Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção de textos: Contanto causos e histórias

 

07/07/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

Aprenda as características do gênero textual história;

Avance no processo de apropriação do sistema de escrita.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que compreendem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, conhecem as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Não é preciso que os alunos dominem o sistema alfabético para a realização da atividade.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, é importante que o ensino da produção de diversos gêneros textuais seja desenvolvido desde o início do processo de alfabetização. A criança pode e deve produzir textos mesmo antes de dominar o sistema alfabético. Uma boa estratégia didática para esse trabalho é a reescrita coletiva de textos que os alunos já dominam. Nessa atividade, as crianças terão oportunidade de refletirem coletivamente sobre os modos como se estrutura uma história, como deverão desenvolvê-la, que expressões deverão usar etc.            

 Nessa sequência didática, sugerimos que os estudantes reescrevam a história “Um dragão no piquenique”. Entretanto, antes da produção propriamente dita, deverão ser desenvolvidas atividades para que as crianças conheçam a história e saibam contá-la oralmente.No processo de aprendizado da escrita também é importante que os alunos realizem atividades de leitura e análise do gênero textual que deverão produzir ou reescrever. Com isso, poderão aprender a respeito das características do texto a ser escrito.  

Atividade 1:  Escuta da história: “Um dragão no piquenique”  

 Objetivo: Conhecer a história “Um dragão no piquenique” e contá-la oralmente.          

Sugerimos que, nesta atividade, você apresente aos alunos a história “Um dragão no piquenique”, selecionada a partir dos recursos oferecidos pelo portal:

Um dragão no piquenique 

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/um-dragao-no-piquenique 

Você pode propor à turma que escute a história e depois a conte com suas palavras. É interessante incentivar as crianças a reconstruírem a trama da história de forma compartilhada.Para auxiliar no desenvolvimento do reconto, você poderá fazer perguntas relativas ao enredo da história, como as que se seguem: 

- “O que Dona Glória e seus alunos foram fazer?”

- “Como se chamavam os alunos de Dona Glória?”

 - “Onde era o piquenique?”

- “O que eles levaram para lá?”

-  “Quando iam embora o que aconteceu?”

- “O que havia na rede?”

- “Por que o papagaio ficou gritando: ‘droga de dragão’ sem parar?”     

Caso necessário, coloque a história para os alunos ouvirem em outras aulas e peça novamente que a recontem. Em uma dessas intervenções, você pode solicitar que apenas uma criança vá a frente da sala e tente contar a história. Os demais deverão ficar atentos e, se desejarem, ao final, completarem com algum ponto que o colega possa ter esquecido.

Atividade 2: Ilustração dos personagens da história

Objetivo: Recontar a história por meio de desenhos, sistematizando os conhecimentos relativos ao enredo e aos  personagens.       

Sugerimos que, nesta atividade, você proponha aos alunos que recontem a história desenhando suas cenas principais (o trabalho poderá ser fixado no mural da sala). Primeiramente, é importante que relembrem a história oralmente e, se necessário, a ouçam também.

Em seguida, você pode demarcar no quadro quatro espaços e pedir aos alunos que digam o que desenhariam em cada um dos quadros. Nesse momento, é interessante fazer intervenções relacionadas ao enredo da história, tais como:

- “Nós estamos ilustrando as principais partes da história?”

-  “Deixamos de colocar algo importante?”etc.        

 Após essa discussão oral, distribua uma folha dividida em quatro partes e com um espaço para colocar o título da história. A turma poderá escrever coletivamente o título. Nesse momento, é importante chamar a atenção para o fato de que na escrita as palavras são separadas por um espaço em branco. Peça aos alunos que contem quantas palavras tem o título. Em seguida, as crianças deverão separar as palavras do título em sílabas. É importante também que você deixe o título fixado na parede da sala de modo que os alunos possam consultá-lo para a escrita de outras palavras.Ao final, é só montar o mural da sala.

Atividade 3:Atividade com os nomes que aparecem na história

Objetivo: Rememorar os personagens da história       

              Reflitir sobre as relações entre os sons (fonemas) e as letras (grafemas) em nosso sistema de escrita.

Sugerimos também que você desenvolva algumas atividades de alfabetização a partir da história lida. Pensamos que o processo de alfabetização torna-se mais significativo quando é feito por meio de textos (palavras ou frases) conhecidos alunos.

  1. Caso os alunos já reconheçam as unidades fonológicas da língua, como as sílabas e terminações de palavras, sugerimos que você distribua letras móveis e peça que montem os nomes das crianças e da professora que foram ao piquenique.  Se as crianças ainda não construíram esse conhecimento, você pode pedir que completem os nomes desses personagens com a letra inicial ou final. Essa estratégia ajudará os aprendizes a perceberem que, em nosso sistema de escrita, cada som (fonema) corresponde a uma letra (grafema).
  2. Sugerimos também uma atividade que proponha às crianças o desafio de ligar o nome à sua imagem. Para isso, você poderá utilizar os nomes dos animais e dos brinquedos que estão presentes na história. É comum encontrarmos crianças que lêem palavras apenas decodificando-as, sem compreender seu significado. Como as palavras da história são conhecidas pelos alunos, esta atividade os auxiliará a desenvolver a habilidade de reconhecer a palavra globalmente, compreendendo seu significado. Nesse momento, você poderá chamar a atenção das crianças para a importância de entender o que se lê. Recomendamos também que você explore o número de letras e de sílabas das palavras e peça que os aprendizes identifiquem a letra inicial e final de cada uma.

Atividade 4: Reescrita da história

Objetivo: Reescrever a história “Um dragão no piquenique”

Nesta atividade, sugerimos que a turma reescreva coletivamente a história trabalhada. É interessante que a reescrita seja feita em uma folha avulsa, de modo que, se não for possível terminá-la em um dia, a professora a recolha e continue a atividade em outra aula. Durante a atividade, é importante perguntar aos alunos:

- “Como podemos começar a história?”

- “Como podemos dizer essa parte da história?”

Ao final da atividade, leia o texto para os alunos e peça que avaliem a produção. Primeiramente, você pode perguntar:

- “A história está completa?”

- “A história está escrita de forma que todos possam entender?”

- Quem não conhece a história lida pela professora poderá compreendê-la lendo o texto escrito pela turma?

- “Vocês desejam acrescentar ou modificar algo?”

Em seguida, você também poderá ler cada frase e pedir aos alunos que a avaliem, dizendo se está bem escrita ou se desejam modificá-la para que o leitor possa compreender melhor o que se deseja dizer.

Recursos Complementares

O site abaixo também traz diversas histórias que podem ser ouvidas e reescritas pelas crianças:

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/65-historias-infantis-para-ouvir-e.html   

Avaliação

Para verificar se os alunos aprenderam as características de uma história, sugerimos que você realize algumas atividades ao final dessa sequência didática:

- Peça aos alunos que relembrem uma história que conheçam e proponha a sua reescrita coletiva. Você deverá observar se, em comparação com a atividade de reescrita da história “Um Dragão no piquenique”, suas contribuições estão mais qualificadas, ou seja, se os pontos levantados pelas crianças são importantes para a escrita da história, se discutem sobre o melhor modo de escrever uma informação etc. Essa atividade poderá oferecer elementos para verificar o que foi aprendido pelos alunos e que aspectos ainda precisam ser mais trabalhados.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.