08/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Discutir a relação existente entre gênero e esporte.
Aula "Para que existe esporte no mundo" ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19016 ); conceito de esporte, histórico do futsal, basquetebol, handebol e voleibol.
Atividade 1:
Reunir os alunos e propor a eles uma prática de futsal mista. Cada equipe deverá ter 5 integrantes, sendo que pelo menos 2 de um gênero e 3 de outro. O professor determinará um tempo de jogo para que todas as equipes joguem. O objetivo desta atividade é gerar algumas situações que servirão de base para as discussões durante a aula, tais como exclusão das meninas ou dos menos aptos, acirramento da competição, etc..
Atividade 2:
Ao término da vivência, reunir os alunos novamente, dividi-los em 5 grupos e pedir que respondam as seguintes questões:
- Como foi a prática?
- Todos participaram?
- Houve alguma forma de exclusão?
- Por quê?
- O futebol é um esporte exclusivamente masculino?
- Quais são os motivos que levam as meninas não gostarem de futebol?
Após responderem, o professor deve apresentar aos alunos os vídeos contidos em:
http://www.youtube.com/watch?v=6EeSyPHO5ZE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ART_xyNSnBw&NR=1&feature=fvwp
http://www.youtube.com/watch?v=0n8fS_-Rh9I
http://www.youtube.com/watch?v=C-9w2ZHp350&feature=related, (acessos dia 15 de maio de 2010),
bem como as reportagens contidas em:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esporte_Espetacular/0,,MUL1064434-16321,00.html
http://www.futebolpaulista.com.br/informe.php?sec=119
http://www.futebolfeminino.blog.br/ (acessos dia 15 de maio de 2010)
Ao final, os alunos deverão apresentar as respostas e, utilizando os vídeos e os textos, direcionar uma discussão cujo questionamento principal será: futebol é um esporte exclusivamente masculino? Ou será que podemos dizer que determinados esportes são exclusivamente masculinos ou femininos na sociedade atual? Seria interessante o professor relembrar o motivo da criação do handebol e do voleibol, contido na aula "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19016", partindo da idéia de que alguns esportes foram criados para atender aos interesses de diferentes grupos. Assim, além das diferenças de gênero, a vivência (ou o contato com a prática corporal) faz com que este ou aquele esporte seja mais popular, o que pode ser observado, por exemplo, na popularidade do futebol no universo feminino nos Estados Unidos.
Atividade 3:
A partir de todas estas discussões, o professor solicitará aos alunos que pensem em uma forma de fazer com que as meninas se sintam integradas de forma efetiva na prática do futebol. Sugerimos que o professor organize algumas atividades para que as meninas vivenciem de forma mais sistematizada o futebol, tais como:
Estas atividades têm como objetivo fazer com que as meninas (e os alunos com pouca vivência no referido esporte) tenham um maior contato com os fundamentos do mesmo.
http://www.clerioborges.com.br/ffeminino.html acesso dia 31 de maio de 2010.
Solicitar que os alunos façam um texto com o tema: futebol é coisa de menino? Que será publicado em um blog criado pelo professor (sugerimos que a conta para a criação do blog seja efetuada em www.blogger.com ou qualquer provedor que ofereça este recurso gratuitamente), com uma divulgação do endereço no colégio.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!