Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ECA- jornalistas mirins

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes; Discutir sobre os mecanismos que protegem as crianças e adolescentes dos diversos tipos de exploração; Trabalhar com texto jornalístico; Criar materiais de alerta a outros alunos; Trabalhar em grupo.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Discutir o que os alunos sabem sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
Estratégias e recursos da aula


Orientações didáticas

 

O ECA já completou sua maioridade, mas estamos distantes de que ela esteja em sua plenitude, ainda há muita a se fazer, e no caso de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes a informação é uma das principais formas de combate.

É dever da Educação esclarecer sobre os princípios que permeiam o ECA, nesta aula convido os alunos a navegarem pela cidade do ECA, o aluno pode fazer uma excursão por cada item da lei de forma bem lúdica, se informar e depois se sentir capaz de criar uma propaganda na Campanha de Combate a violação e exploração de crianças e adolescentes.

 

Seqüência Didática

 

Iniciando sugiro que o professor utilize a animação “na cidade’que  aborda os temas como a desigualdade e os contrastes sociais, por meio de uma história em que o personagem principal vai à cidade grande e depara com a falta de moradia e a fome, entre outros problemas.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1985/imagens/ec4.jpg

 

Na cidade

 

Esse é o principio do debate, quantas crianças e adolescentes estão nestas condições?

 

 

Como a proposta é voltada para alunos das séries iniciais, o site do Pró menino, traz ótimas informações para o professor e alunos.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1985/imagens/ec1.jpg

Para conhecer o documento ECA na integra acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm

No link abaixo o aluno encontrará a cidade dos direitos que de forma bem lúdica vai tornando possível navegar pelos direitos das crianças e adolescentes propostos pelo ECA.

 

http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCrian%C3%A7aseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/af381f59-3e24-4da5-a581-04c0b1957536/Default.aspx

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1985/imagens/ec2.jpg

Para completar as informações há ainda alguns vídeos disponíveis, sugiro o curta metragem “ o melhor lugar” que conta um dos causos do ECA.

http://www.promenino.org.br/CausosdoECA/tabid/56/Default.aspx
 

Discuta com os alunos cada um dos temas abordados pelo ECA e depois proponha um trabalho em grupo, a equipe deverá produzir uma propaganda que alerte a população sobre a defesa do ECA.

Elucide os alunos sobre os órgãos de proteção ao menor, como o Conselho tutelar. Desmistifique a figura de que o Conselho é ruim. Sugiro inclusive uma entrevista com o conselheiro responsável pelo bairro.

Para tematizar grave algumas campanhas de conscientização de direitos, e analise a linguagem, a forma de abordagem do conteúdo como a informação é transmitida, etc.


Nos grupos acompanhe o planejamento da atividade, utilize a produção do storyboard, ou seja o planejamento cena a cena, se necessário utilize filmagem, máquina digital, ou até mesmo o scanner, a idéia é dar liberdade de criação ao grupo, como sugestão de programa, fica o Moviemaker.

Ao término das produções, socialize o conhecimento, faça um festival das propagandas elaboradas na escola e convide outras salas a assistirem. Para ampliar o acesso, os alunos podem publicar também no Youtube.
 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Na cidade Animação/simulação
Avaliação
Peça para os alunos elaborarem jogos como baralho, trunfo, jogo de ludo baseado nos artigos so ECA, dessa forma , poderá se avaliar se eles realmente se apropriaram do conteúdo, esse material pode ser disponibilizado nos horários de intervalos e os alunos podem apresentar-se como monitores da atividade, assim o conhecimento é socializado com outras turmas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.