Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes Radicais - Skate

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Democratizar o aprendizado de uma modalidade esportiva pouco praticada na Escola;

Adaptar os espaços e novas formas de andrar de Skate;

A história do Skate;

Vivenciar algumas modalidades do Skate;

Recohecer a importância dos equipamentos para segurança do esporte.

Identificar meios de cooperação para ajudar nas situações vivenciadas nas aulas.

Aprender a linguagem, atitudes e o estilo de vida dos skatistas.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Skate

Esta aula têm como objetivo mostrar como a ferramenta skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de Educação Física, fortalecendo a socialização, cooperação e  as contribuições motoras (equilíbrio e lateralidade ). Os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer, esporte e educação.

Com o conteúdo esportes radicais - skate na escola o aluno, por meio da experimentação de movimentos e de atividades diferentes, pode estar desenvolvendo o seu corpo e a sua mente durante o processo de maturação, e ainda pode aprender diversas palavras em inglês, devido ao vocabulário utilizado pelos praticantes do skate.

Com o skate na escola, também pode-se trabalhar regra de conduta, comportamento, respeito, fortalecimento muscular, o equilíbrio, além de proporcionar esse desafio para os estudantes.

Link das Fotos -  http://portugalboard.com 

    

O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins. Já em 1965 foram fabricados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos. Mas o esporte só ganhou o mundo nos anos 90, quando o norte-americano Tony Hawk realizou uma revolução com seus aéreos e flips. Tony Hawk é considerado, até hoje, o maior skatista de todos os tempos. O skate é praticado pelas ruas do mundo todo, ou em lugares específicos, como os skate parks.

É essencial a utilização de equipamentos de segurança como o capacete, joelheira e cotoveleira para o mínimo de proteção em caso de quedas.

Existem as seguintes modalidades para a prática do skate:

- Freestyle – manobras feitas em sequência, no chão.

- Down Hill – descida de ladeiras na maior velocidade possível.

- Downhill Slide – descida de ladeiras em alta velocidade, realizando manobras de derrapagem.

- Vertical – é praticada em pista, e pode ser subdividida em outras modalidades, variando sempre as condições da pista. As manobras podem ser aéreas ou deslizando pela borda metálica da pista.

- Street Style (skate de rua) – na modalidade mais praticada em todo o mundo, os bancos, corrimões, escadas das ruas das cidades são utilizadas como obstáculos para o skate.

- Mini-rampas – praticado em rampa que mistura os estilos Street e Vertical (paredes pouco inclinadas). Nas competições, só existem duas categorias: a Street (circuito com obstáculos) e a Half Pipe (rampa em formato de “U”). As manobras são avaliadas por juízes que atribuem notas considerando a dificuldade e a desenvoltura das manobras realizadas. Geralmente as competições duram dois dias, sendo que no primeiro dia acontece à fase classificatória e no segundo, os melhores skatistas tem duas chances de realizar suas manobras. Aquele que somar mais pontos na mesma volta vence.

A partir dos anos 90, os brasileiros tem tido destaque internacional nas competições. O primeiro grande destaque foi Bob Burnquist. Atualmente, o skatista brasileiro de maior destaque é Sandro “Mineirinho” Dias, tetracampeão mundial de skate vertical (2003, 2004, 2005 e 2006).

AULA 01

Espaço: sala de aula, sala de vídeo, biblioteca ou laboratório de informática

Material: pesquisa internet e trabalho história skate   

ATIVIDADE I

O professor juntamente com a turma conhecerá algumas definições do Skate como comportamento, vestimenta e gestual dos skatistas através de trabalhos em grupos e pesquisa na internet.

http://pt.wikipedia.org/wiki/skate  

http://portugalboard.com  

Poderá juntamente com os alunos relacionar os modos de ser de outros grupos (rappers, surfistas, emos e outros grupos). Num primeiro momento, conversar com os alunos sobre o que conheciam sobre a manifestação cultural. Depois, colocar algumas questões para um levantamento mais objetivo do conhecimento dos alunos:

Onde podemos andar de skate?

Quais os tipos de skate que existem?

Alguém sabe o nome de alguma manobra de skate?

Para finalizar a pesquisa e com esses conhecimentos discutidos e com as dúvidas dos alunos apresentadas e sanadas pelo professor a turma será divdida em grupos e será realizado um jogo com perguntas sobre o universo skate. Cada grupo receberá uma folha contendo 10 perguntas sobre skate e o grupo que acertar mais perguntas será o vencedor. Estas perguntas podem ser elaboradas pelo professor e serem de múltipla escolha. Exemplo: como surgiu o skate, onde surgiu skate, nome das manobras, principais skatistas brasileiros, quais são os equipamentos de segurança, tipos de modalidades do skate, significado de algumas gírias usadas pelos skatistas e demais perguntas que o professor julgar interessante para a realização do jogo.

AULA 02 

Os skatistas utilizam gírias para se comunicarem uns com os outros e na maioria das vezes, essas gírias são em inglês, porém, é importante ressaltar que nem todas as palavras utilizadas por eles possuem o significado correto quando traduzidas para o português, ou seja, algumas palavras são assimiladas com a função/situação do objeto relacionado à prática do skate. O professor pode estimular essa assimilação para que o aluno possa desenvolver seu lado cognitivo cada vez mais.

A proposta nesta aula, é de associar o tema a aula de inglês. Algumas palavras utilizadas pelos skatistas são palavras em inglês.

O professor de educação física juntamente com a professora de inglês vivenciarão junto com os alunos o vocabulário utilizado nas manobras, atitudes e estilo de vida dos skatistas e desta forma os alunos conheceram a pronúncia correta das palavras.

Devido a essa identidade do jovem com skate, os professores podem usar dessa prática para deixar as suas aulas mais estimulantes e incentivar os alunos a participar e aumentar a socialização nas aulas de Educação Física e Inglês.

AULA 03

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: skate

Para qualidade é necessário material e a ferramenta skate não é fácil de conseguir. Existem escolas em que o professor terá que elaborar projetos para ver se a escola consegue essa ferramenta. O professor poderá entrar em contato com algumas escolinhas de skate existentes em sua cidade e conseguir emprestado alguns skates para realização da aula.

Poderá idealizar a venda de uma rifa pelos alunos da escola e o prêmio será um skate e com o dinheiro arrecado comprar skates para a escola.

Realizar um Festival da PIPOCA ou do SORVETE na escola e arrecadar dinheiro para a compra dos skates.

É bom lembrar que se pode pedir para o aluno trazer o skate de casa, caso ele tenha.

O professor pedirá aos alunos que tragam alguns skates para realização da aula e vivenciaram o andar e as manobras de forma lúdica.

Explique aos alunos que nesta etapa será um momento em que os alunos deverão colocar o seu jeito de praticar, que poderão inventar diversas maneiras para andar de skate. Combinar que cada aluno ou grupo apresentará para os demais o que  produziram e ao término da aula, os demais grupos avaliariam as produções apresentadas.

ATIVIDADE I

Todas as formas de se andar de skate requer que o aluno descubra como vai ficar em pé sobre seu skate. Se seu pé esquerdo está à frente, ou se seu corpo estiver virado para a direita o aluno está na postura "regular". Se seu pé direito está para frente, ou seu corpo estiver virado para a esquerda, o aluno está na postura chamada de "goofy".

Estilo Regular e Estilo "Goofy"

O aluno é destro ou canhoto? Para a maioria das pessoas, é mais fácil ficar com a mão dominante para trás e o pé opositor para frente.

A maioria das pessoas ficam viradas para a direita, uma vez que há mais destros que canhotos.

O que é mais confortável? Peça ao aluno que tente ambas as posições, escolhendo a que seja mais natural para ele.

ATIVIDADE II

Subindo no Skate   

Existem duas maneiras:  

Se o aluno estiver em pé corretamente, ele será capaz de se mover em um espaço simplesmente movendo seu peso do pé de trás para frente.

Peça aos alunos que olhem para os parafusos que seguram as rodas na prancha. Coloque seu pé frontal nos dois parafusos de baixo no suporte frontal, com seu calcanhar e dedos para fora da borda da prancha. Coloque seu outro pé logo antes da prancha começar a se curvar, com o calcanhar mais para dentro da prancha.

Coloque o pé de trás na curva da prancha, depois das rodas traseiras. Coloque o pé da frente gentilmente nos dois parafusos, como no passo anterior. Não aplique pressão ainda.

ATIVIDADE III

Equilibrando no Skate

O equilíbrio e as destrezas corporais.

Para que essa prática seja segura é necessário a realização desta aula em um local plano para o aluno não machucar em uma possível queda do skate. O uso de equipamentos de proteção individual, (capacete, munhequeira, cotoveleira, joelheira e caneleira) será muito útil para dar segurança aos alunos. Esses equipamentos podem ser adaptados, como é o caso das cotoveleiras, joelheiras e munhequeira isto é, o professor pode pegar espumas de colchão e improvisar nos braços e joelhos dos alunos de modo que esses venham diminuir o impacto, no caso de quedas.

Para manter o equilíbrio é necessário que o aluno:

Mantenha o peso nos pés;

Fique ereto;

Abram as pernas;

Dobrem os cotovelos e mantenham os braços perpendiculares ao chão;

Abaixem seu centro de gravidade flexionando as pernas.

Para realização desta aula é importante um local plano para o aluno não machucar em uma possível queda do skate.

AULA 04

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade. Material: skate

Material: skate

ATIVIDADE I

Praticando o impulso enquanto mantêm seu equilíbrio

O impulso do skate com as crianças é um ponto interessante, pois o mesmo pode favorecer benefícios do tipo a melhora da lateralidade da criança e a força dos membros inferiores. No começo, esse movimento o qual  chamamos de remada ou impulso pode parecer complicado para o aluno, mas cabe ao professor fornecer feedback de forma que o aluno possa tentar resolver a situação.

Esta parte é a mais difícil, pois envolve tirar um dos pés do skate para que possa empurrá-la contra o chão. 

Peça ao aluno que rode seu pé da frente 45 graus, para que os dedos fiquem ligeiramente mais a frente que antes; 

Coloque o peso na frente da prancha;

Retire seu outro pé da prancha e mova-o acima e a frente do primeiro pé, com os dedos para  frente.

Com um movimento único, empurre contra o chão com o pé levantado, fazendo força com a parte frontal da planta do pé;

Coloque o pé traseiro novamente na parte de trás da prancha e rode o pé frontal de volta ao lugar. Ele poderá fazer mais de uma batida por vez.

ATIVIDADE II

Faça curvas mudando seu peso 

Para toda atividade que o indivíduo for praticar, a mesma exige um determinado equilíbrio, e usando essa linha de raciocínio, ao ensinar o aluno a realizar curvas com skate, pode-se pensar em uma melhora do equilíbrio, seja ele mecânico, emocional, enfim vários outros.

Virando a direita:

Para os alunos com uma postura regular, inclinem-se suavemente, e coloque mais peso na frente dos pés. Para os alunos com a postura "goofy", coloque mais peso nos calcanhares. Nesta postura, deve ser mais difícil virar a direita do que a esquerda.

Virando a esquerda:

Postura regular, mais peso nos calcanhares, o que vai ser mais difícil do que virar a direita. "Goofy", mais peso na frente do pé.

Para que essa prática seja segura é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, (capacete, munhequeira, cotoveleira, joelheira e caneleira). Esses equipamentos podem ser adaptados, como é o caso das cotoveleiras, joelheiras e munhequeira isto é, o professor pode pegar espumas de colchão e improvisar nos braços e joelhos da criança de modo que esses venham diminuir o impacto, no caso de quedas.

AULA 05

Então, após algumas aulas, propor aos alunos fazer o “dia do skate” na escola (2 últimas aulas de um dia previamente agendado). Para tanto, os alunos organizariam o evento da seguinte maneira:

• Um grupo seria responsável para trazer as músicas presentes no universo dos skatistas, além de outros ritmos, e cuidaria do som;

• Um grupo seria responsável para divulgar o evento na escola, perguntando quem gostaria de participar e trazer os skates neste dia;

• Um grupo seria responsável para organizar o evento na quadra.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos conseguiram entender a diversidade cultural do Skate;

Como foi a participação dos alunos na organização do Dia do Skate?

Identificar com os alunos quais são as modalidades do Skate;

Pedir que apontem quais são os equipamentos para segurança do esporte e quais suas funções;

Verificar o interesse e motivação dos alunos para dar continuidade ao tema;

Refletir sobre as dificuldades encontradas nas aulas;

Identificar as situações de aula em que foram exigidas cooperação entre os alunos e reconhecimento dos avanços dos colegas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.