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O jogo da imunidade

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar as relações funcionais entre os principais componentes do Sistema Imune.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema. 2. Noções de citologia (estrutura celular e organelas). 3. Quais são as principais células de defesa e sua função. 4. O que são antígenos e qual é o papel dos anticorpos.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

 

Este plano de aula tem o propósito de levar os alunos a relacionar os componentes básicos do Sistema Imune e suas respectivas funções como parte integrante de um processo conjunto. Para tanto será utilizado um jogo de cartas, o “Jogo da Imunidade”, cujas instruções podem ser consultadas aqui. O “Jogo da Imunidade” é semelhante ao jogo de buraco. Cada carta do jogo representa um componente do Sistema Imune e o objetivo é formar seqüências de cartas que simulem a ativação do Sistema. Cada baralho é composto de 34 cartas e são necessários 2 baralhos para cada partida com 2 a 4 jogadores.

 

 

 

Dica! Confeccione o material do jogo antes da aula. O roteiro no qual as regras são apresentadas traz também as imagens de todas as cartas em tamanho real. As imagens podem ser impressas, recortadas e coladas em papel-cartão ou mesmo na frente das cartas de um baralho.

 

Esta aula foi elaborada para servir como exercício de consolidação de conceitos anteriormente vistos pelos alunos, tais como: 1) as principais células de defesa (macrófagos, linfócitos T e B) e suas funções, 2) o que são antígenos e como eles ativam o Sistema Imune e 3) qual é o papel dos anticorpos.

 

Para a realização da atividade você pode dividir a turma em grupos e organizá-los em grupos de 4 alunos (2 duplas concorrentes entre si), cada grupo com 2 baralhos. Caso o número de alunos seja muito grande e a quantidade de baralhos seja insuficiente, o número de alunos em cada grupo pode ser maior e cada jogada na partida deverá ser representada por um grupo de alunos.

 

Dica! Faça um esforço para confeccionar o número suficiente de baralhos para toda a turma. Jogando individualmente os alunos aproveitam melhor esta atividade. Os alunos podem ficar encarregados de lhe ajudar a preparar os baralhos nas aulas anteriores.

 

Dica! Distribua aos alunos o roteiro com as regras em uma aul a anterior. Isso permite que eles já estudem as regras, sobrando mais tempo desta aula para o jogo em si. Antes de começar o jogo revise com os alunos a s regras, aproveitando para revisar também os conceitos relacionados a cada carta. A dinâmica desta revisão é que os alunos exponham o que se lembram dos conceitos. Conduza esta revisão de modo a intervir, quando necessário, para explicar novamente um conceito não lembrado pelos alunos ou para expor um detalhe importante não mencionado ou mesmo para corrigir uma idéia mal entendida.

 

 

Aula 2 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Nesta segunda aula os alunos devem formalizar as relações estabelecidas anteriormente entre os componentes do Sistema Imune (por meio do jogo) na forma de um mapa conceitual. Os mapas podem ser elaborados com a ajuda do programa Cmap tools.

 

Um mapa conceitual é uma forma gráfica de representar um conjunto de conceitos que possuem relações entre si. A montagem do mapa deve ser feito de tal forma que tais relações estejam evidentes. Você encontra um exemplo de mapa conceitual aqui.

 

Dica! Instale o programa previamente nos computadores e explore-o antes que os alunos o façam. A montagem dos mapas pode ser feita em grupos. O grau de detalhamento de cada mapa conceitual que deverá ser exigido dos alunos depende de como os conteúdos foram trabalhados em sala de aula. O importante é que os alunos tentem relacionar funcionalmente cada célula de defesa e seu respectivo papel. Como atividade para as aulas seguintes você pode trabalhar com os alunos em um mapa conceitual que englobe as idéias de cada um dos grupos. O mapa definitivo pode ser afixado na parede da sala de aula do laboratório de Ciências. Outra idéia é montar um mapa maior com os mapas produzidos por cada turma.

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Material de aprofundamento para o professor:
http://w ww.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/biologia/temasbio/atualidad es/tb10.pdf - Excelente resumo sobre o funcionamento do Sistema Imune. Traz em si um mapa conceitual.

http://www.cecgodoy.pro.br /saladeciencias/index.php?Ite mid=65&id=56&option=com_content&sectionid=15&task=category – Página da internet que fala sobre a elaboração de mapas conceituais e sobre como ut ilizar o programa Cmap Tools.

 


Atenção!
Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):


Roteiro de atividade:
http://www.moderna.com.br/moderna /didaticos/em/biologia/temasbio/atividades/TB11.pdf - Jogo da Imunidade.

Software:
http://cmap.ihmc.us/download/  - Cmap Tools. Programa que auxilia a elaboração de mapas conceituais.

Site: http://cmapspublic.ihmc.us/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1169078818328_986299519_16009&partName=htmltext  - Exemplo de mapa conceitual.
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: Pelo desenvolvimento da atividade lúdica e elaboração do mapa conceitual. Os alunos conseguiram transpor as relações estabelecidas no jogo para o mapa conceitual? As diferentes funções de cada componente do Sistema Imune foram relacionadas de forma coerente? Que componente foi utilizado como ponto inicial para montagem do mapa conceitual? Caso diferentes grupos tenham iniciado o mapa por diferentes componentes, o que isso influenciou no resultado final de cada mapa? Discuta essas diferenças com seus alunos.
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