23/06/2009
Mary Grace Martins (coordenação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Orientações didáticas
O ECA já completou sua maioridade, mas estamos distantes de que ela esteja em sua plenitude, ainda há muita a se fazer, e no caso de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes a informação é uma das principais formas de combate.
É dever da Educação esclarecer sobre os princípios que permeiam o ECA, nesta aula convido os alunos a navegarem pela cidade do ECA, o aluno pode fazer uma excursão por cada item da lei de forma bem lúdica, se informar e depois se sentir capaz de criar uma propaganda na Campanha de Combate a violação e exploração de crianças e adolescentes.
Seqüência Didática
Iniciando sugiro que o professor utilize a animação “na cidade’que aborda os temas como a desigualdade e os contrastes sociais, por meio de uma história em que o personagem principal vai à cidade grande e depara com a falta de moradia e a fome, entre outros problemas.
Esse é o principio do debate, quantas crianças e adolescentes estão nestas condições?
Como a proposta é voltada para alunos das séries iniciais, o site do Pró menino, traz ótimas informações para o professor e alunos.
Para conhecer o documento ECA na integra acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm
No link abaixo o aluno encontrará a cidade dos direitos que de forma bem lúdica vai tornando possível navegar pelos direitos das crianças e adolescentes propostos pelo ECA.
Para completar as informações há ainda alguns vídeos disponíveis, sugiro o curta metragem “ o melhor lugar” que conta um dos causos do ECA.
http://www.promenino.org.br/CausosdoECA/tabid/56/Default.aspx
Discuta com os alunos cada um dos temas abordados pelo ECA e depois proponha um trabalho em grupo, a equipe deverá produzir uma propaganda que alerte a população sobre a defesa do ECA.
Elucide os alunos sobre os órgãos de proteção ao menor, como o Conselho tutelar. Desmistifique a figura de que o Conselho é ruim. Sugiro inclusive uma entrevista com o conselheiro responsável pelo bairro.
Para tematizar grave algumas campanhas de conscientização de direitos, e analise a linguagem, a forma de abordagem do conteúdo como a informação é transmitida, etc.
Nos grupos acompanhe o planejamento da atividade, utilize a produção do storyboard, ou seja o planejamento cena a cena, se necessário utilize filmagem, máquina digital, ou até mesmo o scanner, a idéia é dar liberdade de criação ao grupo, como sugestão de programa, fica o Moviemaker.
Ao término das produções, socialize o conhecimento, faça um festival das propagandas elaboradas na escola e convide outras salas a assistirem. Para ampliar o acesso, os alunos podem publicar também no Youtube.
Nome | Tipo |
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Na cidade | Animação/simulação |
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