18/06/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a identidade familiar e valorizá-la; conhecer as várias culturas e os mais variados modos de vida, realizar pesquisas sobre a sua própria história, bem como conhecer cada tipo de família dos alunos da turma.
Professor para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno sobre a existência de várias culturas e de diferentes modos de vida, assim como sua importância e o respeito que se deve ter com os mesmos.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com sobre a família de cada aluno, no sentido de conhecerem e perceberem a singularidade de cada família. Para contribuir com o diálogo, faça perguntas como:
1- Quem mora com você?
2- Quem é a pessoa de mais idade na sua casa?
3- Quem é o mais novo?
4- Você tem irmãos?
5- Você acha importante ter uma família?
Após o diálogo sugerimos que você professor, organize uma contação de história a partir do livro “A Família do Marcelo” da autora Ruth Rocha.
Fonte: ROCHA, Ruth. A Família do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001.
Após contar a história solicite que cada aluno faça um desenho da sua própria família. Depois, organize um painel na sala de aula para expor na própria sala as produções dos alunos, de modo que todos conheçam as famílias dos colegas. Como sugestão, crie um porta retrato com o desenho de cada família. Para isso, distribua uma folha em branco para cada aluno fazer uma moldura e colar o desenho feito. Veja a sugestão abaixo:
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Professor, leve para a sala de aula a imagem do quadro “Família” de Tarsila do Amaral para promover um diálogo com a turma sobre a organização da família representada pela artista. Instigue a turma a pensar sobre algumas questões:
1- Quantas pessoas foram representadas?
2- Quantas crianças?
3- Quantos adultos?
4- Além das pessoas, que outros elementos aparecem na cena?
5- Sua família é parecida com essa?
Fonte: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Após dialogarem sobre o quadro, organize a sala em duplas para que um aluno possa auxiliar o outro na atividade. Cada aluno deverá escrever o nome dos seus familiares. Depois da escrita dos nomes, faça uma roda de conversa e problematize a singularidade de cada família, dialogando sobre a quantidade de pessoas de cada família da turma, os diferentes nomes, bem como sobre a quantidade de crianças e de adultos. Como tarefa de casa, proponha uma pesquisa com os familiares sobre a história de vida do aluno: quando e onde nasceu, medida e peso, nome completo, assim como dos pais e avós maternos e paternos, primeiras fotos, principais características.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor, para esta aula, disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. Explique para a turma o que é uma entrevista e fale que cada aluno deverá escolher um de seus familiares para fazer a entrevista sugerida, com o objetivo de conhecer melhor a sua família.
Converse com a turma sobre os dados obtidos na entrevista e construa coletivamente o complemento da frase:
Para nós família é:____________________________________________________
Para outras informações sobre a temática família acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia
Professor a avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação dos momentos vivenciados e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a singularidade de cada família e a valorização dos diferentes modos de vida.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/03/2015
Cinco estrelasMuito bom!
20/01/2013
Cinco estrelasMuito boa a sua aula. Criativa e importante para incentivar a criança a reflexão sobre a importância da família e a apreciação de imagens de obras de arte, como esta de Tarsila.
14/05/2012
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, incentivando a valorização da família com atividades como a realização da entrevista, e as sugestões para serem realizadas, tanto na leitura como também no quadro da Tarsila do Amaral.