Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hello! – a linguagem usada para falar ao telefone em inglês

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas objetivam desenvolver a competência do aluno para a produção e interpretação de diálogos orais ao telefone.

Duração das atividades
Aproximadamente duas (2) horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação

Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor proporá que eles respondam um teste sobre telefones – “The mobile phone quiz”. Tal teste contém perguntas de múltipla escolha, tais como “What were the first words ever spoken on a telephone? – Quais foram as primeiras palavras ditas em um telephone?” e “Are phones equally popular with men and women? – Os telefones são igualmente populares entre os homens e as mulheres?". Conforme o aluno responde às questões, são apresentadas breves informações sobre o tema.   

RECURSO

The mobile phone quiz

http://www.its-online.com/newsletter/activities/mobile-teach.asp 

Figura 1 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.

Dando sequência a esta etapa, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade apresentem suas respostas, promovendo um rápido debate  acerca do tema "telefones" (em Inglês ou em Português). Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:   

  1. Do you have a (mobile) phone? / Você tem um telephone (celular)?
  2. What do you use it for? / Para que você o usa?
  3. Why is it important to have a phone? / Porque é importante ter um telephone?   

Sugerimos que, durante o debate, o professor busque levar os alunos a refletirem sobre o fato do telefone ser uma ferramenta para a comunicação rápida, usado para finalidades pessoais e profissionais e que, assim, envolve a competência lingüística e social para se comunicar adequadamente em cada situação. Por exemplo, se telefonamos para fazer um convite para um amigo, nosso tom de voz e vocabulário (por exemplo) são diferentes de quando telefonamos para um colega de trabalho para informá-lo de uma reunião.   

ATIVIDADE 1

A partir do debate promovido na Motivação, o professor, então, proporá aos alunos que leiam e completem três exemplos de diálogos no telefone em inglês: “Making an appointment – marcando uma consulta”, “Taking a message – recebendo uma mensagem” e “Ordering a pizza – pedindo uma pizza” (Fig 2), conforme postados abaixo.   

RECURSOS

Making an appointment – marcando uma consulta

http://www.englishclub.com/speaking/telephone_practice1-appointments.htm 

Taking a message – recebendo uma mensagem

http://www.englishclub.com/speaking/telephone_practice2-messages.htm 

Ordering a pizza – pedindo uma pizza

http://www.englishclub.com/speaking/telephone_practice3-ordering.htm

Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.

Para realizar tal atividade, os alunos deverão escolher a melhor alternativa entre palavras para completar as frases, e ao clicar no botão intitulado “Click for Answer” poderão verificar a resposta correta. Por exemplo, nos quadros apresentados nos diálogos, terão alternativas de palavras a serem usadas. Ao escolher uma, poderá clicar no quadro “Click For Answer” à direita, verificando a adequação da resposta.   

Durante esta etapa, o professor circulará pela sala e supervisionará e orientará os trabalhos das duplas.   

Na sequência, o professor deverá ler os diálogos com os alunos em voz alta, requisitando que repitam cada frase. Continuando esta etapa, as duplas deverão praticar falar pelo menos um dos diálogos que ouviram. Como se tratam de diálogos ao telefone, sugerimos que o professor requisite que as duplas posicionem-se de costas um para o outro, simulando o fato de não verem a outra pessoa enquanto falam (ao telefone).   

Ao final desta etapa, pelo menos uma dupla que se sentir à vontade apresentará um dos diálogos que praticou oralmente.   

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa, o professor orientará que os alunos, ainda em duplas, criem conversações telefônicas conforme as situações que distribuirá. Tais situações são apresentadas em “Telephone Skills – Role Plays” (Fig. 3) no site Eslpartyland, e poderão ser adaptadas pelo professor conforme a necessidade da turma.   

Recurso

Telephone Skills – Role Plays

http://www.eslpartyland.com/teachers/listening/roletelephone.htm 

Figura 3 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.   

Para a realização desta atividade, os alunos poderão pesquisar mais exemplos de expressões e vocabulário que poderiam utilizar. Sugerimos os seguintes sites (Fig. 4):   

RECURSO

Sites Para Pesquisa

  1. http://esl.about.com/od/businessspeakingskills/a/t_vocab.htm 
  2. http://www.englishclub.com/speaking/telephone_tips.htm 
  3. http://www.youtube.com/watch?v=EGuug8vShQg&feature=related 
  4. http://www.englishpond.com/speaking/Communication%20and%20daily%20English/phone/index.html 
  5. http://www.hotenglishmagazine.com/blog/?page_id=124 (Fig. 4)

Figura 4 – Imagem do Site Hotenglishmagazine Acesso em: 11 de maio de 2010.

Durante o processo, o professor supervisionará e orientará os alunos quanto ao uso adequado das palavras e a organização do texto, bem como ao final procederá a correção de cada um, comentando com o grupo o que deverá ser modificado para o uso adequado da linguagem, nas suas formas oral e escrita.

ATIVIDADE 3

Após corrigir os textos escritos, o professor proporá que estes sejam gravados na forma de podcast (Figs. 5 e 6) para serem apresentados para a turma.

Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps etc…) pela Internet, através de um Feed RSS (que oferece conteúdo da Internet ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e sobre estes conteúdos), o que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).

RECURSO

Podcast

http://www.podomatic.com/featured 

Figura 5 – Imagem do Recurso Acesso em: 16 de agosto de 2009.   

Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor:   

RECURSO

Tutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88 

Figura 6 – Imagem do Recurso Acesso em: 16 de agosto de 2009.

No momento da criação dos Podcasts o professor supervisionará os grupos, quanto à pronúncia, ritmo e entonação adequada das palavras. Também será importante auxiliar os alunos quanto à criação de uma conta para publicação, design da publicação e tags (palavras-chave ou termos associados com uma informação) entre outros.   

Caso não seja possível gravar os textos produzidos, sugerimos que os alunos apenas apresentem oralmente os textos em sala de aula, para que a oralidade não deixe de ser trabalhada.   

ATIVIDADE 4   

Ao final das aulas, todas as gravações (feitas pelos grupos) deverão ser ouvidas por todos da sala. Os alunos, sob orientação e supervisão do professor, comentarão sobre fatores envolvidos na oralidade, tais como ritmo, entonação e pronúncia, bem como sobre a adequação das expressões e vocabulário utilizado em relação a situação proposta. Para tanto, sugerimos algumas questões norteadoras:   

  1. Qual sua opinião sobre o diálogo apresentado?
  2. A dupla utilizou vocabulário e expressões adequadas a situação proposta? Cite exemplos.
  3. Quais são as expressões mais usadas ao se falar ao telefone? Em que situação?

Outrossim, também é importante avaliar a criatividade dos alunos na apresentação dos textos.   

SUGESTÃO   

Logo após a realização da Atividade 2, caso considere necessário maior prática da habilidade de compreensão auditiva, o professor poderá propor que os alunos realizem a atividade “Telephone Conversations” que consiste em ouvir e escolher a alternativa que melhor completa frases que fazem parte de diálogos telefônicos (Fig. 7).

RECURSO

Telephone Conversations

http://www.esl-lab.com/eslbasic/telephone-cellphone-1.htm 

Figura 7 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante toda atividade, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, a compreensão e uso adequado das expressões e do vocabulário usados em uma conversação telefônica, principalmente no que diz respeito à oralidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.