Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A singularidade de cada família

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a identidade familiar e valorizá-la; conhecer as várias culturas e os mais variados modos de vida, realizar pesquisas sobre a sua própria história, bem como conhecer cada tipo de família dos alunos da turma.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno sobre a existência de várias culturas e de diferentes modos de vida, assim como sua importância e o respeito que se deve ter com os mesmos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos   

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com sobre a família de cada aluno, no sentido de conhecerem e perceberem a singularidade de cada família. Para contribuir com o diálogo, faça perguntas como:

1-      Quem mora com você?

2-      Quem é a pessoa de mais idade na sua casa?

3-      Quem é o mais novo?

4-      Você tem irmãos?

5-      Você acha importante ter uma família?     

 Após o diálogo sugerimos que você professor, organize uma contação de história a partir do livro “A Família do Marcelo” da autora Ruth Rocha.

Fonte: ROCHA, Ruth. A Família do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001.  

Após contar a história solicite que cada aluno faça um desenho da sua própria família. Depois, organize um painel na sala de aula para expor na própria sala as produções dos alunos, de modo que todos conheçam as famílias dos colegas. Como sugestão, crie um porta retrato com o desenho de cada família. Para isso, distribua uma folha em branco para cada aluno fazer uma moldura e colar o desenho feito. Veja a sugestão abaixo:

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos   

Professor, leve para a sala de aula a imagem do quadro “Família” de Tarsila do Amaral para promover um diálogo com a turma sobre a organização da família representada pela artista. Instigue a turma a pensar sobre algumas questões:

1-      Quantas pessoas foram representadas?

2-      Quantas crianças?

3-      Quantos adultos?

4-      Além das pessoas, que outros elementos aparecem na cena?

5-      Sua família é parecida com essa?

 Fonte: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm 

Após dialogarem sobre o quadro, organize a sala em duplas para que um aluno possa auxiliar o outro na atividade. Cada aluno deverá escrever o nome dos seus familiares. Depois da escrita dos nomes, faça uma roda de conversa e problematize a singularidade de cada família, dialogando sobre a quantidade de pessoas de cada família da turma, os diferentes nomes, bem como sobre a quantidade de crianças e de adultos. Como tarefa de casa, proponha uma pesquisa com os familiares sobre a história de vida do aluno: quando e onde nasceu, medida e peso, nome completo, assim como dos pais e avós maternos e paternos, primeiras fotos, principais características.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, para esta aula, disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. Explique para a turma o que é uma entrevista e fale que cada aluno deverá escolher um de seus familiares para fazer a entrevista sugerida, com o objetivo de conhecer melhor a sua família.

Converse com a turma sobre os dados obtidos na entrevista e construa coletivamente o complemento da frase:

Para nós família é:____________________________________________________

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática família acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia 

Avaliação

Professor a avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação dos momentos vivenciados e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a singularidade de cada família e a valorização dos diferentes modos de vida.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joseane fontoura, joseane fontoura , Rio Grande do Sul - disse:
    joseane.fontoura@gmail.com

    29/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • Aice Helena, Colégio Lesser , Rio de Janeiro - disse:
    alice-ribeiro10@hotmail.com

    20/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula. Criativa e importante para incentivar a criança a reflexão sobre a importância da família e a apreciação de imagens de obras de arte, como esta de Tarsila.


  • Vanessa Fernandes dos Santos, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - disse:
    vanessafernandes555@hotmail.com

    14/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula, incentivando a valorização da família com atividades como a realização da entrevista, e as sugestões para serem realizadas, tanto na leitura como também no quadro da Tarsila do Amaral.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.