12/07/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Objetivos:
· Selecionar gravuras relacionadas a um tema específico (educação ambiental), sem se perder no meio de tantas opções oferecidas pelas revistas.
· Produzir textos expositivos, utilizando-se dos recursos linguísticos desse gênero textual.
· Experienciar trabalhos em equipe, opinando, acatando opiniões, discordando e estabelecendo relações coparticipativas, a partir da produção de cartazes com os textos produzidos pelos alunos.
· Aprender a divulgar as próprias ideias, através da exposição de cartazes pelos murais da escola.
O aluno já deverá ter tido a experiência de leitura e escrita de textos expositivos.
ATIVIDADES
1ª etapa
Reflexão sobre as questões ambientais
http://www.youtube.com/watch?v=wl987uztPp8&feature
Durante a apresentação do vídeo, a professora irá orientando a observação dos alunos para os fatos que a sequência de imagens apresenta, e deixando que liberem as emoções que elas poderão provocar. É um vídeo que aborda as questões ambientais com uma linguagem poética, harmonizando a dureza da realidade com a delicadeza da poesia.
Terminada a apresentação, ela estabelecerá uma discussão com os alunos:
· Gostaram do vídeo? Por quê?
· É um vídeo informativo?
· Vídeos como esse propiciam momentos de reflexão sobre as causas ambientais? Por quê?
· O filme sugere atitudes de proteção à Mãe-natureza? Quais?
Muitas outras questões poderão fluir, a partir da vivência dos alunos e a professora aproveitará a ótima oportunidade para deixar que externem suas experiências e opiniões.
b) Em seguida, a professora desenvolverá a seguinte atividade: os alunos recuperarão o conteúdo apresentado no vídeo, escrevendo suas opiniões a respeito das questões que se seguem em seus cadernos:
· Por que o cientista James Lovelock afirmou que a Terra é um organismo vivo?
· Por que o planeta Terra é chamado de Mãe-Terra?
· Quais as ações concretas e rotineiras que o filme sugere como proteção ao nosso planeta?
· As imagens ilustrativas são brasileiras ou estrangeiras? Justifique sua opinião.
c) Os alunos deverão elaborar pequenos textos sobre as questões colocadas e escolher títulos bem sugestivos para nomeá-los.
d) Em um grupão, os alunos vão ler para os colegas seus textos, apresentando suas opiniões e ouvindo as opiniões dos colegas .
2a etapa
Tarefa de casa
a) A professora solicitará aos alunos que tragam de casa revistas, jornais, gravuras que mostrem cenas da natureza destruída ou protegida, tornando o meio ambiente favorável ou prejudicial ao ser humano. Exemplo de gravura:
3ª etapa
Analisando a estrutura linguística de textos expositivos
a) A professora apresentará no data show, retroprojetor ou mesmo escrito em uma cartolina um texto expositivo modelar para analisar com os alunos a estrutura do mesmo:
(Autor desconhecido - Adaptação)
b) A professora analisará o texto juntamente com os alunos, recordando a estrutura e os recursos linguísticos de um texto expositivo: a ausência de travessões, a ausência de elementos introdutórios da narrativa como “Era uma vez...”, a ausência de rimas, versos e estrofes, etc.
4ª etapa
Criando textos expositivos
a) A professora solicitará a cada aluno que escolha, dentre as figuras trazidas de casa, duas ou mais que achar bem sugestivas sobre os assuntos: proteção e destruição do meio ambiente, destinos do lixo produzido pelo homem, os cidadãos que retiram seu sustento do lixo, desastres ecológicos ou outros aspectos do tema ecologia.
b) Cada aluno criará seu texto expositivo à vista das gravuras.
c) Após a correção dos textos feita pela professora, os alunos vão passá-los a limpo em folhas de papel.
d) Em seguida, a professora fornecerá aos alunos folhas de papel pardo, cartolina ou outras. Os alunos colarão seus textos nas diferentes folhas, de acordo com um tema escolhido para cada cartaz: Lixo doméstico, Aterros sanitários, etc. As gravuras selecionadas pelos alunos servirão para ilustrar os cartazes.
e) Os cartazes ficarão expostos em murais, promovendo uma campanha conscientizadora e valorizando o trabalho dos alunos.
f) A professora fará, juntamente com os alunos, uma avaliação dos objetivos das atividades desenvolvidas, da participação de cada aluno nos trabalhos, do impacto que os cartazes certamente causariam em quem os observasse, da eficácia da exposição dos trabalhos pelos murais da escola como campanha de conscientização. .
Durante todas as atividades, a professora realizará uma avaliação processual, auxiliando seus alunos e observando se atingiram os objetivos propostos:
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2013
Cinco estrelasfoi muito boa a aula eu aprendi coisas que eu não sabia...
21/10/2012
Quatro estrelasMe ajudou muito...
26/09/2012
Três estrelasthe class was good, but there is still something I want, but do not be there, but like I said it was good.
02/10/2011
Cinco estrelasParabéns ! Achei ótimas ideias.
22/08/2011
Quatro estrelasAula bastante criativa, levando o aluno a se interessar pelo assunto. Parabéns!
23/03/2011
Cinco estrelaseugostei muito dessa aula aprendi +