Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A exposição oral como ferramenta de trabalho

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer e identificar os principais elementos constituintes do gênero exposição oral; perceber a função textual dos elementos identificados; perceber a função social do gênero; produzir no gênero estudado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

A) Iniciar a aula pedindo aos alunos que respondam (oralmente) as seguintes questões:

- Você já apresentou algum trabalho oralmente, como numa exposição oral? Em caso positivo, como foi a experiência?

- Que aspectos devem ser levados em consideração numa exposição oral?

- Que registro lingüístico devemos utilizar, por exemplo, numa conferência de trabalho? E num seminário a ser apresentado na escola? Por quê?

- Numa conversa telefônica, que também se constitui como um gênero textual oral de comunicação, utilizamos o mesmo registro lingüístico que utilizamos nas situações citadas anteriormente? Por quê?

- Como se encadeiam as ideias em uma exposição oral? É possível “ir e vir” o tempo todo durante uma apresentação oral?

- Na sua opinião, o que não é permitido, ou seja, o que prejudicaria uma apresentação oral?

- Em contrapartida, que elementos seriam essenciais em uma apresentação oral?

B) Fazer uma pequena discussão com o grupo.   

Atividade 2   

A) Pedir aos alunos que se dividam em três grupos.   

B) Cada grupo receberá um tema genérico. Sugerimos 4 grupos:

1)    Os efeitos do aquecimento global.

2)    O que fazer para melhorar as vendas da empresa.

3)    Como estimular os empregados da firma.

4)    O casamento de um amigo.

C) Informar aos grupos que, de acordo com o tema, deverão elaborar uma exposição oral sobre o mesmo. Sugestão:

Tema 1: elaboração de um seminário a ser apresentado em uma sala de aula.

Tema 2: elaboração de ideias a serem apresentadas numa reunião de trabalho.

Tema 3: apresentar um trabalho a uma empresar com o objetivo de vender um produto.

Tema 4: elaboração de um diálogo entre amigos.

D) Conduzir a turma para a sala de Informática para que acessem a Internet para auxiliá-los em sua pesquisa.   

E) Essa aula deverá ficar por conta da elaboração dos textos.

Atividade 3   

A) Em sala de aula, pedir a um representante de cada grupo da atividade anterior que leia o texto que produziram. (Professor, essa não será a apresentação oficial. Trabalharemos aqui com os aspectos da oralidade em cada texto e com a reescrita do mesmo, se necessário).   

B) Após a leitura de cada representante, ressaltar os seguintes aspectos:

- O registro lingüístico utilizado é formal ou informal? Está adequado para a situação de comunicação?

- As ideias estão sequenciadas de modo a apresentar sentido?

- Focalizar a utilização de marcadores estruturais: palavras e expressões que dão organizam a exposição das informações: “em primeiro lugar”, “em seguida”, “após”, “então”, “portanto”, “assim”, “concluindo” etc.

- Ressaltar o uso dos tempos verbais no futuro para apresentação da exposição: “falarei, primeiramente”, “farei agora” etc. nas situações formais de apresentação.

- Chamar a atenção dos alunos para expressões que auxiliam na introdução, sequenciação, mudança e finalização de assuntos, tais como: “minha exposição tem como foco”, “agora focalizarei outro aspecto”, “concluindo”, “para finalizar” etc. (*Professor, temos aqui apenas algumas sugestões de marcadores. Você poderá abordar outras expressões.).

- A conversa entre amigos, que também se constitui como um gênero oral, precisa seguir as mesmas ideias expostas acima de introdução do tema, sequenciação, mudança de assunto e finalização? Por quê?

- Por fim, levante hipóteses: como deve ser a postura dos membros de cada grupo na hora da apresentação? Em que apresentações é expressamente necessário que se tenha domínio do tema e autocontrole? Por quê?

C) Toda a turma deverá dar sugestões após as leituras dos representantes de cada grupo.   

D) Em seguida, depois das discussões desses elementos, pedir aos alunos que se reúnam com seus grupos, que releiam seus textos e que façam a reescrita deles, deixando-os finalizados para a apresentação. (*Professor: auxilie os grupos na reescrita dos textos).

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dessa aula se constituirá na exposição oral dos trabalhos elaborados nas atividades 2 e 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.