Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Valentine’s Day around the world! – A celebração do Valentine’s Day ao redor do mundo!

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas objetivam desenvolver a prática de leitura e interpretação de textos orais e escritos sorbre a celebração do “Valentine’s Day” em vários países.

Duração das atividades
Aproximadamente (2) duas horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no laboratório de informática, para dar início as atividades destas aulas, o professor exibirá a imagem abaixo (Fig. 1) e questionará os alunos, em aula aberta, ao que ela se relaciona, na opinião deles. Por exemplo, os alunos poderão dizer que tal imagem se refera a "amor",  ou "dia dos namorados", entre outras coisas.

Figura 1 – Imagem adaptada sobre o tema Valentine’s Day Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/1170421.stm  Acesso em: 11 de maio de 2010.    

Após este momento, o professor dirá que tal figura revela a forma que a data comemorativa “Valentine’s Day” é celebrada em alguns países – França, Índia, China, Inglaterra, Tailândia e outros. Neste momento, também, o professor instigará os alunos a levantarem hipóteses sobre como tal data é comemorada nos diferentes países, a partir da questão: “Como você imagina que o Valentine’s Day é celebrado na (China/França/etc.)?”. Os alunos que se sentirem à vontade, dirão suas respostas em aula aberta.   

Ao final desta etapa, supervisionados e orientados pelo professor, os alunos lerão, em grupos de quatro integrantes, o texto “In pictures: Valentine's Day around the world” (Fig. 2), debatendo sobre as respostas dadas na etapa anterior. Tal texto corresponde às imagens propostas no momento anterior comentadas com breves legendas.   

RECURSO

In pictures: Valentine's Day around the world

http://news.bbc.co.uk/2/hi/1170421.stm 

Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.   

O professor solicitará que os grupos que se sentirem à vontade apresentem seus pontos de vista (levantados à partir da leitura do texto), promovendo um rápido debate (em Inglês ou em Português), em aula aberta acerca do tema “Valentine’s Day”, com base na seguinte questão norteadora: “Do you think Valentine’s Day is celebrated the same way in all countries? / Você acredita que o Valentine’s Day é celebrado da mesma forma em todos os países?”   

ATIVIDADE 1

O professor proporá que os alunos, ainda em em grupos de quatro integrantes, pesquisem na Internet sobre a celebração do Valentine’s Day nos diferentes países, criando uma apresentação em Inglês sobre o tema para a turma. Cada grupo, portanto, ficará responsável por um país e deverá buscar responder as seguintes questões norteadoras:   

  1. What is Valentine’s day? O que é o Valentine’s Day?
  2. Is Valentine's Day celebrated in China/India/etc? Why (not)? / O Valentine’s Day é celebrado na China/ Índia/ etc? Por quê (não)?
  3. Why do Brazilian/Chinese/etc, celebrate Valentine's Day? / Por que os brasileiros / Chineses / etc celebram o Valentine’s Day?
  4. How is Valentine's Day celebrated in this country? / Como o Valentine’s Day é celebrado em tal país?

Sugerimos que tal apresentação seja criada usando o software Microsoft Power Point ou similar. Para a pesquisa sugerimos os seguintes sites (Fig. 3):

RECURSO

Sites Para Pesquisa   

http://www.pictureframes.co.uk/pages/saint_valentine.htm 

http://www.history.com/topics/valentines-day 

http://www.desisworldwide.com/blog_26.shtml 

http://www.everythingvalentinesday.com/chinese-valentines-day.html    

http://www.indobase.com/holidays/valentines-day/valentines-day-traditions/valentines-traditions-in-uk.html 

http://www.lost-in-france.com/diary-dates/405-valentines-day-in-france (Fig. 3)    

http://www.thingsasian.com/stories-photos/2340 

Figura 3 – Imagem do Site Lost in France Acesso em: 11 de maio de 2010.  

Durante a criação das apresentações, o professor deverá circular entre os grupos, orientando sobre o uso adequado da linguagem e sobre a seleção adequada das informações.   

ATIVIDADE 2

Os alunos farão suas apresentações para a turma. O professor deverá, ao final das mesmas, perguntar em aula aberta: “Do all countries celebrate Valentines’s Day the same way? Why (not)? / Todos os países comemoram o Valentine’s Day da mesma forma? Por quê (não)?”   

Neste momento é importante que o professor instigue os alunos a observarem que cada país tem suas tradições,  e que, apesar de poder ser influenciado pela tradição de outros paises, este processo deve acontecer de forma crítica.

ATIVIDADE 3

Ao final da aula as apresentações criadas serão postadas em um blog da turma. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou páginas da Internet, bem como para mídias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)     

O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 4) podem ser acessadas em:   

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

Figura 4 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.   

Caso não seja possível criar um blog para a turma, sugerimos que os alunos apresentem suas produções para outras turmas em data apropriada, como por exemplo, na reunião de Pais e Mestres.   

SUGESTÃO   

1.   Com o auxílio do professor de Artes, os alunos poderão criar cartões com mensagens em Inglês referentes ao Valentine’s Day.   

2. A partir da leitura dos comentários postados no Recurso “Is romance dead?” (Fig. 5) em colaboração com o professor de Filosofia e História  debater a seguinte questão:   Is the traditional romance and "courting" being replaced by the desire to have sex? Why? - Estão o romance tradicional e a “’paquera” sendo trocadas pelo desejo de sexo? Por quê?   

RECURSO

Is Romance Dead?

http://news.bbc.co.uk/2/hi/talking_point/1169645.stm 

Figura 5 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante toda atividade, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, o uso adequado da linguagem, nas suas formas oral e escrita, para elaboração das apresentações sobre o tema Valentine’s Day.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.