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Aprendendo a jogar Frescobol

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender e vivenciar o Frescobol;

Identificar um novo tipo de esporte dentro da escola;

Construção de materiais alternativos para a prática do Frescobol.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

FRESCOBOL

A origem do frescobol veio de Copacabana no Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 1946. Quem inventou foi Lian Pontes de Carvalho que construiu e jogou com raquetes de madeira. Ao passar os anos o frescobol evoluiu e passou a ser um esporte profissional, juntamente com as raquetes, e hoje as raquetes profissionais são fabricadas com fibra. A fibra é o material perfeito, pois tem uma durabilidade melhor, é mais leve e aumenta o poder da batida.

A evolução do frescobol expandiu-se após a imigração de brasileiros em outros países que assim transformaram o frescobol no esporte mais jogado dos esportes de praia na América Latina, Austrália e EUA. A cada dia esta crescendo a popularidade do frescobol também em gramados e indoor (quadra fechada).

O nome Frescobol foi criado pois o termo “Frescor do final da tarde” era utilizado por senhoras que frequentavam a praia à tarde. Os “gringos” que não suportaram jogar no alto calor do RJ, misturaram os termos “FRESCO” + “BALL” e os cariocas denominaram o esporte de FRESCOBOL.

AULA 01

Espaço: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: papelão, cartolina grossa, retalhos de tecidos, tira de papel, plásticos, cordas e bola de meia

Sabe-se que a Educação física escolar compreende uma série de ações na aula, que devem ser complementadas por outras atividades fora da sala de aula e depois da escola. Dentre as possibilidades de atividades nas aulas, podem-se destacar as possíveis construções dos materiais, dos espaços e de equipamentos.

As aulas de educação física podem ser propostas em conjunto com outras disciplinas como a de educação artística, promovendo a interdisciplinaridade na escola. Realizar a confecção de uma raquete de frescobol com os alunos a partir de um papelão ou cartolina grossa e confeccionar redes adaptadas com corda e materiais alternativos tais como retalhos do tecido, tira de papel ou plásticos.

Oferecendo atividades de construtivismo, os alunos são hoje mais críticos, motivados para a prática do Frescobol e as demais atividades propostas para a Educação Física, nas quais participam agora com outro olhar, descobrindo e exigindo do professor novas formas de abordagem, com adaptações de regras e espaços.

AULA 02

Espaço: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: raquetes de frescobol e bolas.  

O objetivo é familiarizar o aluno com a bola e a raquete.

ATIVIDADE I

Os alunos divididos em duplas e cada um com uma raquete e bolinha, rebaterão a bolinha um para o outro e a bolinha deve quicar no chão durante a troca de passes;

Cada aluno com uma raquete de frescobol e uma bolinha, rebaterá a bolinha para o alto utilizando a raquete.

ATIVIDADE II

Lançar a bola ao alto, deixar dar um quique e parar com a raquete;

Pular corda equilibrando a bola na raquete, variar de acordo com o nível de habilidade, com giros, com velocidade.

ATIVIDADE III

Andar por todas as linhas da quadra quicando a bola para o chão ou para alto.

AULA 03

Espaço: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: raquetes de frescobol e bolas.  

O objetivo é desenvolver a coordenação motora e controle de bola.

ATIVIDADE I

Distribua o material para os alunos e cada um deve ficar com uma raquete e uma bola. Peça para eles individualmente com a raquete de frescobol ou similar bater na bola para cima sem deixar cair, primeiro com a mão direita e depois com a esquerda.

Individualmente os alunos deverão com a raquete de frescobol ou similar bater a bola ou para cima se deslocando para frente, para trás e lateralmente. Depois, peça para os alunos formarem duplas e um vai rebater a bola para o outro, primeiro com a mão esquerda e depois com a direita sem deixar a bola cair.

ATIVIDADE II

Proponha uma livre troca de golpes em duplas, com distâncias pequenas entre os alunos, que serão aumentadas no decorrer da aula. Este exercício pode ser o mais atrativo, por simular uma troca de golpes de uma partida de frescobol, mesmo sem a técnica específica da modalidade.

ATIVIDADE III

Em duplas cada um com a sua raquete pedir para que os alunos rebatam a bola um para o outro e ao ser lançada, a bola pode quicar para facilitar a rebatida.

Ao final da aula conversar com os alunos os diferentes tipos de projeções que implicam em arremesso e rebatida. No caso do primeiro segmento, tal discussão poderá partir da vivência dos próprios alunos em outras modalidades tais como rebater uma peteca, fundamentos esportivos e entre outros.

AULA 04

Espaço: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: raquetes de frescobol, bolas, cones, cabo de vassoura, giz e elástico.  

ATIVIDADE

Com a utilização de cones, cabo de vassouras, giz e elástico, montar mini quadras de frescobol e dividir a turma em duplas que jogarão entre si.

Propor algumas regras como:

1. O jogo começaria com um saque dado por um dos alunos do fundo da quadra, sempre no sentido da quadra adversária;

2. A bola poderia quicar uma vez apenas na quadra de jogo;

3. Após o saque, os alunos poderiam se movimentar livremente pela sua meia –quadra, a fim de alcançar e rebater a bolinha para o campo adversário;

4. O ponto seria computado, todas as vezes que a bolinha batesse na quadra do adversário e este não conseguisse mandá-la de volta.

5. As partidas seriam disputadas em uma única parcial de 10 pontos, sendo que para ser vencedor da mesma, a dupla deveria obter uma vantagem mínima de dois pontos sobre o adversário. Os pontos seriam disputados de forma direta, sem vantagem;

6. O jogador poderá rebater a bolinha, mesmo sem esta ter quicado em sua quadra;

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos gostaram de criar materiais alternativos para a prática das aulas?

Quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos para a vivência do jogo?

Os alunos foram capazes de criar novas regras e de adaptar os espaços para melhorar a dinâmica do jogo na escola?

Como foi o interesse dos alunos em aprender e vivenciar o esporte Frescobol?

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • sandra Vance, particular pessoa física- professoara , São Paulo - dijo:
    vance-sandra@hotmail.com

    04/09/2013

    Três estrelas

    Boas as dicas, detalharia mais sobre materiais alternativos.


Sem classificação.
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