Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pequenas atitudes a favor do meio ambiente: a construção de lixeiras

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Objetivos:

 ·  Construir pequenas lixeiras de garrafas “pet”, onde serão depositadas palavras que representam lixo reciclável.                     

·   Usar a leitura e a escrita em atividades lúdicas que propiciem momentos de reflexão sobre os problemas ambientais.

·   Despertar a consciência para a proteção do planeta Terra, através da atitude simbólica de colocar os diferentes lixos recicláveis nos seus devidos recipientes. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

      ATIVIDADES

      As atividades aqui descritas poderão ser desenvolvidas de maneira interdisciplinar pelas professoras de Língua Portuguesa e  de Artes.

 1a etapa: aula de Língua Portuguesa

Conversa inicial motivadora sobre o lixo produzido no Brasil: trabalhando a oralidade

a)  A professora sentará seus alunos em um grande círculo para promover uma discussão sobre o assunto: lixo e a natureza. Ela distribuirá para eles a seguinte gravura:  

            

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/14600/imagens/dsc02644.jpg       

      Então, pedirá às crianças que descrevam o que estão observando e orientará a discussão com perguntas que exijam uma reflexão sobre o assunto:

·     O que vocês estão vendo nesta gravura é somente uma fantasia ou acontece também na realidade?

 ·    Vocês acham que o lixo é realmente um problema para o mundo? Por quê ?

 ·    Os personagens da gravura estão colaborando com o meio ambiente? De que maneira?

·      Nós também podemos colaborar com o meio ambiente? Como?

·      Dentro da nossa casa, que atitudes nós podemos adotar para beneficiar o meio ambiente?

 ·     Com relação ao lixo de nossas casas, o que podemos fazer para diminuí-lo na natureza?

 ·     Muitas pessoas tiram o dinheiro para sobreviver do lixo. Explique isso para todos nós.

  2ª etapa

 Mais informações sobre o destino do lixo: aula de Língua Portuguesa  

 a)    A professora distribuirá aos alunos o seguinte texto expositivo:           

                                        

                              OS TRÊS ERRES:   REDUZIR    -    REUTILIZAR    -    RECICLAR

        Para diminuirmos o lixo que produzimos e que poderá, até, encobrir o planeta Terra nós, os seres humanos, deveremos tomar providências urgentes. Essas providências podem ser resumidas por três palavras:                                                                       

                                      REDUZIR  -  REUTILIZAR  -  RECICLAR.

       Vamos agora entender o que significa cada uma dessas palavras:

       REDUZIR : significa diminuir o lixo que nós produzimos.

       REUTILIZAR : significa usar duas ou mais vezes os objetos ou materiais antes de jogá-los para o lixo.

       RECICLAR : significa transformar o lixo que pode ser reaproveitado em outros objetos.

       A separação do lixo deve começar já dentro de nossas casas. Se nós não tivermos condições de separar o lixo reciclável em metais, papéis e plásticos, nós podemos separá-los em duas categorias apenas: o lixo reciclável e o lixo comum. Isso facilitará muito a vida dos catadores de lixo reciclável e permitirá que muito mais lixo seja reciclado!

                                            

               http://cidadelimpa.atarde.com.br/wp-content/uploads/2010/04/conjunto-lixeira-p-coleta-seletiva-250060z0.jpg                                                                                                                                                     

           METAIS

  AÇO:

    EMBALAGENS                 PLÁSTICAS DE:

          PAPÉIS    

    LIXO COMUM:

   ( Não recicláveis )

* Pregos

refrigerantes,  limpeza, margarina, bandejas de alimentos.

* caixas de embalagens

Cristais. Clipes

Grampos      

 Papel de bala.

* Fios

* Canos

 * Cadernos     

 * Livros

* Etiqueta adesiva

* Arames

* Copos de café

* Jornais

* Fotos

* Latas de conserva

* Tubos           * Pastas

* Revistas

* Papel plastificado

* Latas de óleo

* Sacos plásticos

* Blocos

* Acrílico

* Sucatas em geral

* Copos descartáveis

* Papel colorido

* Espelhos

    ALUMÍNIO

* Garrafas de óleo

* Papel pardo

* Plástico de biscoito

* Papel alumínio

* Sacos de leite

* Papel branco

* Papel carbono

* Latas de bebidas

* Cabos de ferramentas

* Envelopes, cartôes, xerox

* Papel de bala.

  b)    Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto e a professora fará uma pequena exploração oral do mesmo, para ver se houve uma compreensão real do assunto.

  3ª etapa: Aula de Artes

 Construindo pequenas lixeiras de garrafas pet      

a)    A professora solicitará, antecipadamente, aos alunos que tragam para a sala de aula uma garrafa pet.

b)    No dia combinado, os alunos formarão grupos e criarão pequenas lixeiras com as garrafas. Se for muito complicado pintar as garrafas das cores das lixeiras, as crianças poderão apenas identificá-las com papel colorido, escrevendo em fichas coloridas a utilização de cada uma:

      Verde para vidros. Amarelo para metais. Vermelho para plásticos. Branco para o lixo comum não reciclável.           

   

      As crianças terão oportunidade de enfeitar bem suas lixeiras para que fiquem  bonitas e sugestivas.  

 4ª etapa: Aula de Língua Portuguesa

Jogo da reciclagem

 a)     As crianças se sentarão em grupos de quatro elementos, mantendo os mesmos alunos dos grupos da aula de Artes.

 b)    Sobre as mesas ficarão as quatro lixeiras: verde, vermelha, amarela e branca.

 c)     A professora distribuirá uma cartela com 32 fichinhas para cada equipe.

  pregos

  livros

   sacos    plásticos

   fotos

latas de óleo

 envelopes

 sacos de           leite

   clipes

  arames

  jornais

 espelhos

   copos descartáveis

  xerox

  potes plásticos

  papel colorido

papel de  bala        bala

copos de         café

  papelão

  latas de refrigerante

  cadernos

 etiqueta  adesiva

   papel alumínio

  pote de margarina

  papel plastificado

Garrafas de      óleo

Bandejas de  alimentos

Garrafas          pet

Caixas de embalagem

  revistas

  grampos

     fios

  cristais

  

 d)    Os alunos recortarão as fichinhas com os nomes dos diferentes lixos e cada um ficará com oito fichinhas. 

e)    Os alunos irão consultando o texto expositivo citado na 2ª etapa - (item a) e  colocando cada lixo na lixeira adequada. Quando tiverem dúvidas, receberão a orientação da professora. Vencerá a equipe que terminar primeiro o depósito do lixo nas devidas lixeiras, após todas serem conferidas pela professora.  

Reciclagem 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Reciclagem Animação/simulação
Recursos Complementares

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&q=Os+três+erres+do+destino+do+lixo&btnG=Pesquisar  

http://cidadelimpa.atarde.com.br/wp-content/uploads/2010/04/conjunto-lixeira-p-coleta-seletiva-250060z0.jpg 

Revista Semeando: Edição anual - Ano1 - Ano 2006 - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/MG

Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais

Avaliação

     AVALIAÇÃO

     No decorrer das aulas, os alunos receberão as orientações necessárias de sua professora que, por sua vez, terá oportunidade de observá-los e de perceber se atingiram os objetivos propostos:

     * Envolveram-se com entusiasmo nas atividades.

     * Participaram de maneira cooperativa dos grupos.

     * Construíram as lixeiras com capricho.

     * Demonstraram competência para  buscarem informações no texto expositivo.

     * Aprenderam a identificar o lixo reciclável.

     * Entenderam  a importância da reciclagem do lixo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marizete Mattiello, Celer , Santa Catarina - disse:
    marizete_mattiello@hotmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    São aulas muita criativas e interessantes


  • Flávia Feijó, E.M. DEODORO - SMERJ , Rio de Janeiro - disse:
    flaviafeijoh@hotmail.com

    28/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta, super criativa, faz uma abordagem lúdica e interdisciplinar sobre o tema envolvendo os alunos e facilitando a compreensão e o conhecimento. Só quero sinalizar que o link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11396/Reciclagem.swf?sequence=1 traz informação errada em relação a cor referente ao lixo plástico. É apresentada a lixeira amarela quando na verdade amarelo é a cor para descarte de metais. O correto seria vermelho para descarte de plásticos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.