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Colóides

 

01/02/2011

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Classificar os tipos de colóides;

• Identificar de forma prática e teórica os tipos de colóides;

• Identificar as aplicações dos colóides na sociedade.

Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Propriedades da matéria;

• Estados Físicos da matéria;

• Materiais homogêneos e materiais heterogêneos;

• Soluções.

Estratégias e recursos da aula

Professor providencie:

• os materiais necessários para a execução do experimento citado na descrição da aula;

• várias figuras impressas dos seguintes produtos: leite, pérola, manteiga, espuma, gelatina, gel para cabelo, desodorante, isopor, tinta e outros exemplos de colóides.

• máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Nessa aula os alunos terão o primeiro contato com os conceitos sobre colóides, de modo que essa primeira aula será no laboratório de informática, mas caso este recurso não seja disponível na sua escola, proponha pesquisas na biblioteca ou então leve textos com os conceitos e entregue para os alunos.

Professor, inicie a aula no laboratório de informática da escola, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que abram as imagens abaixo, essas imagens deverão ser previamente salvas nos computadores. Além desses exemplos, o professor poderá indicar outros: leite, tinta, pasta de dente, espuma e outros.

Figura 1 – Gelatina e maionese

Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRmQaZKysQ-zrveCsjNtNancgAj_Q1oT1ke7SOO13v2u-85BcHp1g. Acessados em 08 de maio de 2010 

Professor, você poderá usar rótulos desses produtos no lugar das imagens. Uma vez que os alunos viram as imagens, explique que essas imagens são exemplos de colóides ou dispersões coloidais, ou seja, não são considerados materiais homogêneos e sim materiais heterogêneos.

Em seguida, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Play colóide

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12268

Figura 2 – Tela inicial do recurso Play colóide

Os alunos deverão responder as questões abaixo, buscando informações na simulação:

1 – O que são colóides?

2 – Quais são os tipos de colóides? Cite exemplos.

3 – Quais os produtos presentes na sua casa que são colóides?

4 – Indique o tipo de colóide de cada um dos produtos apresentados no jogo da simulação.

As respostas para estas questões propostas estão na simulação, mas indique o site a seguir para que os alunos leiam mais sobre o assunto: http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo3/modulo6/topico1.php

Após esta atividade, utilize as respostas das questões para explicar o conteúdo sobre colóides. Procure sempre utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, como por exemplo, quando falar sobre o tipo de colóide emulsão exemplificar com a maionese.

Figura 3 – Tipos de colóidesFonte: Retirada do recurso Play colóide

Aula 2:

Laboratório de Química

Após a explicação, leve os alunos para o laboratório de Química da escola. Os alunos deverão permanecer nos mesmos grupos da aula anterior. Entregue para cada grupo o material necessário para a execução do experimento descrito abaixo, inclusive o roteiro experimental. Antes de iniciar o experimento informe aos alunos sobre as normas de uso do laboratório de química. Peça para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.


Experimento: Fazendo um Colóide (maionese)

Material

1 gema de ovo;

1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre;

1 xícara de óleo comestível.

Procedimentos

Misture a gema de ovo com o suco de limão em um liquidificador, em velocidade baixa. Depois, adicione o óleo lentamente. Deixe o liquidificador ligado durante dois minutos.

Observe o colóide formado.

Obs.: auxilie os alunos com o manuseio do liquidificador.

Com base no experimento, responda às questões:

1 – Qual o nome comercial desse colóide?

2 – Como esse colóide pode ser classificado?

3 – Qual a diferença entre esse colóide e um aerossol, uma espuma ou gel?

Experimento adaptado do livro: USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química – Vol. Único. Ed. 5ª. p. 298. São Paulo. Editora Saraiva. 2002

Peça para que os alunos respondam as questões em uma folha separada, uma por grupo, que deverá ser entregue para o professor.

Depois que os alunos concluírem essa atividade, divida o quadro em cinco partes. Escreva em cada uma dessas partes um dos tipos de colóides, conforme a figura abaixo:

Figura 4 – Organização do quadro para a atividade

Fonte: Elaborada pelo autor

Em seguida divida as figuras dos produtos (colóides) entre os grupos. Cada aluno deverá levantar e colar a sua figura no local referente ao tipo de colóide. Depois que todos os alunos colorem as suas figuras, confira junto com eles se cada figura está no local certo.

Como alternativa para o desenvolvimento da aula, você professor poderá fazer uma aula diferente, em que seriam feitos pelos alunos, com o auxílio do professor, alguns tipos de colóides, como por exemplo, a gelatina e a maionese. Outros colóides podem ser levados pelos alunos: manteiga e leite. Utilize todos esses produtos para introduzir ou sistematizar o conteúdo sobre colóides. No final da aula proponha um lanche utilizando esses produtos.

Aula 03

Laboratório de informática

 

Leve os alunos para o laboratório de informática da escola. Feito isso, informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

 

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.

 

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

 

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.

 

Divulgue o blog por toda a escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Play colóide Animação/simulação
Recursos Complementares

• Artigo da Química Nova na Escola sobre colóides

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/quimsoc.pdf

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das aulas. Avalie as atividades feitas por eles e que foram entregues para o professor.

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