Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de textos: Leitura e Escrita de legendas

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

- Compreenda as funções do gênero “Legenda” e o modo como ele se organiza;  

- Aprenda a escrever legendas;   

- Aprenda a dispor e ordenar o texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita, como segmentação de palavras e pontuação.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um colega que já tenha se apropriado desse conhecimento. Esse aluno deverá auxiliá-la na leitura e na escrita das legendas. Você poderá orientá-lo nesse desafio, explicando que uma das formas de ajudar o colega é pedir a ele que tente ler uma parte do texto sozinho. Ressalte também que é importante escutar suas opiniões na elaboração do texto escrito.  

É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Leitura e escrita de legenda   

Objetivo: Conhecer o gênero textual “legenda” e produzi-lo de forma coletiva.

Caro professor, selecione, de um jornal ou revista, uma notícia que tenha uma imagem com legenda. Distribua uma cópia para cada aluno. Sugerimos o trabalho como texto abaixo, retirado do site: http://www.pmvc.com.br/v1/pmvc.php?pg=noticia&id=3952 

Prova da Gincana “Todos Contra Dengue” estimula a coleta de materiais recicláveis

Todo material recolhido foi doado à Cooperativa Recicla Conquista

Vidros, latas, plásticos e outros materiais que possam acumular água foram o alvo da terceira prova da Gincana “Todos Contra Dengue”, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista. As seis equipes realizaram uma verdadeira limpeza nas regiões onde residem: cada saco de 100 litros com latas, vidro ou plástico valia 50 pontos e sacos de 100 litros com outros materiais valia 100 pontos.

 Ao final da prova, o material recolhido encheu seis caçambas, dois caminhões baú, dois caminhões, mais 8 picapes da Coordenação de Controle de Endemias.

A equipe Vida, com 20 participantes, inscrita na gincana pela segunda vez, recolheu o material de casa em casa. Segundo Eliane Soares, membro da equipe, foram visitadas mais de 500 residências durante essa prova. “Nós ficamos muito preocupados, pois boa parte do material reciclado acumulava água e larvas do mosquito”. Como essa prova também considerava a coleta de pneus, as equipes recolheram mais 590 unidades que, somadas aos 4.385 da prova anterior, chegou ao número de 4.975 pneus coletados apenas nessa gincana.

 Todo o material recolhido foi doado para o Recicla Conquista. Os pneus serão Moradores levam lixo recolhido para reciclagem.   encaminhados para o eco-ponto da cidade vizinha.

                                                             

Moradores levam lixo recolhido para serem reciclados                                                                                    Moradores combatem a dengue recolhendo lixo de terreno.

Sugerimos a realização de cinco intervenções nessa atividade:  

 1.Esclareça aos alunos que irão fazer a leitura de uma notícia. Você pode perguntar:

 - “O que é uma notícia?” ,

- “Para que ela serve?”,

- “Onde pode ser encontrada?”

 Caso tenham pouco conhecimento sobre o assunto faça uma comparação com as notícias faladas que assistimos nos jornais da televisão. Explique às crianças o que é uma notícia: relato de acontecimentos atuais, do cotidiano, os quais têm importância para a comunidade.

2. Após o debate, peça aos estudantes que, antes da leitura do texto, deverão dizer à turma o que estão observando na notícia. Nesse momento, explore a função da imagem no texto e a relação entre imagem e texto. Você pode pedir aos alunos que levantem hipóteses sobre o assunto do texto a partir da análise da imagem. Geralmente, a imagem, em uma notícia, complementa as informações do texto e permite ao leitor antecipar o conteúdo tratado.

3.  Solicite à turma que observe o texto abaixo da imagem. Faça a sua leitura coletiva e, ao final, pergunte:

- “Que informações esse texto nos dá?”

 - “O que o texto tem haver com a imagem?”

- “Para que serve esse texto?”

- “Ele é curto ou longo? ”

-  “Como se chama esse texto?”

 Os alunos deverão compreender que a legenda acrescenta informações à imagem publicada ou confirma a informação dada visualmente.  

4. Em seguida, faça a leitura coletiva da notícia e peça aos alunos que identifiquem o fato noticiado, como ele correu, onde aconteceu. Lance, então, o seguinte desafio às crianças: deverão criar coletivamente uma legenda para as imagens abaixo, relacionadas ao tema tratado na notícia. Sugerimos que a produção seja feita coletivamente: os alunos ditam o texto e o professor o registra no quadro. Durante a atividade, é importante realizar perguntas, tais como:

- “O que vocês estão vendo na imagem?”,

-  “Essa ação contribui para o combate à dengue?”,

 - “Como podemos elaborar o texto da legenda?”

- “Para que esse texto servirá?”.

 Nesse momento, chame a atenção das crianças em relação à organização do texto: ele deve ser curto e, além de explicar a foto ou oferecer informações adicionais a respeito da mesma, pode emitir uma crítica à ação das pessoas. A primeira legenda, por exemplo, pode ser escrita da seguinte forma: “Pessoas deixam água parada em pneus, ambiente ideal para a criação do mosquito da dengue.” Você também pode alertar a turma em relação à adequação às convenções gráficas do nosso sistema de escrita, lembrando sobre a segmentação das palavras, a grafia correta e a pontuação.

___________________________________________________

___________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

Atividade 2: Escrita de legendas para fotos que farão parte do mural da escola

Objetivo: Produzir o texto “legenda” de forma coletiva e em dupla

Caro professor, sugerimos que você continue a conversa sobre as legendas com os alunos. Comente com a turma que as legendas também podem ser encontradas em outros suportes, como álbum de fotografias e figurinhas, por exemplo. Caso você disponha desses materiais, leve para a sala e mostre aos alunos. Além disso, enfatize a função da legenda: descrever, fazer um comentário e/ou acrescentar informações sobre a imagem em questão (lugar em que aconteceu, data etc.).

Sugerimos, aqui, duas propostas para o trabalho com a escrita de legendas para você avaliar qual delas é a mais viável de ser realizada em sua turma:

1 Elaboração de um mural com fotos legendadas de situações vividas por cada aluno. As crianças deverão trazer as fotos de casa.

2 Elaboração de um mural com fotos legendadas referentes a um passeio feito pela turma.

Os procedimentos indicados abaixo valem tanto para a produção do mural de fotos relacionadas ao passeio, como para o mural referente a situações vividas pelos alunos fora da escola, com a família ou com os amigos.

 Nessa atividade, os alunos deverão trabalhar em duplas, de forma que um possa ajudar o outro na elaboração do texto.

  • Primeiramente, peça aos estudantes que lhe ajudem a elaborar o texto de uma foto trazida por você. Após a análise da imagem, a turma elabora coletivamente o texto e você o escreve no quadro.  Chame atenção dos alunos para a organização do texto e a função da legenda, bem como para os aspectos gráficos da língua (segmentação de palavras e pontuação). Com esse procedimento, os alunos terão um modelo para a produção do seu texto e iniciarão a aprendizagem de como esse tipo de texto é disposto e organizado no papel.
  • Cada dupla trabalhará com duas fotos. Oriente as crianças para que escrevam a legenda de cada foto junto com o colega. Esteja à disposição para tirar as dúvidas de cada dupla. Os dois alunos deverão escrever a legenda de cada foto em uma folha separada. Essa será a primeira versão do texto, que deverá ser entregue para você. É importante ressaltar à turma que a primeira versão de um texto nunca é a definitiva. Após a escrita, é preciso revisar a produção em relação aos objetivos pretendidos, à adequação ao gênero textual, às regras do sistema de escrita etc.

Atividade 3: Revisão coletiva do texto

Objetivo: Revisar o texto considerando as características do gênero textual “legenda” e as convenções do nosso sistema de escrita.

Sugerimos que você escreva ou digite todas as legendas escritas pela turma em uma folha e entregue-as às crianças (deixe um espaço para reescrita de cada legenda, caso seja necessário). Proponha aos alunos a correção coletiva das legendas. Você pode pontuar também que, como a legenda será colocada no mural para toda a escola ler, é importante que a turma revise o texto, avaliando se a produção atende aos objetivos pretendidos, às características do gênero em questão (texto curto, que descreve ou acrescenta informações à imagem) e às regras ortográficas do sistema de escrita.

 Ressaltamos que aprender a revisar o texto antes de dá-lo como terminado é uma capacidade que deve ser trabalhada durante toda a escolarização. Inicialmente, é importante que a professora revise o texto junto com as crianças e explique os aspectos do texto que devem ser observados em uma revisão.      

Recomendamos que você faça a revisão coletiva de todas as legendas (não é necessário que todos os textos sejam corrigidos em uma só aula). Mostre à turma a foto e peça que leia a legenda referente a ela. Você pode combinar com os alunos os critérios a serem observados na revisão. Sugerimos que você estimule os aprendizes a responderem as seguintes perguntas:

- “O texto oferece informações que nos ajudam a compreender a foto?”,

- “O texto é curto?”

- “Ele é ortograficamente correto?” etc.             

Após a revisão, marque um dia para a confecção do mural com a turma.  

Recursos Complementares

Como material de estudo sobre a produção escrita em sala de aula, sugerimos a leitura do livro: Reflexões sobre práticas escolares de produção de textos, da autora Gladys Rocha, editora Autêntica.

Avaliação

Para avaliar se os alunos avançaram na aprendizagem da escrita de legendas, você poderá desenvolver algumas atividades ao final da sequência didática. Abaixo nossas sugestões:

 - Entregue uma folha com uma imagem para todos os alunos e peça que escrevam legendas. Recolha a atividade. (Antes da escrita, você poderá pedir que as crianças levantem as características desse gênero textual)

- Em outro dia, devolva a atividade feita pelos alunos e peça que façam uma revisão da escrita. As crianças observarão se o texto ajuda a compreender a foto, se é curto e se está ortograficamente correto. Se necessário, deverão reescrever a legenda. Antes da revisão, é importante fazer um levantamento oral, junto ao grupo, do que é uma revisão de texto e como realizá-la.

Essas atividades oferecerão elementos para verificar o que foi aprendido pelos alunos e que aspectos desse conteúdo necessitam ser mais trabalhados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Lucia Araujo dos Santos, pessoal , São Paulo - disse:
    anisantos10@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    ótimos exemplos de atividades


  • Ilza Medeiros, E. M. Santa Catarina , Rio Grande do Norte - disse:
    ilzaestrela@yahoo.com.br

    07/03/2011

    Cinco estrelas

    Eu ainda não havia trabalhado com legenda. Gostei muito da proposta. Irei adaptar a realidade de meus alunos e acredito que avançaremos no processo de alfabetização e letramento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.