , despertando curiosidade, de forma bastante concreta, lúdica e agradável.


  • Alrivete Praia Farias, ESC EST DR MURILO BRAGA , Amapá - disse:
    alrivetefarias77@gmail.com

    28/06/2010

    Cinco estrelas

    maravilhoso! pois trabalha a produção textual levando em consideração a criatividade da criança na reconstrução dos contos de fada


  • ROSELENE MARIA REZENDE MACHADO, ESC.EST.SANTA ISABEL , Amazonas - disse:
    ir.roselene@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ao conhecer este projeto gostei de como foi elaborado, seu processo e viabilizado bem bacana para o discente acompanhar este estilo me agradou muito. Oh.


  • Zelia ricarte, u.e.v.gregorio gondim da silva , Rio Grande do Norte - disse:
    zeliatimbauba@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sua aula, é excelente para se trabalhar mediante tanta devastação da natureza


  • Sttela Maris Sell Salas, EEB Almirante Boiteux , Santa Catarina - disse:
    sttelamaris@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei bem legal a aula, foi aplicála com meus alunos.


  • ELANE MARIA, COLEGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER , Goiás - disse:
    empsow@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSA, MUITO CRIATIVA E ME DEU NOVAS IDEIAS PARA MINHAS AULAS.


  • Rozney Mota Miranda, E.M.E.F. José Mendonça Vergolino , Pará - disse:
    rozneymota@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a sua aula, bem elaborada pretendo aplicá-la na minha turma do 2º ano do 1º ciclo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.