Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As diferenças sexuais!

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Andreza Marques de Castro Leão, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos problematizarão sobre a rígida forma como são atribuídos, compreendidos e vividos os papéis em função do gênero. Serão instigados quanto a crítica e o senso crítico acerca das diferenças sexuais.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para iniciar a aula, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre as diferenças sexuais e os papéis vividos em função do gênero, tema a ser abordado nessa aula.

Além disso, o professor poderá fazer as seguintes perguntas, neste momento:

  • O que são diferenças sexuais?
  • Quais são as formas que os papéis sociais em função do gênero (masculino e feminino), são atribuídos e compreendidos ?
  • Quais comportamentos são esperados de uma mulher? E  de um homem?

É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo neste momento.

Atividade 1

Dando prosseguimento a aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, com o objetivo de trabalhar as diferenças sexuais, o professor deverá apresentar o texto “Como ele pensa; como ela pensa: as diferenças entre os sexos”(Fig. 1), da Revista Super Interessante de 1994, conforme postado abaixo.

Link do texto: http://super.abril.com.br/ciencia/como-ele-pensa-como-ela-pensa-diferencas-sexos-441012.shtml   Acessado em: 05 de Maio de 2010.

Figura 1 – Imagem do Site do  “Como ele pensa; como ela pensa: as diferenças entre os sexos”.   

Após entregar o referido texto aos alunos, o professor deverá orientá-los para lê-lo e discuti-lo, conforme o roteiro postado abaixo. Em seguida, os grupos deverão apresentar a sala de aula às respostas dadas às perguntas do roteiro, sendo o professor mediador da discussão promovida a partir destas apresentações. Este momento é importante, pois favorece a  discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto tratado no texto, bem como, para socializar informações, pontos de vistas; possibilitar esclarecimentos de dúvidas, correção de conceitos errôneos e ou preconceituosos etc., além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.

Abaixo sugerimos um roteiro para nortear a leitura e discussão em grupo do texto.   

Roteiro de Perguntas:

  • Qual a mensagem que a autora do texto quer passar?  
  • Logo no início do texto, a autora aponta duas diferenças sexuais. Quais são essas diferenças? Já as conhecia?
  • De acordo com a autora, quem tem mais facilidade para convencer alguém: o homem ou a mulher? Você concorda?
  • De acordo com a autora, o fato de um homem apresentar altas habilidades em bordar significa que ele seja homossexual?
  • Qual a sua opinião quanto ao seguinte trecho do texto: “Talvez as especializações do sistema nervoso feminino e masculino tenham surgido por causa da divisão de trabalho que existia nas sociedades primitivas. O homem, então, teria desenvolvido a capacidade de se localizar no espaço, porque uma boa noção de geografia era essencial em suas saídas para a caça. A mulher, por sua vez, teria necessidade de aprimorar a percepção visual, para notar eventuais ameaças à segurança dos filhos, enquanto o companheiro estava ausente.”?
  • Quais partes do texto você acha mais importante? Por quê?
  • Você concorda com o texto? Sim ou não, e por quê?

Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito do texto e das diferenças sexuais apresentadas por este.

Atividade 2

Prosseguindo a aula, tendo como objetivo trabalhar os papéis sociais em função do sexo, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente para que os alunos tragam) para a realização desta atividade, os seguintes materiais: cartolinas, canetas hidrográficas, réguas e o que os alunos quiserem  utilizar para enfeitar o cartaz que será elaborado nesta atividade.

Para isto, os alunos deverão ser divididos em grupos de até  5 integrantes. Cada grupo deverá fazer uma tabela (Fig. 2) com  quinze (15) papéis sociais  esperados de acordo com o gênero, ou mesmo, atividades esperadas, tanto para os homens quanto para as mulheres. Por exemplo: Papel Social Feminino – dona de casa; professora; psicóloga; pedagoga; cozinhar; limpar a casa; cuidar das crianças. Papel Social Masculino – jogador de futebol; advogado; médico; dentista; provedor de sustento para a família.

Figura 2 -  Exemplo de cartaz.

Fonte: do autor.

Após o término da atividade, o professor deverá pedir para que os alunos comparem as atividades citadas por cada grupo e faça uma discussão sobre estes papéis, como por exemplo : “só mulheres podem ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos?”, “só homens podem jogar futebol?” etc.

Atividade 3

Dando prosseguimento a aula, e de forma a propiciar a reflexão dos alunos sobre os papéis sociais sexuais entre homens e mulheres na sociedade, o professor deverá fazer a  dinâmica “Por que tanta diferença?”*.

Para realizá-la, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam): folhas de papel sulfite, cartolina ou papel manilha e canetas.

O professor deverá dividir os participantes em 6 grupos: 3 grupos do sexo masculino e 3 grupos do sexo feminino. Os subgrupos formados por alunos do sexo masculino deverão discutir as vantagens e desvantagens de ser mulher, enquanto os subgrupos formados por alunas do sexo feminino deverão discutir as vantagens e desvantagens de ser homem. É importante que o gênero a ser discutido pelo grupo feminino seja o masculino e vice-versa, de forma que se coloquem um no lugar do outro.

Após a discussão entre os integrantes do grupo, os alunos deverão fazer uma lista com as referidas vantagens e desvantagens de ser homem ou mulher e, então, apresentar aos outros grupos para a discussão, da qual, o professor deverá participar como mediador.

Abaixo sugerimos um roteiro para a discussão:

Roteiro para a Discussão: 

  • Como surgiram as diferenças de papéis sociais sexuais?
  • Essas diferenças de papéis sociais  são vistas em outras sociedades (como por exemplo, orientais, ou de diferentes culturas) da mesma forma?
  • Como essas diferenças afetam a vida de homens e mulheres?
  • Das vantagens apresentadas em ser homem ou mulher, quais são reais? Quais são estereotipadas?
  • O homem é capaz de exercer algum dos tópicos listados em “mulher” e vice-versa? Quais?

*Dinâmica tirada de Manual do Aplicador: Adolescente. Ministério da Saúde. Coordenação de DST e AIDS. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/18055084/dinamicas-para-jovens-Sexualidade Acessado em: 05 de Maio de 2010. 

Recursos Complementares

Um ótimo material para ser utilizado com adolescente sobre a Sexualidade é o Manual do Aplicador: Adolescente do Ministério da Saúde. Esse manual está disponível em: http://www.scribd.com/doc/18055084/dinamicas-para-jovens-Sexualidade 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Papéis e Diferenças de Gênero. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosana Botelho, Col. Est. Kleber P. de Oliveira , Bahia - disse:
    botelho_rosana@hotmail.com

    23/03/2014

    Cinco estrelas

    Um plano de aula excelente onde aborda uma temática de extrema necessidade nas escolas. Obrigada pelas sugestões de atividades e metodologias.


  • Marco Escobar, Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque , São Paulo - disse:
    escobar.com@uol.com.br

    26/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, as propostas são geniais e merecem ser aplicadas em sala de aula. Parabéns à professora Estela.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.