Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificação e Classificação das Reações Orgânicas

 

28/01/2011

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as aplicações do Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT);
  • Identificar as principais reações orgânicas;
  • Diferenciar as principais reações orgânicas;
  • Reconhecer as aplicações das reações orgânicas economicamente;
  • Conceituar: reações de adição, reações de substituição e reações de eliminação.
Duração das atividades
Três aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Funções orgânicas;
Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para a sala de aula os materiais descritos abaixo:

  • 20 cópias do Texto 1 presente na parte Introduzindo a aula;
  • materiais para a confecção de cartazes.

Aula 1: DDT

Professor, no início da aula divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, fragmente o texto em parágrafos e entregue cada parágrafo para um grupo. Um aluno de cada grupo deverá fazer a leitura da sua parte do texto, de modo que os demais alunos tentem identificar a parte do texto e reorganizá-lo. No final da atividade o texto deverá ser montado e será feita a leitura coletiva do mesmo.
O texto está disponível no link:  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=42642&tipo=ob&cp=&cb.

TEXTO 1

FERTILIZANTE

É uma substância própria para aumentar a produtividade das terras de cultivo. As plantas encontram no ar o carbono e o oxigênio necessários ao seu crescimento. O mesmo não se dá com o nitrogênio, o potássio, o fósforo e outros elementos. Além disso, o índice de pH influi decisivamente nas trocas metabólicas das plantas e nem sempre o solo o possui no valor ótimo, necessitando de correção através de produtos incluídos no grupo dos fertilizantes. Os fertilizantes podem ser orgânicos e químicos. Orgânicos: vem de fontes animais e vegetais. Químicos: fosfatados; potássicos e os nitrogenados. Corretivos do solo: calcário e mármore.

PESTICIDAS

São denominadas pesticidas aquelas substâncias que causam a destruição ou mesmo impedem o crescimento de populações de pragas que afetam a vida humana. São substâncias que proporcionam grande contribuição ao aperfeiçoamento da produção agrícola, pois eliminam pragas da lavoura, parasitas dos animais criados pelo homem e pragas que atacam os alimentos estocados. Contribuem também para a queda da taxa de mortalidade já que controlam as populações de transmissores de doenças como a malária, a esquistossomose e a dengue. Os pesticidas ou praguicidas podem ser divididos em grupos (Benn e McAuliffe, 1981) considerando-se a que tipo de praga se destinam seus efeitos :

  • Inseticidas. Controlam insetos. Este é o grupo que possui o maior número de classes de substâncias usadas no combate a pragas, conseqüentemente, tem dado origem à maioria dos problemas ambientais existentes.
  • Herbicidas. Controlam ervas daninhas. É um grupo importante do ponto de vista econômico e também muito usado.
  • Fungicidas. Controlam fungos. A importância econômica deste grupo é menor do que a dos inseticidas e herbicidas.
  • Raticidas. Controlam mamíferos indesejáveis. Devido ao processo metabólico destes animais ser semelhante ao dos humanos, sua seleção e uso tem que ser feitos com muito cuidado.
  • Acaricidas. Controlam aracnídeos.
  • Molusquicidas. Controlam moluscos, principalmente caramujos transmissores de doenças.
  • Algicidas. Controlam algas em sistemas aquáticos.

 

Estas substâncias vêm sendo extensamente usadas em todo o mundo e, apesar de sua contribuição à vida moderna, são uma das maiores fontes poluidoras do meio ambiente. De todas elas, o tipo mais comumente encontrado na natureza é o inseticida organoclorado denominado DDT. Na década de 80, o DDT adquiriu uma imagem negativa, embora historicamente seu valor na redução da ocorrência de doenças seja inestimável. O impacto causado pelo uso de inseticidas durante a Segunda Guerra Mundial foi espantoso. O DDT foi patenteado pela 1º vez em 1940, na Suíça, pela Cia Geigy e vendido ao exército dos EUA para ser usado em larga escala contra o piolho (Pediculus humanus). Em 1945, foi usado no Ceilão para controle dos mosquitos vetores da malária, e em uma década, associado a medidas de controle sanitário, fez com que a taxa de mortalidade caísse a menos da metade (Benn e McAuliffe, 1981).As razões para o uso em larga escala do DDT são várias: seu baixo custo de produção, a viabilidade de sua produção (são usadas instalações industriais muito simples para sua fabricação), mostra-se eficaz numa grande variedade de insetos, sua molécula apresenta baixíssima solubilidade em água e inatividade química o que torna o DDT útil quando se necessita de um inseticida de uso prolongado.

Porém o DDT, assim como todos os organoclorados, concentra-se no corpo dos animais, principalmente em tecidos cujas células apresentam alto teor de gordura e no fígado (Benn e McAuliffe, 1981). Assim, animais que ingerem vegetais contaminados com o DDT vão acumular esta substância em seus corpos e animais que se alimentarem deles irão concentrar mais DDT ainda em seus tecidos. Os animais mais prejudicados são aqueles consumidores de terceira e quarta ordem, elos finais da cadeia alimentar, onde se encontram grandes quantidades de DDT. Nestes casos, há evidência de intoxicação e os efeitos a longo prazo do uso de organoclorados, particularmente sobre a vida das aves de rapina e predadores em geral, sejam tais que os riscos se tornem inaceitáveis e a relação custo benefício seja desfavorável ao uso destes inseticidas.Como conseqüência, surgiram em todo o mundo exigências para que os inseticidas organoclorados fossem retirados do mercado. Assim, desde a década de 80, vêm sendo estudados métodos alternativos de controle das pragas.

BENN, F.R. & McAULIFFE, C.A. Química e Poluição. LTC editora. Rio de Janeiro, 41-66, 1981.

 

Professor, organize a leitura do texto, de modo que cada parágrafo seja lido por alunos diferentes. Após a leitura do texto, informe aos alunos que eles deverão anotar as informações coletadas em uma folha separada para que possa ser entregue para o professor no final da aula. Os alunos deverão anotar as palavras ou termos que eles desconhecem. Feito isso, peça para que eles pesquisem no dicionário o significado das palavras que foram anotadas pelo grupo. Peça para que um integrante de cada grupo leia as palavras e os seus significados para os demais alunos.

Obs.: Além dessa atividade, você poderá propor algumas questões sobre o texto para que os alunos respondam. 

Em seguida, pergunte para um dos grupos o significado do termo DDT, provavelmente os alunos indicarão este termo na sua pesquisa no dicionário, mas caso isso não ocorra, peça para que eles procurem por este termo no dicionário.

Após leitura do significado do termo DDT, explique que DDT é a sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano. Peça para que os alunos voltem ao texto e procurem as vantagens e desvantagens do uso do DDT como inseticida e algumas características desse produto químico. Essas informações estão presentes no texto. Desenhe no quadro a fórmula estrutural da molécula do DDT. Peça para que os alunos identifiquem os elementos químicos que estão presentes nessa molécula. Feito isso, informe aos alunos que para produzir o DDT é necessário recorrer a uma síntese orgânica, que na verdade é uma reação orgânica.

Figura 1 – Representação da molécula de DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano).

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/34/DDT-3D-balls.png. Acessado em 05 de maio de 2010 

Explique para os alunos que o DDT é sintetizado a partir da reação do tricloroacetaldeido com clorobenzeno. Escreva a reação no quadro e explique como ocorre a formação da molécula de DDT. Informe aos alunos que vários compostos importantes para sociedade são produzidos através de reações orgânicas, e que o entendimento dessas reações foi fundamental para o desenvolvimento da Química Orgânica.

Figura 2 – Representação da síntese do DDT

Fonte: http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g28_ddt/propriedades.htm. Acessado em 05 de maio de 2010 

Aula 2: Reações Orgânicas

Leve os alunos para o laboratório de informática da escola, mantenha-os nos mesmos grupos da aula anterior. Nessa aula os alunos deverão pesquisar sobre os tipos de reações orgânicas. Informe aos alunos que eles deverão anotar as informações pesquisadas.

Primeiramente, os alunos deverão pesquisar na internet, em grupo, sobre os tipos de reações orgânicas. Direcione os alunos, informando que a pesquisa deverá ser feita preferencialmente nos sites a seguir:

http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/engenheiro_do_petroleo/rea_org2.pdf

http://www.quimicalizando.com/quimica-geral/quimica-organica/reacoes-organicas

Professor, se necessário indique outros sites de sua preferência. Essa pesquisa será para que os alunos encontrem algumas informações sobre as reações orgânicas. Para facilitar a pesquisa peça para que os alunos respondam as questões abaixo:

1 – O que é uma reação orgânica?

2 – Quais são os tipos de reações orgânicas?

As respostas deverão ser recolhidas pelo professor para compor a avaliação. Em seguida, utilize as respostas dos alunos para explicar o conteúdo sobre as reações orgânicas, explicando cada um dos tipos das reações orgânicas. Ao longo da explicação os alunos poderão visualizar as representações das reações orgânicas no computador, através de imagens.

Professor, procure usar exemplos do cotidiano dos alunos ao longo da explicação, como por exemplo, quando falar sobre as reações de adição mostre a reação da formação da molécula de etanol.

Figura 3 – Representação da reação de adição para formar o etanol

Fonte: Elaborada pelo autor

Em seguida, forneça números aos grupos, de modo que cada grupo deverá pesquisar sobre um dos tipos de reações orgânicas e sobre as aplicações dessas reações na sociedade. Caso o número de grupos seja maior do que quatro, mais de um grupo poderá pesquisar o mesmo assunto. Para essa pesquisa os alunos poderão utilizar os sites indicados anteriormente.

Reações de adição

Reações de substituição

Reações de eliminação

Aplicações na sociedade

Como uma forma de integrar as pesquisas, cada grupo deverá criar uma forma de apresentar as informações colhidas para os demais alunos. Proponha algumas formas de apresentação: cartazes, desenhos, apresentação oral e outras.

Aula 3: Criação do blog

Essa aula é destinada para a criação do blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas. Para isso, informe que o título do blog será Reações Orgânicas, crie o blog para que os alunos possam postar as informações. Depois que os alunos resumirem as suas idéias, peça para que cada grupo coloque essas informações no blog.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas possa ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.

Essa aula pode ser feita em conjunto com o professor de Biologia da sua escola, utilizando o assunto sobre o DDT, pois o mesmo foi usado por muito tempo para o controle do mosquito transmissor da malária.

Recursos Complementares

Artigo da Química Nova na Escola

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a13.pdf

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie as atividades feitas por eles e que foram entregues para o professor. O blog também deverá ser avaliado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.