Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O futebol e os gêneros

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir a relação existente entre gênero e esporte.

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula "Para que existe esporte no mundo" ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19016 ); conceito de esporte, histórico do futsal, basquetebol, handebol e voleibol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e propor a eles uma prática de futsal mista. Cada equipe deverá ter 5 integrantes, sendo que pelo menos 2 de um gênero e 3 de outro. O professor determinará um tempo de jogo para que todas as equipes joguem. O objetivo desta atividade é gerar algumas situações que servirão de base para as discussões durante a aula, tais como exclusão das meninas ou dos menos aptos, acirramento da competição, etc..

Atividade 2:

Ao término da vivência, reunir os alunos novamente, dividi-los em 5 grupos e pedir que respondam as seguintes questões:

- Como foi a prática?

- Todos participaram?

- Houve alguma forma de exclusão?  

- Por quê?

- O futebol é um esporte exclusivamente masculino?

- Quais são os motivos que levam as meninas não gostarem de futebol?

Após responderem, o professor deve apresentar aos alunos os vídeos contidos em:

http://www.youtube.com/watch?v=6EeSyPHO5ZE&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=ART_xyNSnBw&NR=1&feature=fvwp 

http://www.youtube.com/watch?v=0n8fS_-Rh9I 

http://www.youtube.com/watch?v=C-9w2ZHp350&feature=related, (acessos dia 15 de maio de 2010),

bem como as reportagens contidas em:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esporte_Espetacular/0,,MUL1064434-16321,00.html

http://www.futebolpaulista.com.br/informe.php?sec=119 

http://www.futebolfeminino.blog.br/ (acessos dia 15 de maio de 2010)

Ao final, os alunos deverão apresentar as respostas e, utilizando os vídeos e os textos, direcionar uma discussão cujo questionamento principal será: futebol é um esporte exclusivamente masculino? Ou será que podemos dizer que determinados esportes são exclusivamente masculinos ou femininos na sociedade atual? Seria interessante o professor relembrar o motivo da criação do handebol e do voleibol, contido na aula "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19016", partindo da idéia de que alguns esportes foram criados para atender aos interesses de diferentes grupos. Assim, além das diferenças de gênero, a vivência (ou o contato com a prática corporal) faz com que este ou aquele esporte seja mais popular, o que pode ser observado, por exemplo, na popularidade do futebol no universo feminino nos Estados Unidos.                 

Atividade 3:

A partir de todas estas discussões, o professor solicitará aos alunos que pensem em uma forma de fazer com que as meninas se sintam integradas de forma efetiva na prática do futebol. Sugerimos que o professor organize algumas atividades para que as meninas vivenciem de forma mais sistematizada o futebol, tais como:  

  • Formando duas filas, o aluno deverá passar a bola para o colega da fila, que ficará em frente a outra. Atentar para o fato de passar a bola com a parte lateral do pé e pará-la com a sola.
  • Formando uma roda, o aluno deverá efetuar um passe para um colega, dizendo antes o nome deste.
  • Em única fila, o aluno deverá conduzir a bola da linha de meio campo até a região próxima da área e efetuar um chute ao gol.

Estas atividades têm como objetivo fazer com que as meninas (e os alunos com pouca vivência no referido esporte) tenham um maior contato com os fundamentos do mesmo.

Recursos Complementares

http://www.clerioborges.com.br/ffeminino.html acesso dia 31 de maio de 2010.

Avaliação

Solicitar que os alunos façam um texto com o tema: futebol é coisa de menino? Que será publicado em um blog criado pelo professor (sugerimos que a conta para a criação do blog seja efetuada em www.blogger.com  ou qualquer provedor que ofereça este recurso gratuitamente), com uma divulgação do endereço no colégio. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.