Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto no contexto

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: ·    

O aluno deverá ser capaz de:

 Ler e interpretar o livro " O quarto de despejo " , de autoria de Maria Carolina de Jesus.

 Conscientizar-se através da leitura do livro de que a mulher negra pode e deve ser inserida na sociedade.

Opinar acerca do tema abordado no livro de forma crítica.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos durante três dias na semana.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relacionar assuntos tratados no texto do livro: " O quarto de despejo " - Maria Carolina de Jesus,  com o cotidiano.

Conhecer o gênero textual sequenciado, em capítulos, do livro " O quarto de despejo " - Maria Carolina de Jesus.

Identificar diferentes fatos ocorridos no texto.

 Saber interpretar textos variados: Artigos, Livros.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: A professora fará a proposta à turma de realizar a leitura compartilhada do texto “ Cotidiano de uma favelada”, de Luana Schabib.

    Moradora de um barraco, a personagem Carolina Maria de Jesus surpreendeu a sociedade paulista dos anos 60 ao escrever um retrato da miséria, sem retoques. Ela saiu da favela de maneira precipitada. Depois do sucesso do livro, ainda não tinha uma casa pra ficar, mas isso estava começando a ser feito com os recursos que o livro estava lhe dando. Então, sem comunicar a ninguém, de repente, foi morar num quarto dos fundos de uma pessoa de Osasco. Mas ela tinha razão de querer sair, porque os personagens do livro eram reais.  

     Ela escreveu no livro que "fulano de tal é bêbado", "fulana de tal vive dando em cima dos homens", quer dizer, evidentemente o sucesso do livro fez com que ela começasse a ser hostilizada lá”, diz Audálio. Alguns moradores apedrejaram o caminhão que foi pegar sua mudança.

     Depois de um tempo, ela comprou uma casa no alto Santana, zona de classe média da capital. Foi o despejo da vida antiga, para uma nova, em que ela era convidada a fazer até livros de provérbios. Um grande exemplo de mulher, batalhadora, que a mídia tentou subverter pelo luxo envolvente. E, se de um lado apostavam na Cinderela brasileira, de um outro haviam as pessoas que não acreditavam que tal obra tivesse saído dela.

     “O poeta Manuel Bandeira escreveu um artigo em que dizia que as pessoas não aceitavam que ela tivesse escrito por preconceito. Como é que aquela negra favelada foi escrever isso, coisas poéticas maravilhosas nos diários dela?”

     Audálio hoje é um senhor que tem guardado o que restou dessa história, um jornalista que teve a sensibilidade de ouvir mais que falar, que conviveu com Carolina até seu falecimento, em 1977, apesar das divergências e dos conselhos nunca seguidos por uma mulher protagonista da sua história, que saiu da regra e decidiu falar em vez de abaixar a cabeça, fazendo a subversão necessária.

http://www.textovivo.com.br/detalhe.php?conteudo=fl20090803164544&category=reportagem&lang=  

No primeiro momento a professora dará uma breve explicação acerca do texto apresentado,  favorecendo assim a capacidade crítica do aluno enquanto cidadão de uma sociedade ainda preconceituosa.   

 No segundo momento a professora, após a leitura do texto realizada de forma individual e coletiva, solicitará  que a turma divida-se em 5 grupos com 5 componentes cada.

 No terceiro momento com a turma dividida em grupos, a professora fará a proposta de que os grupos façam a discussão sobre o texto, marcando as   partes consideradas mais importantes, com o marca- texto.

No quarto momento a professora fará os seguintes questionamentos aos grupos:

O que mais gostou no texto?

O que chamou mais atenção?

Existe alguma relação entre a vida da protagonista do texto com a nossa realidade ou com outras realidades?

De que maneira Carolina Maria de Jesus poderia estar refletindo acerca dos seus problemas e buscando possíveis soluções para eles?

Você seria capaz de pensar se Carolina Maria de Jesus é feliz com a sua realidade de vida?

Justifique sua resposta.

 O que poderia melhorar na vida de Carolina Maria de Jesus para que ela pudesse viver melhor?

 A professora, após esses questionamentos pedirá a cada grupo que elabore um texto sobre o que gostaria de dizer à protagonista do livro em um blocão.   

2ª Atividade:

A professora pedirá à turma previamente dividida em cinco grupos com 5 componentes cada, que realizem  a pesquisa sobre mulheres negras e suas diversas atividades na sociedade. Após a pesquisa realizada a professora pedirá que cada grupo, faça a  apresentação da protagonista pesquisada para a turma, dando a oportunidade para que os alunos debatam sobre cada mulher negra pesquisada.

Cada grupo a partir das apresentações feitas ampliará seu acervo acerca do tema trabalhado.

No segundo momento, a professora pedirá à turma que confeccionem um mural temático, com fotos de Carolina Maria de Jesus e outras mulheres negras.    

No terceiro momento, a professora pedirá que a turma elabore um convite às outras turmas para visitarem a exposição.

3ª Atividade:

A professora pedirá à turma que realize a leitura do livro “O quarto de despejo " – Carolina Maria de Jesus, durante a semana.

Após a realização da leitura prévia do livro " O quarto de despejo", os alunos se reunirão em 5 grupos com 5 componentes cada para debater sobre a leitura do livro.

No decorrer da semana, os alunos irão  aprofundar a leitura que estará sendo realizada, fazendo a enquete com  a turma acerca do tema, instigando os mesmos a exporem suas opiniões sobre o livro.

No final da semana, após a realização da leitura do livro a professora pedirá que os 5 grupos, com cinco componentes cada, previamente divididos, reescrevam a história lida durante a semana de forma diferenciada, com estilo textual história em quadrinhos em folha A3. Reunidos em grupos, os alunos lerão as suas produções textuais, que serão expostas em um mural na  sala de aula.

Imagens do livro com exemplo:

Recursos:

 Folha de papel almaço. 

 Pilot.

Cartolina.

Blocão de papel pardo.

 Fotos de mulheres negras.

O livro “O quarto de despejo”

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação:

 Na sala de aula os alunos reunidos em grupo realizarão um debate sobre a leitura do livro lido " O quarto de despejo ", expondo suas opiniões. Cada grupo elegerá um orador que terá como tarefa, apresentar a conclusão a que todos do grupo chegaram.

Após a finalização do debate, feito pelos alunos, os mesmos prepararão um mural temático, com fotos da protagonista do livro lido e de outras mulheres negras.

Os alunos reunidos em grupo deverão produzir um texto acerca das questões debatidas, escrito em um blocão.

Como culminância da avaliação, os alunos, em grupo, deverão produzir em folha A3, uma história em quadrinhos, utilizando-se de uma outra forma de produção textual.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.