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Classificação dos materiais quanto ao tamanho das partículas

 

01/02/2011

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aplicar os conceitos de material homogêneo e material heterogêneo para classificar as soluções;

• Identificar as principais características das soluções e dos colóides;

• Diferenciar soluções e colóides;

• Constatar experimentalmente o efeito Tyndall.

Duração das atividades
Três aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Propriedades da matéria;

• Estados Físicos da matéria.

Estratégias e recursos da aula

Professor providencie os materiais necessários para a execução dos experimentos citados na descrição da aula. Salve nos computadores do laboratório de informática o vídeo indicado na aula 3. Providencie também uma máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Professor inicie a aula no laboratório de Química, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Os materiais descritos no experimento são de fácil acesso, por isso providencie material suficiente para cada grupo. Antes de iniciar o experimento informe aos alunos sobre as normas de uso do laboratório de química. Peça para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.

Em seguida, peça para que os alunos identifiquem e organizem na bancada, os materiais descritos abaixo, para isso entregue o roteiro experimental do Experimento 1 para cada um dos grupos:

Experimento 1: Material homogêneo e heterogêneo

Materiais:

  • quatro béqueres ou recipientes transparentes;
  • espátulas ou colheres;
  • água;
  • álcool;
  • açúcar;
  • sal;
  • etiquetas para identificar os materiais.

Procedimentos:

Primeiramente, pegue os quatro béqueres e coloque-os alinhados sobre a bancada. Nos dois primeiros béqueres coloque água e nos dois últimos coloque álcool.

No primeiro béquer com água coloque sal, no segundo coloque açúcar, faça o mesmo com os béqueres com álcool.

Identifique cada uma das misturas, por exemplo, “béquer 1 – água +sal”.

Observações:

1 – Descreva o que aconteceu em cada um dos casos.

2 – Considerando que os materiais que apresentam apenas uma fase são chamados materiais homogêneos, e os materiais que apresentam mais de uma fase são chamados de materiais heterogêneos. Classifique os materiais presentes em cada um dos béqueres em homogêneo ou heterogêneo.

Professor, auxilie os alunos ao longo do experimento. É um experimento muito simples, mas permite uma compreensão significativa do conteúdo, e como os alunos manusearão álcool você precisará de muita atenção.

Após o experimento peça para que os alunos façam um relatório, deverá ser um por grupo, sobre o experimento que eles acabaram de fazer. Informe que eles deverão descrever as atividades e os resultados do experimento. Reserve o restante da primeira aula para esta atividade.

Aula 02:

Nessa aula os alunos farão um experimento sobre o Efeito Tyndall. Para isso mantenha os alunos nos mesmos grupos. Entregue o roteiro experimental do Experimento 2 para os alunos.

Experimento 2: Efeito Tyndall

Material:

  • 2 bequeres;
  • Água;
  • Leite;
  • Um laser.

 

Procedimentos:

Coloque água nos dois béqueres até aproximadamente ¾ do volume. No segundo béquer adicione um pouco de leite, misture um pouco.

Alinhe os dois béqueres e ligue o laser, fazendo-o passar pelos dois béqueres, de acordo com a figura abaixo:

Figura 1 – Demonstração do efeito Tyndall

Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br/imagens/artigos/eff.jpg. Acessado em 08 de maio de 2010 

Peça para que os alunos anotem as suas observações.

Obs.: Caso essa aula seja ministrada no período noturno, menos luminosidade, o professor poderá adaptar uma lanterna para substituir o laser, e durante o experimento apague as luzes do local. Veja como adaptar a lanterna no vídeo a seguir:

Efeito de Tyndall

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19377

 

 

 

Em seguida, explique aos alunos que soluções são materiais homogêneos, ou seja, possuem apenas uma fase e também não é possível separá-las. São partículas muito pequenas com diâmetro menor que 1 nm. Já nas dispersões coloidais as partículas têm diâmetro de 1nm a 1000 nm. Embora não seja possível distinguir as fases de um colóide, este é classificado como material heterogêneo. No caso do leite, por exemplo, as partículas de gordura estão dispersas no mesmo, embora invisíveis a olho nu.

Após essa explicação, peça para que os alunos elaborem com suas palavras uma explicação sobre o Efeito Tyndall. Reserve o restante dessa aula para que os alunos terminem a atividade proposta.

Figura 2 – Efeito Tyndall na natureza

Fonte: http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo3/modulo6/topico1.php. Acessado em 08 de maio de 2010 

Aula 3:

Nessa aula os alunos consolidarão as informações experimentadas nas duas primeiras aulas. Para isso, leve os alunos ao laboratório de informática da escola, mantenha-os nos mesmos grupos das aulas anteriores.

Os alunos deverão explicar os fenômenos observados nos dois experimentos. Para tanto, eles deverão pesquisar na internet para recolher tais informações. Indique os sites a seguir para direcionar os alunos durante a pesquisa.

http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/6-5612.htm

http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo3/modulo6/topico1.php

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=3&id=552

http://www.infopedia.pt/$efeito-de-tyndalhttp://www.bassalo.com.br/cf11_curiosidade214.pdf

Proponha para os alunos que eles pesquisem também sobre a história de John Tyndall (1820-1893), físico irlandês que descobriu o efeito que recebeu o seu nome. Os alunos deverão responder as questões propostas abaixo:

1 – O que são soluções? Cite exemplos.

2 – O que são dispersões coloidais? Cite exemplos.

3 – Como o Efeito Tyndall pode ajudar a identificar as dispersões coloidais.

Recolha as respostas dos alunos para compor a avaliação.

Feito isso, será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Efeito de Tyndall Vídeo
Recursos Complementares

• Vídeo sobre o Efeito Tyndall:

http://www.youtube.com/watch?v=C1ZCttgadzg

• Artigo da Química Nova na Escola sobre colóides:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/quimsoc.pdf

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie as atividades feitas por eles e que foram entregues para o professor.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
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Opiniões

  • Bruna Saldanha, EEEFM ALADIM SILVESTRE DE ALMEIDA , Espírito Santo - disse:
    bruna.saldanha1@gmail.com

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa, a aula os materiais são de fácil acesso as orientações são claras. E os objetivos serão facilmente alcançados... Parabéns pela aula...Vou usar este roteiro de aula com certeza.


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