18/05/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Estas aulas objetivam desenvolver a prática de leitura e interpretação de textos orais e escritos sorbre a celebração do “Valentine’s Day” em vários países.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no laboratório de informática, para dar início as atividades destas aulas, o professor exibirá a imagem abaixo (Fig. 1) e questionará os alunos, em aula aberta, ao que ela se relaciona, na opinião deles. Por exemplo, os alunos poderão dizer que tal imagem se refera a "amor", ou "dia dos namorados", entre outras coisas.
Figura 1 – Imagem adaptada sobre o tema Valentine’s Day Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/1170421.stm Acesso em: 11 de maio de 2010.
Após este momento, o professor dirá que tal figura revela a forma que a data comemorativa “Valentine’s Day” é celebrada em alguns países – França, Índia, China, Inglaterra, Tailândia e outros. Neste momento, também, o professor instigará os alunos a levantarem hipóteses sobre como tal data é comemorada nos diferentes países, a partir da questão: “Como você imagina que o Valentine’s Day é celebrado na (China/França/etc.)?”. Os alunos que se sentirem à vontade, dirão suas respostas em aula aberta.
Ao final desta etapa, supervisionados e orientados pelo professor, os alunos lerão, em grupos de quatro integrantes, o texto “In pictures: Valentine's Day around the world” (Fig. 2), debatendo sobre as respostas dadas na etapa anterior. Tal texto corresponde às imagens propostas no momento anterior comentadas com breves legendas.
RECURSO
In pictures: Valentine's Day around the world
http://news.bbc.co.uk/2/hi/1170421.stm
Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.
O professor solicitará que os grupos que se sentirem à vontade apresentem seus pontos de vista (levantados à partir da leitura do texto), promovendo um rápido debate (em Inglês ou em Português), em aula aberta acerca do tema “Valentine’s Day”, com base na seguinte questão norteadora: “Do you think Valentine’s Day is celebrated the same way in all countries? / Você acredita que o Valentine’s Day é celebrado da mesma forma em todos os países?”
ATIVIDADE 1
O professor proporá que os alunos, ainda em em grupos de quatro integrantes, pesquisem na Internet sobre a celebração do Valentine’s Day nos diferentes países, criando uma apresentação em Inglês sobre o tema para a turma. Cada grupo, portanto, ficará responsável por um país e deverá buscar responder as seguintes questões norteadoras:
Sugerimos que tal apresentação seja criada usando o software Microsoft Power Point ou similar. Para a pesquisa sugerimos os seguintes sites (Fig. 3):
RECURSO
Sites Para Pesquisa
http://www.pictureframes.co.uk/pages/saint_valentine.htm
http://www.history.com/topics/valentines-day
http://www.desisworldwide.com/blog_26.shtml
http://www.everythingvalentinesday.com/chinese-valentines-day.html
http://www.lost-in-france.com/diary-dates/405-valentines-day-in-france (Fig. 3)
http://www.thingsasian.com/stories-photos/2340
Figura 3 – Imagem do Site Lost in France Acesso em: 11 de maio de 2010.
Durante a criação das apresentações, o professor deverá circular entre os grupos, orientando sobre o uso adequado da linguagem e sobre a seleção adequada das informações.
ATIVIDADE 2
Os alunos farão suas apresentações para a turma. O professor deverá, ao final das mesmas, perguntar em aula aberta: “Do all countries celebrate Valentines’s Day the same way? Why (not)? / Todos os países comemoram o Valentine’s Day da mesma forma? Por quê (não)?”
Neste momento é importante que o professor instigue os alunos a observarem que cada país tem suas tradições, e que, apesar de poder ser influenciado pela tradição de outros paises, este processo deve acontecer de forma crítica.
ATIVIDADE 3
Ao final da aula as apresentações criadas serão postadas em um blog da turma. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou páginas da Internet, bem como para mídias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)
O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 4) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 4 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.
Caso não seja possível criar um blog para a turma, sugerimos que os alunos apresentem suas produções para outras turmas em data apropriada, como por exemplo, na reunião de Pais e Mestres.
SUGESTÃO
1. Com o auxílio do professor de Artes, os alunos poderão criar cartões com mensagens em Inglês referentes ao Valentine’s Day.
2. A partir da leitura dos comentários postados no Recurso “Is romance dead?” (Fig. 5) em colaboração com o professor de Filosofia e História debater a seguinte questão: Is the traditional romance and "courting" being replaced by the desire to have sex? Why? - Estão o romance tradicional e a “’paquera” sendo trocadas pelo desejo de sexo? Por quê?
RECURSO
Is Romance Dead?
http://news.bbc.co.uk/2/hi/talking_point/1169645.stm
Figura 5 – Imagem do Recurso Acesso em: 11 de maio de 2010.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante toda atividade, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, o uso adequado da linguagem, nas suas formas oral e escrita, para elaboração das apresentações sobre o tema Valentine’s Day.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/02/2013
Quatro estrelasAtividade bem elaborada oferecendo ótimos recursos aos professores. Gostei muito. Obrigado.