Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Responda depressa sem errar: trabalhando raciocínio lógico

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cassia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar características e semelhanças;
  • Praticar e desenvolver a atenção e o raciocínio;
  • Relacionar o sentido de causa e conseqüência.  
Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Introdução 

A escola de Educação Infantil tem como objetivo essencial promover o desenvolvimento integral das crianças. Assim, levar  atividades que desenvolvam o raciocínio lógico é fundamental para torná-los ativos no processo educativo.

Primeiro Momento

 Com o objetivo de levar as crianças a identificarem características e semelhanças, proponha a atividade denominada “Com quem casa?” retirada do livro Aprendendo e brincando com música e com jogos de Chizuko Yogi. A atividade consiste em distribuir para as crianças papel e lápis de cor. Depois colocar uma música para que as crianças ouçam. À medida em que a música estiver tocando, oriente as crianças a desenhar livremente. As crianças devem observar os desenhos e dar-lhes nome. Quando terminar, peça às crianças que exponham seus desenhos no varal da sala.

Segundo Momento:

 Convide as crianças para observar os desenhos e juntas, escolherem os desenhos que “casam” entre si, ou seja, que apresentam características semelhantes. O critério varia conforme a opinião pessoal. Geralmente são levados em consideração o tema, as cores, as formas, etc. Explore bastante as produções para que as crianças percebam as características de cada desenho. Feito isso volte os trabalhos para a exposição, porém agora de forma organizada de acordo com a semelhança entre eles.

Terceiro Momento :

 Para continuar estimulando a atenção e o raciocínio, proponha a seguinte brincadeira  “Responda depressa sem errar!”.  Com as crianças em roda faça perguntas para que eles respondam rapidamente:   ·        Um foguete sobe; uma folha cai; ·        Um rojão sobe; a neve... ·        O contrário de escuro é claro. O contrário de perto é ... ·        O contrário de caro é barato. O contrário de alto é ... ·        O cachorro late; o gato ... ·        A sopa está quente; o sorvete ... ·        O elefante é grande; o ratinho é ... ·        O algodão é leve;  o chumbo é ...   Você professor pode criar outras perguntas de acordo com sua região e ainda incentivar as crianças a elaborar frases para que o colega possa completá-las como na brincadeira acima.

Quarto Momento: 

Aumente o grau de dificuldade das atividades de raciocínio com a brincadeira “Não vale falar, só demonstrar”. É o seguinte: Fale uma frase e a criança indicada deverá completar apenas com gestos – expressão corporal e facial. Diga por exemplo: _ Fernando chegou de viagem. Fazia tempo que não via seu amigo Paulo. Então ele ...   A criança deve fazer o gesto correspondente à frase. Ela irá criar de acordo com sua interpretação. Exemplo: abraçar, apertar a mão, beijar, etc. É claro que você pode ajudar, se necessário.   Outras sugestões:   Josué viu Paulo passando de carro, então ele... A seleção brasileira marcou um gol e, então ... Toca o telefone e você ... Um cachorro bravo corre atrás de você e, então ... Lucas está com fome, então ...

Para concluir organize um momento em que as crianças conduzirão os "desafio" aos colegas. Poderão utilizar as atividades que aprenderam como também poderão criar outras. Você professor pode ajudar relembrando e sugerindo alguma atividade. Proponha um registro do último momento da atividade em que as crianças poderão escolher alguma situação - os gestos feitos pelos colegas ou por si próprio. Pode ser um desenho ou uma pintura em que mais uma vez as crianças terão a oportunidade de se expressar!

Fonte: http://www.doutordolivro.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/1/1/1196.jpg 

Acesso em 14/06/2010.

Recursos Complementares

Crie um teatro mudo utilizando só gestos. Peça às crianças que falem o que entenderam.   Leve as crianças para o pátio, imite animais (ou peça a algumas crianças que o façam) para que elas descubram qual é o animal.  

Sugestões de Atividades semelhantes podem ser encontradas no livro:

CENTURIÓN, M. Jogos, projetos e oficinas para a Educação Infantil. São Paulo: FTD, 2004.

Avaliação

Observe a capacidade de expressão das crianças e de compreensão das instruções dadas. Caso a criança não consiga participar da atividade de forma proveitosa oriente e proponha a atividade novamente. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento de outras habilidades portanto, se a criança não conseguiu participar bem, vale a pena investigar melhor as causas. Pode ser uma timidez excessiva que mereça uma atenção especial inclusive com uma conversa com os pais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jocely Cruz Gonzalez, PM , São Paulo - disse:
    jozalez@uol.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito criativa a atividade. Ajuda o raciocínio e a criatividade de expressão.


  • GERSON NUNES DE ALMEIDA, TRAJANO GRACIA C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    gersonnunes@seed.pr.gov.br

    28/10/2010

    Quatro estrelas

    MUITA BOA ESTA AULA, POIS EMBORA EU NÃO SEJA ESPECIFICAMENTE DA ÁREA DE FILOSOFIA, MUIT ME UTILIZEI DESTE RECURSO. LOGO ESTAREI ENVIANDO MINHA AULA...


  • Carla de Paiva, E.M. Érico Veríssimo , Rio de Janeiro - disse:
    car_pv@hotmail.com

    29/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão da aula. Expressão, criatividade, memória... e mais numa aula divertida e agradável. Acredito que o trabalho na Educ Infantil deve ser desenvolvido assim, o lúdico como ferramenta principal da aprendizagem. Tem coisa melhor? Abraços


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.