Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção de textos: Construção da sinopse do filme assistido pela turma

 

18/06/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

· Aprenda as funções e o modo de organização do gênero textual “sinopse”;

.  Aprenda a escrever sinopse, respeitando os objetivos do texto, seu destinatário e o contexto de circulação.

.  Avance no aprendizado da organização do texto de acordo com as convenções gráficas de nosso sistema de escrita

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, é importante que você incentive as crianças a participarem das atividades em grupo, escutando a leitura do colega e dando suas opiniões. No momento da construção da sinopse do filme, deverão elaborar o texto oralmente com toda a turma, enquanto você o registra no quadro.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, recomendamos que você convide a professora da outra turma para desenvolver  essa sequência didática junto com a sua turma. A atividade 1 deverá ser feita por cada sala, individualmente.  Na atividade 2, as duas salas deverão assistir o mesmo filme e, na atividade 3, as turmas também deverão se interagir.   

Atividade 1: Conhecendo as sinopses dos filmes que já vimos e gostamos   

Objetivo: Conhecer o modo como é organizado uma sinopse.   

Essa atividade deverá ser feita por cada turma, individualmente.   Para que os alunos possam ter um primeiro contato com esse gênero textual, sugerimos que você pergunte a eles quais os filmes mais gostaram de assistir.  Pesquise a sinopse de cada um e faça um trabalho de análise desses textos com as crianças.   Divida a turma em grupos e distribua uma sinopse diferente para cada grupo. Cada equipe deverá ler a sinopse e identificar a que filme se refere. Além disso, os aprendizes deverão fazer um desenho que retrata uma cena importante do filme. Um aluno de cada grupo poderá ir à frente e ler a sinopse que recebeu. Os demais deverão tentar identificar o filme. Ao final, é interessante a confecção de um mural com as sinopses e os desenhos produzidos pelos alunos.

Sugerimos, como exemplo, as seguintes sinopses:

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho é um superclássico infantil que emociona e diverte crianças de todas as idades.  Chapeuzinho Vermelho é uma menina esperta e alegre que gosta muito da sua vovó. Em um belo dia, levando docinhos para ela, encontra no caminho pela floresta um lobo mau que se encanta com o agradável cheiro que exala da cesta que chapeuzinho leva em suas mãos. O lobo a segue até a casa da vovó e... Para saber o final dessa fantástica história só vendo o filme. Uma história imperdível!!!

(Adaptação – pesquisado no dia 30 de Abril de 2010) http://www.netmovies.com.br/filmes/chapeuzinho-vermelho.html    

Três porquinhos

Três porquinhos amigos decidem construir, cada um, uma casa. Na verdade dois deles apenas se divertem, enquanto o terceiro realmente trabalha. Mas os preguiçosos acabam aprendendo uma lição quando levam grande susto com o aparecimento de um lobo malvado, que consegue derrubar suas frágeis casas apenas com o sopro. Um filme cheio de emoções!

(Adaptação – pesquisado no dia 30 de Abril de 2010) http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=14432 

A cada apresentação, explore as características desse gênero, por meio das perguntas:

-  “Que informações traz o texto que lemos?”

-  “O texto conta toda a história do filme? Por quê?”

-   “O texto lido é curto ou longo?”

-  “Para que ele serve?”  

- “Quando uma pessoa pode ter a necessidade de ler uma sinopse?”  

- “O texto conta o final do filme? Por quê?”  

- “Como se chama esse tipo de texto?”  

 É interessante que você construa e registre com os alunos uma definição para esse gênero de texto, de forma que possam sistematizar os conhecimentos construídos na aula. Segundo Costa (2008) a sinopse é uma síntese de um livro, um texto ou um filme.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

Atividade 2: Exibição do filme   

Objetivo: Conhecer a história de um filme para elaborar sua sinopse.

 Sugerimos que as duas turmas selecionem um filme para ser assistido. Proponha o desafio de assistirem ao filme e fazerem a sinopse dele para ser colocada no mural da escola. Dessa forma, outros alunos poderão ler e, caso tenham interesse, também assistir ao filme.  

Atividade 3: Elaboração coletiva da sinopse

Objetivos: Planejar a escrita de acordo com o tema central e seus desdobramentos.

                Produzir uma sinopse, pensando na organização das ideias e nos aspectos gráficos da língua, como a pontuação, a grafia e a segmentação das palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas.                 

Cada turma deverá elaborar coletivamente a sinopse do filme. Antes de iniciar a produção escrita, relembre com os aprendizes as características e a função desse gênero textual. A sinopse é uma síntese do filme (que não conta o final da história para que a pessoa sinta vontade de ver o filme) e deverá ser elaborada para que outros alunos da escola possam ler e, se interessarem, assistir ao filme.

Primeiramente, sugira às crianças que façam o planejamento do texto. Peça aos aprendizes que digam o que pretendem escrever. Registre no canto do quadro os tópicos levantados. Ressalte que, durante a escrita, deverão consultar o esquema para não se esquecerem de nada. Durante a elaboração do texto, você pode chamar atenção dos alunos para dois aspectos:

1. A organização das idéias do texto:  

 - “Como podemos iniciar o texto?”

 - “O que colocaremos primeiro? E depois?”

- “É preciso colocar cada detalhe da história? Por quê?”

 2. A adequação às convenções gráficas da língua:

- “Nós começamos o texto com que tipo de letra?”

 - “Quando devemos colocar ponto final?”

 -  “Como é a letra incial dos nomes dos personagens?”

- “Como grafamos determinada palavra?”

 - “Por que falamos as palavras juntas e temos que escrevê-las separadas?” (enquanto na linguagem oral, falamos muitas das palavras emendadas, na escrita as escrevemos separadas).

Em seguida, solicite aos alunos que leiam o texto no quadro e avaliem se colocaram todas as informações desejadas e respeitaram o modo de organização do gênero textual focalizado. Peça aos aprendizes que copiem o texto.  Finalizado o trabalho, recolha as folhas das crianças e troque-as com os textos elaborados pelos alunos da outra turma para a realização da próxima atividade.

Atividade 4: Revisão do texto da outra turma

Objetivo: Revisar o texto considerando seus objetivos e seus destinatários.

1.      Distribua uma cópia da sinopse elaborada pela outra turma para cada aluno. Leia o texto com os alunos e proponha a avaliação da produção Sugerimos que você pergunte:

- “O texto apresenta um resumo da história?”

- “Há alguma informação da história que o texto deixou de contar?”

- “O texto conta detalhes da história que não precisariam ser contados?”

- “O texto conta o final da história?”

 - “Vocês pensam que, após a leitura do texto, o leitor ficará com vontade de ver o filme?”

2. Proponha aos alunos a escrita coletiva das sugestões levantadas para que o colega da outra turma leia e reveja o seu texto. Você pode escrevê-las no quadro e os alunos copiarem na folha que estão corrigindo. Ao terminar a correção do texto, as produções deverão ser trocadas, novamente, com a outra turma.

3.   Após receber o texto corrigido pela outra turma, peça aos alunos que façam a leitura dele e das possíveis sugestões dadas pelos colegas. A turma avaliará se a dica é importante e, caso julgue necessário, deverá refazer o texto de acordo com as observações lidas.

4. Quando o texto estiver terminado, é só fixá-lo no mural da escola.

Recursos Complementares

Como material de apoio para o professor sugerimos a leitura de um livro que discute sobre a prática de produção de textos na escola:

REFLEXÕES SOBRE PRATICAS ESCOLARES DE PRODUÇÃO DE TEXTO - GLADYS ROCHA . EDITORA: AUTÊNTICA

Avaliação

Para avaliar se os alunos avançaram na aprendizagem da escrita de uma sinopse, sugerimos uma atividade para ser realizada ao final dessa sequência didática:

- Leve os alunos para assistirem a um filme de interesse do grupo. Em seguida, relembre com a turma o que é uma sinopse e as características desse gênero textual. Proponha a escrita coletiva da sinopse (os alunos deverão elaborar o texto oralmente e você registrá-lo no quadro).

Procure perceber se as contribuições dadas pelos alunos evidenciam que eles avançaram no aprendizado da escrita desse texto.

Essa atividade auxiliará a verificação do que foi aprendido pelos alunos e do que necessita ser mais trabalhado.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.