Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo da memória como estratégia para se trabalhar a leitura e a escrita

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Relacionar imagem com escrita;

·        Ampliar a percepção de mundo;

 ·        Desenvolver a criatividade;

 ·        Ampliar o conhecimento sobre a escrita.

Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante introduzir os jogos com as crianças mostrando que há regras e combinados que devem ser seguidos enquanto jogamos. Jogue com todas as crianças juntas. Algumas jogando e outras observando como se joga. Depois se invertem os papéis, quem jogou observa e quem observou, joga. Trabalhar também o alfabeto, a escrita do nome de cada um e ainda algumas palavrinhas do contexto das crianças. Nomes de frutas. Nomes de alguns objetos enfatizando principalmente as letras iniciais de cada palavrinha.

Estratégias e recursos da aula

Introdução:  

 Na Educação Infantil encontramos oportunidades de tornar o processo de letramento e alfabetização das crianças – processo esse que se inicia muito antes da criança ir para a escola – momentos divertidos e interessantes. A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Nesse sentido, os jogos se mostram grandes aliados dos professores por despertar a curiosidade e o prazer pela atividade  tendo como estratégia o lúdico no espaço da sala de aula.  

 Primeiro Momento:

 Se as crianças ainda não conhecerem o jogo da memória introduza a atividade de forma gradativa. Primeiramente, com  jogos apenas de imagens separados por temas: animais, frutas e objetos diversos, incentive as crianças a encontrarem os pares. Trabalhe inicialmente com as cartelas das figuras viradas para cima.  Quando os alunos dominarem melhor o jogo pode-se jogar com as cartelas viradas para baixo. Disponibilize vários jogos formando grupos de 3 a 4 crianças e dê um tempo para que explorem o jogo.   Deixe-as explorar o jogo e ajude àqueles que ainda demonstram não compreender as regras. Para fazer com que o jogo fique mais envolvente, prepare jogos da memória com as fotos das crianças.

  

Segundo Momento:  

Ao perceber que as crianças já conseguiram dominar bem o jogo da memória com imagens, introduza então o jogo da memória com imagens e nomes correspondentes. Siga os mesmos procedimentos do primeiro momento. Mostre as imagens associadas aos nomes correspondentes e deixe que as crianças manipulem as peças. Só depois que elas reconhecerem as imagens e as escritas correspondentes, organize o jogo do modo convencional. Siga a mesma orientação anterior deixando que as crianças explorem bastante. Esses jogos podem ser confeccionados pelo próprio professor utilizando imagens do cotidiano das crianças como animais, frutas, fotos de cada uma delas, ou adquiridos em lojas especializadas de brinquedos pedagógicos. Se a construção do jogo tiver a participação das crianças ficará mais interessante. Combine com as crianças, quantos e quais vão confeccionar, animais, frutas ou outro tema que seja de interesse da turma. Você pode levar as gravuras para as crianças colorirem ou pode pedir que cada criança desenhe duas peças iguais para o jogo.   Feito isso é só embarcar nesse gostoso jeito de aprender e brincar.

Terceiro Momento:

Ao construir o jogo com as crianças você estará trabalhando uma série de conteúdos. Linguagem oral, Linguagem plástica, habilidades motoras, Linguagem escrita além de envolver as crianças em um processo de construção bem envolvente.

Jogo da Memória

a) construa 6 a 10 pares de cartas, cada par com uma mesma figura colada.

b) Organize grupos de 3 alunos. Oriente os alunos a colocar as cartelas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhá-las. Peça que decidam a ordem de jogar.

c) Oriente cada aluno, na sua vez, a desvirar duas cartas. Se as cartas forem iguais, forma-se um par. O aluno fica com as cartas e continua a jogar. Se as cartas forem diferentes, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.

d) Ganha quem formar o maior número de pares. O jogo da memória pode ser adaptado para trabalhar com sólidos geométricos (cubo, paralelepípedos, pirâmide, cilindro, cone, etc.) figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo, círculo etc) ou para trabalhar a associação de quantidades de elementos com o numeral correspondente.  

Pode-se ainda, fazer um jogo da memória com metades. Este jogo pode ser jogado individualmente ou em grupo

. a) Reproduza jogos como este, no qual as metades de uma figura estão em cartas diferentes.

b) Embaralhe as cartas e vire-as de cabeça para baixo sobre a mesa.

c) Cada jogador, na sua vez, desvira duas cartas. Se formar a figura inteira, ele recolhe as cartas. Se não, torna a virar as cartas deixando-as na mesma posição.

d) O jogo prossegue até que todas as cartas da mesa tenham sido recolhida. Ganha o jogo quem tiver conseguido mais figuras.

Recursos Complementares

Professor, consulte o livro:

CENTURIÓN, Marília ...[et al]. Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil.  São Paulo: FTD, 2004.

Ele traz muitas sugestões para enriquecer sua aula na Educação Infantil.

Avaliação

Observe a compreensão das crianças sobre o jogo.

Elas conseguem compreender e cumprir as regras do jogo?

 Identificam e associam as peças iguais?

 Já reconhecem a escrita de algumas palavras?

 Fazem a associação entre a imagem e a escrita?

As crianças melhoraram o raciocínio lógico?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neuusa, E.M. Maria de Lourdes Pinheiro , Minas Gerais - disse:
    neusalisboa1@hotmail.com

    03/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante a sua aula. Acredito que trabalhar leitura e escrita de forma lúdica deixa nossos alunos mais motivados e eles aprendem mais.


  • Meire Kida, EE Parque Continental Gleba I , São Paulo - disse:
    meirekida@ig.com.br

    14/03/2012

    Quatro estrelas

    Adorei esta aula sobre o jogo da memória. Leciono matemática e trabalho bastante com atividades lúdicas, apesar que este material veio a calhar sobre um plano de aula sobre lingua escrita. Um abraço,


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.