18/05/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Com estas aulas será feita a introdução prática da expressão oral e escrita dos numerais ordinais em Língua Inglesa pela leitura e produção de textos. Ao final da aula, é proposta a produção de um vídeo apresentando, em Língua Inglesa, situações cotidianas em que operações matemáticas são usadas.
O aluno deverá conhecer os numerais cardinais em Inglês.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá iniciar a aula dividindo-os em duplas, para que pesquisem nos sites sugeridos abaixo (Fig. 1) e respondam às seguintes perguntas:
RECURSO
Sites para pesquisa
http://grammar.about.com/od/mo/g/ordnumberterm.htm
http://www.edufind.com/english/grammar/Determiners10.cfm
http://www.answers.com/topic/ordinal-number
http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/numbers/index.php
http://madridteacher.com/Activities/Files/numbers/numbers-ordinals-list-mp3.htm (Fig. 1)
Figura 1 – Imagem do Site Madridteacher Acesso em: 10 de maio de 2010.
Ao final desta etapa, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade apresentem suas respostas, preferencialmente em Inglês, promovendo uma conversa com os alunos, de forma a propiciar a socialização das informações, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e que, conceitos errôneos possam ser trabalhados (corrigidos) neste momento.
ATIVIDADE 1
Dando sequência a atividade anterior, os alunos, ainda em duplas, realizarão uma atividade auditiva que corresponde a observar a imagem de uma fila de pessoas e clicar na resposta adequada conforme o proposto na alternativa (Fig. 2). Por exemplo: para completer a frase “Helen is in the number 9 position in this line (queue). She is _____ in line”, os alunos deverão escolher entre as alternativas propostas, quais seria a correta, conforme a posição de Helen na figura.
Para ouvir os números, os alunos deverão clicar nas setas à esquerda da tela (ao lado do “alto-falante”).
RECURSO
Exercício sobre ordinais
http://www.real-english.com/reo/8-b/8b-1.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.
Observação: o exercício continua em mais cinco fases, ao se clicar com o mouse no botão EXERCISE 2, e em sequência EXERCISE 3, EXERCISE 4, EXERCISE 5 e EXERCISE 6 no topo da página.
Tais atividades correspondem a ouvir os numerais ordinais e associá-los com a sua forma escrita. Para ouvir, os alunos deverão clicar nas setas à esquerda da tela (ao lado do “alto-falante”), e, logo após, posicionar a seta do mouse sobre a forma escrita do número escolhida e clicar sobre ela, mantendo o botão pressionado até soltá-lo próximo ao número escutado. Sugerimos que os alunos realizem pelo menos mais duas atividades desta etapa.
Durante esta etapa, o professor supervisionará e orientará os trabalhos das duplas. Ao final, o professor promoverá um breve debate em aula aberta: os alunos que se sentirem à vontade falarão sobre o que acharam da atividade sobre os números ordinais e o que aprenderam com ela, e o professor listará listando os números ordinais na lousa, conforme os alunos forem falando. Se necessário, o professor poderá promover a repetição de tais numerais.
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, cada aluno receberá um cartão numeral ordinal, semelhante ao sugerido no Recurso (Fig. 3). Conforme o professor fale a sequência dos números, eles deverão se organizar em fila, conforme o número recebido. Por exemplo, o aluno que recebeu o cartão com o numeral FIRST será o primeiro da fila e assim por diante.
Recurso
Cartões com os numerais ordinais
http://www.dmitryvolokhov.com/wp-content/uploads/2009/04/sample-screen-ordinal-number-cards.jpg
Figura 3 – Imagem do Recurso Acesso em: 10 de maio de 2010.
Ao final desta etapa, o professor deverá verificar se os alunos se organizaram de forma adequada, sanando possíveis dúvidas e promovendo a repetição oral dos numerais ordinais. Se considerar necessário, o professor poderá realizar a atividade novamente, consolidando a apredizagem dos alunos.
ATIVIDADE 3
Dando continuidade as atividades da aula, os alunos, agora em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas das atividades anteriores), deverão produzir, a partir de pesquisas na Internet, um vídeo de um programa no estilo “Top 5 – As cinco mais” em Inglês. Isto é, os alunos produzirão um vídeo indicando as cinco melhores músicas, os cinco atores mais famosos, ou algo semelhante conforme alguns programas televisivos, como Top10 da rede MTV (Fig. 4).
Figura 4 – Imagem do Site Top 10 MTV (http://mtv.uol.com.br/top10/) Acesso em: 10 de maio de 2010.
O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto ao uso da Língua Inglesa, organização textual e seleção das informações. Ao final da atividade o professor deverá sentar-se com cada dupla para corrigir a versão final do texto produzido. Por exemplo, os alunos poderão produzir o seguinte texto: “Lady Gaga is in the second place with “Bad Romance”. Now, we listen to the first place of May songs: Justin Biber with “Love Me”!"
Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário e uso do corpo e da voz.
A apresentação deverá ser ensaiada exaustivamente, até que seja considerada adequada após avaliação final do professor.
ATIVIDADE 4
Sob a supervisão do professor, os alunos deverão gravar seus vídeos para serem apresentados à turma. Para tanto poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares. Dando seqüência, os vídeos serão editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:
RECURSO
Tutorial Widows Movie Maker
http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker
Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser assistidos por todos os alunos da turma e poderão ser postados no YouTube.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante toda atividade, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, a compreensão e uso adequado dos numerais ordinais em Inglês (considerando as habilidades de leitura, escrita, audição e fala).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!