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Movimentos complexos: As relações do jogo com o esporte

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e listar os diferentes tipos de movimentos normalmente associados às práticas esportivas;
  • Estabelecer relações entre objetivos complexos e a associação de ações para executá-los;
  • Vivenciar, modificar e/ou construir jogos complexos que associem todos ou grande parte desses movimentos;
  • Diferenciar e entender as relações existentes entre jogo e esporte.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar as seguintes aulas no portal que estabelecem uma seqüência pedagógica importante para reflexão do tema:

1.      O arremessar: Suas possibilidades de ação;

2.      O chutar: Um movimento “bem brasileiro”;

3.      O Bloquear: O ato de impedir uma ação;

4.      O driblar: Fugindo do colega;

5.      O Rebater: Movimento contrário a uma trajetória?

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com a seguinte reflexão:

             O futebol é um esporte muito apreciado pelo brasileiro de forma geral. Já possui muitas variações, algumas delas já se tornaram esportes independentes. Um grande exemplo é o Futsal que, apesar de ainda não estar presente nos jogos olímpicos, é um esporte reconhecido mundialmente com inúmeras competições nacionais e internacionais. Mas quem aqui conhece as regra do Futsal na sua íntegra? Vamos refletir sobre elas?

OBS: O professor poderá iniciar a aula já em uma sala com computadores e acesso à internet para que os alunos pesquisem o tema e aconteça a reflexão. Caso a escola não tenha um “Infocentro”, o professor poderá preparar previamente o material a partir dos sites presentes nos recursos complementares dessa aula.

2º Momento –  Após a discussão, os alunos poderão organizar uma partida de Futsal, tentando colocar em prática todas as regras que foram discutidas.

Atividade 01: Futsal

          Vivência do esporte, com as regras debatidas pela turma.

Reflexão: O esporte que discutimos e vivenciamos nessa aula, já era um velho conhecido de muitos de vocês, e todas essas regras que nortearam a nossa partida, também é utilizada em competições por todo o mundo. Isso significa que se reunirmos um grupo de alunos para disputar uma competição de Futsal lá na China, não é necessário se reunir com os integrantes do time de lá para debater sobre as regras, pois todas elas já estão previamente definidas e fiscalizadas por entidades responsáveis e estão disponíveis para o conhecimento de todos.

             Agora vamos vivenciar um jogo muito diferente do anterior, no entanto, possui algumas particularidades que o aproxima do anterior.

Atividade 02: Base quatro

A brincadeira é feita em uma área grande, aberta, que é dividida ao meio. Em uma metade da área, o grupo desenha quatro círculos, um em cada canto. E, no meio dos quatro círculos, um círculo central onde se escreve “base”. A outra metade fica livre.

Os participantes se dividem em dois grupos, com o mesmo número de integrantes, diferenciados por um colete ou lenço.

Os grupos decidem quem vai começar na base. Mas só um participante do grupo escolhido vai para o círculo central - base, os outros integrantes dos dois grupos se espalham pela metade da quadra onde estão os círculos. Nenhum jogador deve ficar dentro dos círculos laterais.

Essa pessoa que está na base começa com a bola, que é arremessada (com as mãos) para alguém do seu grupo. Quem receber a bola pode passar para alguém do seu grupo (com as mãos ou pés) ou chutar a mesma para a outra metade da quadra (o mais longe possível), não ocupada pelos jogadores. Os jogadores do outro grupo vão tentar roubar a bola, evitando que a mesma seja chutada para longe.

Os jogadores que não detém a posse da bola, não poderão tomar a bola das mãos do adversário, apenas bloquear sua trajetória impedindo que ela seja passada ou chutada para longe (queimando assim a tentativa do time da base). A tentativa é queimada quando um jogador adversário agarra a bola.

Quando a bola é chutada para longe por um dos integrantes de um time, o outro grupo tem que correr atrás dela para recuperá-la.

Enquanto isso, quem chutou a bola sai correndo para tentar cruzar as quatro bases, pisando dentro delas em seu percurso.

Se a pessoa/grupo que foi buscar a bola retornar até a metade da quadra com os círculos antes que o adversário complete a volta e chegue ao círculo (base), ela pode queimá-lo, eliminando-o do jogo. Para não ser queimado, o participante corre para a base mais próxima, permanecendo lá até que a bola seja chutada (na rodada seguinte) por outro integrante da sua equipe para o outro lado dá área de jogo. Caso isso aconteça, ele pode continuar sua trajetória rumo ao círculo central (da base que ele se encontra).

Se ele conseguir cruzar as quatro bases e chegar ao círculo central antes que o participante que foi atrás da bola volte, seu time marca um ponto.

O jogo segue, com outro integrante do mesmo grupo posicionando-se na base. A cada chute ou retomada de bola pelo time adversário é contada uma tentativa, e é mudado o integrante do time que está no círculo central – base.

Quando todos os integrantes de um time tiverem passado pela base central, os participantes do time adversário assumem a base.

Quem fizer mais pontos ganha.

             Reflexão: O jogo que vivenciamos agora, não é conhecido por muitos. Ao contrário do primeiro jogo (Futsal), para ser disputado por um grupo de pessoas, deve-se antes chegar a um acordo sobre suas regras e especificidades pelos jogadores para que o jogo aconteça em ordem, ou seja, não existem regras, previamente estabelecidas e difundidas, podendo variar de grupo para grupo.

                           No Futsal temos: Chutes, Dribles e Bloqueios de diversas formas por todos os jogadores e arremessos e rebatidas principalmente pelo goleiro.

                           No Base quatro temos: Arremessos, bloqueios, dribles e chutes com características muito próximas ao esporte em questão, o que difere são os objetivos de um mesmo movimento.

Atividade 03: Modificando o jogo

             Uma característica muito interessante dos jogos são suas inúmeras possibilidades de adequação das regras. Vamos entender um pouco como isso funciona?

             Vivenciamos o base 4 e já sabemos como ele se desenvolve. Vimos também que o jogo em questão utiliza de movimentos como o arremessar, o bloquear, o driblar e o chutar, semelhante aos movimentos desenvolvidos no esporte Futsal. Vamos então refazer o Base 4 aproximando ainda mais as características do jogo às do esporte (Futsal)?

             Exs. Inserir no jogo o rebater;

                    Aproximar algumas regras das duas práticas;

                    (Ex. Após o arremesso inicial da base central, a bola deve ser colocada no chão e o passe para o companheiro só pode ser dado com os pés.)

                    Enfatizar os movimentos do esporte no jogo;

                    Remodelar a estrutura do campo;

                    (Ex. A base central fica na posição do goleiro e as demais formam uma meia lua entre as duas laterais de uma quadra de futsal, passando pelo meio da quadra, à frente da área do goleiro.)

                    Aproximar os objetivos.

                    (Ex. Ao chutar a bola para longe o jogador deve correr passando por todas as bases (até a base principal) antes que o time adversário volte com a bola e chute para o gol (fazendo um gol).)

Reflexão: Como tarefa final, gostaria de levantar a seguinte questão: Vivenciamos e discutimos o esporte Futsal e vivenciamos, discutimos e reformulamos o jogo Base 4. Durante toda essa prática vimos muitas características do esporte e do jogo. Mas afinal quando uma prática pode ser considerada esporte e quando pode ser jogo?

              Pedir para que os alunos reflitam, pesquisem e tragam uma opinião acerca da questão levantada para ser debatida em aulas posteriores.  

Recursos Complementares
Avaliação

       Além das reflexões e tarefas presentes durante a aula, discutir com a turma outros aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: A essência do movimento no arremessar, chutar, bloquear, driblar e rebater modifica de uma prática para a outra? Quais são os elementos que influenciam nesses movimentos? A mesma ligação existente dos bens de consumo e o esporte pode ser feita com o jogo? Esporte e jogo são a mesma coisa? O jogo pode se transformar em esporte e vice-versa? Quando isso acontece? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

       Somado à discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, disputa e respeito às regras durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

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