09/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Andreza Marques de Castro Leão, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo, Livia Raposo Bardy
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Os alunos problematizarão sobre a rígida forma como são atribuídos, compreendidos e vividos os papéis em função do gênero. Serão instigados quanto a crítica e o senso crítico acerca das diferenças sexuais.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles sabem sobre as diferenças sexuais e os papéis vividos em função do gênero, tema a ser abordado nessa aula.
Além disso, o professor poderá fazer as seguintes perguntas, neste momento:
É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos possam fazê-lo neste momento.
Dando prosseguimento a aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, com o objetivo de trabalhar as diferenças sexuais, o professor deverá apresentar o texto “Como ele pensa; como ela pensa: as diferenças entre os sexos”(Fig. 1), da Revista Super Interessante de 1994, conforme postado abaixo.
Link do texto: http://super.abril.com.br/ciencia/como-ele-pensa-como-ela-pensa-diferencas-sexos-441012.shtml Acessado em: 05 de Maio de 2010.
Figura 1 – Imagem do Site do “Como ele pensa; como ela pensa: as diferenças entre os sexos”.
Após entregar o referido texto aos alunos, o professor deverá orientá-los para lê-lo e discuti-lo, conforme o roteiro postado abaixo. Em seguida, os grupos deverão apresentar a sala de aula às respostas dadas às perguntas do roteiro, sendo o professor mediador da discussão promovida a partir destas apresentações. Este momento é importante, pois favorece a discussão de todos os alunos, em aula aberta, sobre o assunto tratado no texto, bem como, para socializar informações, pontos de vistas; possibilitar esclarecimentos de dúvidas, correção de conceitos errôneos e ou preconceituosos etc., além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.
Abaixo sugerimos um roteiro para nortear a leitura e discussão em grupo do texto.
Roteiro de Perguntas:
Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito do texto e das diferenças sexuais apresentadas por este.
Prosseguindo a aula, tendo como objetivo trabalhar os papéis sociais em função do sexo, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente para que os alunos tragam) para a realização desta atividade, os seguintes materiais: cartolinas, canetas hidrográficas, réguas e o que os alunos quiserem utilizar para enfeitar o cartaz que será elaborado nesta atividade.
Para isto, os alunos deverão ser divididos em grupos de até 5 integrantes. Cada grupo deverá fazer uma tabela (Fig. 2) com quinze (15) papéis sociais esperados de acordo com o gênero, ou mesmo, atividades esperadas, tanto para os homens quanto para as mulheres. Por exemplo: Papel Social Feminino – dona de casa; professora; psicóloga; pedagoga; cozinhar; limpar a casa; cuidar das crianças. Papel Social Masculino – jogador de futebol; advogado; médico; dentista; provedor de sustento para a família.
Figura 2 - Exemplo de cartaz.
Fonte: do autor.
Após o término da atividade, o professor deverá pedir para que os alunos comparem as atividades citadas por cada grupo e faça uma discussão sobre estes papéis, como por exemplo : “só mulheres podem ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos?”, “só homens podem jogar futebol?” etc.
Dando prosseguimento a aula, e de forma a propiciar a reflexão dos alunos sobre os papéis sociais sexuais entre homens e mulheres na sociedade, o professor deverá fazer a dinâmica “Por que tanta diferença?”*.
Para realizá-la, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam): folhas de papel sulfite, cartolina ou papel manilha e canetas.
O professor deverá dividir os participantes em 6 grupos: 3 grupos do sexo masculino e 3 grupos do sexo feminino. Os subgrupos formados por alunos do sexo masculino deverão discutir as vantagens e desvantagens de ser mulher, enquanto os subgrupos formados por alunas do sexo feminino deverão discutir as vantagens e desvantagens de ser homem. É importante que o gênero a ser discutido pelo grupo feminino seja o masculino e vice-versa, de forma que se coloquem um no lugar do outro.
Após a discussão entre os integrantes do grupo, os alunos deverão fazer uma lista com as referidas vantagens e desvantagens de ser homem ou mulher e, então, apresentar aos outros grupos para a discussão, da qual, o professor deverá participar como mediador.
Abaixo sugerimos um roteiro para a discussão:
Roteiro para a Discussão:
*Dinâmica tirada de Manual do Aplicador: Adolescente. Ministério da Saúde. Coordenação de DST e AIDS. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/18055084/dinamicas-para-jovens-Sexualidade Acessado em: 05 de Maio de 2010.
Um ótimo material para ser utilizado com adolescente sobre a Sexualidade é o Manual do Aplicador: Adolescente do Ministério da Saúde. Esse manual está disponível em: http://www.scribd.com/doc/18055084/dinamicas-para-jovens-Sexualidade
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Papéis e Diferenças de Gênero. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/03/2014
Cinco estrelasUm plano de aula excelente onde aborda uma temática de extrema necessidade nas escolas. Obrigada pelas sugestões de atividades e metodologias.
26/06/2010
Cinco estrelasExcelente, as propostas são geniais e merecem ser aplicadas em sala de aula. Parabéns à professora Estela.