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Esportes Radicais - Escalada

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender uma modalidade de esporte pouco praticada na Escola;

A história da Escalada e o que é Escalada;

Vivenciar a Escalada na Escola.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

ESCALADA

► Prática derivada do montanhismo cujo objetivo é subir em pontos elevados utilizando equipamentos específicos (ou não).

► A prática de escalar sempre esteve atrelada ao ser humano. Desde os primórdios da humanidade, subir montanhas, seja caminhando ou escalando, tornou-se necessária para a sobrevivência.

► O berço do montanhismo foi a cordilheira dos Alpes, na Europa (daí a escalada ter também o nome de alpinismo). Em 1492, Antoine de Ville escalou o monte Aiguille, na França, apesar das inúmeras superstições que consideravam as altas montanhas como territórios de dragões e seres alienígenas.

► A história da escalada esportiva começou em um rigoroso inverno ucraniano, na década de  1970, quando um escalador, sem ter como praticar escalada em locais abertos, resolveu afixar pedras em uma parede.

► Em 1985, na Itália, foi realizado o primeiro campeonato mundial. Que teve como obstáculo uma parede natural. Em 1987, pela primeira vez um campeonato foi realizado em uma parede artificial.

► A copa do mundo de Escalada Esportiva foi criada em 1990. E, dois anos mais tarde, na Olimpíada de Barcelona, finalmente veio a consagração do esporte, quando foi praticado como demonstração.

► No Brasil o esporte começou a ser praticado no final da década de 80. O grande divisor de águas no país foi a realização, em 1989, do I Campeonato Sul Americano de escalada Esportiva, em Curitiba. A partir daí novos atletas e patrocinadores passaram a apoiar e a praticar o esporte.

► A escalada esportiva requer do praticante um nível considerável de força, resistência ao esforço, agilidade e velocidade, dependendo da modalidade esportiva.

► Do ponto de vista psicológico, o escalador deve ter controle para saber fazer o movimento mais rápido e eficaz no momento certo. Concentração passa a ser um dos principais aspectos a ser trabalhado pelos escaladores.   

 Equipamentos de Escalada

Os equipamentos básicos para a prática da escalada são: cordas, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para passar nas mãos. A segurança do esporte é um dos quesitos mais importantes e as cordas têm exatamente essa função, já que sem elas os tombos são inevitáveis.

Para transpor os obstáculos a utilização de uma sapatilha especial pode facilitar muito sua vida. Ela tem o formato ideal para propiciar maior equilíbrio e segurança. 

O capacete que é o item de segurança mais comum nos esportes radicais. A sua função e importância todos conhecem, portanto nunca esqueça de utilizá-lo.

A Escalada indoor

http://www.escaladabrasil.com 

AULA 01

Espaço: sala de aula, laboratório de informática ou sala de vídeo.

Material: um pequeno filme sobre escalada, cartazes e trabalhos de escalada.

ATIVIDADE 01

O professor juntamente com a turma identificará depois de assistir um filme ou de um trabalho de pesquisa feito pelos alunos definições de normas de segurança do esporte, os locais para prática, os equipamentos utilizados e os tipos de escalada. Poderá questionar os alunos com algumas perguntas:

1) Qual aluno já praticou Escalada?

2) Quais os materiais necessários para a prática da Escalada?

3) Qual o terreno utilizado para a prática da Escalada?

No primeiro momento discutir com os alunos o que eles conhecem sobre escalada, montanhismo e alpinismo. Perguntar quais as modalidades que poderiam ser vivenciadas em um ambiente escolar. Exemplificar as seguintes técnicas de escalada para a turma:     

A escalada como outros esportes têm uma série de técnicas para o melhor aproveitamento do tempo e maior segurança dedicado ao praticar.

PEGADAS DE MÃO

Pega Fechada

Em pegas fechadas seus dedos são contraídos ao limite em torno da segunda junta. A primeira junta pode ficar aberta ou fechada. Quando pegando agarras pequenas (regletes), use o dedão para cobrir os outros dedos que estão apoiados na agarra. Isto reforça a pega, pois o dedão diminui a tensão dos outros dedos. O dedão é o dedo com mais força, e adiciona um grande poder a pega. Pegas muito fechadas causam stress nos tendões dos dedos, por isso procure sempre pegas mais abertas.

Pega Aberta

Em pegas abertas os dedos se contraem na segunda junta num ângulo de noventa graus ou mais. O dedão é usado como apoio em cristais ou irregularidades. Esta posição não é muito efetiva para concentrar força em agarras muito pequenas, mas em agarras grandes pode ajudar muito, reduzindo a força necessária na segunda junta. Em pegas abertas, seus dedos seguirão o contorno da agarra, ao invés de se projetar contra elas.

Pega Estendida

Em pegas estendidas a segunda junta é contraída muito pouca, a contração através da primeira junta faz o contato. Esta é a posição que causa menos stress nas duas primeiras juntas, e é mais usada em agarras abauladas.

Monodedos e Bidedos

Deve-se tomar cuidado com monodedos e bidedos para não machucar os tendões. Se o monodedo for verticalmente prolongado pode-se apoiar o dedo médio em cima do indicador para aumentar o poder. Em bidedos use os dedos entre o indicador e o dedinho.

Pega em Pinça

Neste tipo de pega o dedão normalmente pinça em oposição aos outros dedos, mas também se pode pinçar ao lado da agarra, noventa graus ou acima da direção onde estão puxando os dedos. Também pode se pinçar com o dedão e o lado (normalmente da segunda junta) do dedo indicador. Normalmente usado em pequenas agarras, para dar equilíbrio ao corpo, e manter os pés nas agarras.

FENDAS

Aqui estão incluídas todas as rachas na pedra, desde as fissuras que mal aceitam um dedo, até as que aceitam praticamente o corpo como um todo. Dependendo de sua largura, cada uma tem sua técnica própria. Para começar, uma fenda pode ser usada como mera agarra, os dedos simplesmente enfiados nela, tracionando-a, ou os pés empurrando-a. Sistemas de fendas horizontais ou verticais podem ser escalados assim, sem maiores novidades.

ATIVIDADE 02

Apresentar alguns equipamentos utilizados para a prática das modalidades em questão, como: cadeirinha, corda, fitas de segurança, mosquetões, capacetes, sapatilhas e alguns tipos de descensores. Juntamente com a apresentação dos materiais discutir a importância que a segurança possui neste tipo de atividade, bem como o conhecimento necessário de como utilizá-los da maneira correta, pois a não observância dos mesmos pode acarretar em acidentes fatais.

ATIVIDADE 03

Montar uma oficina para confecção de alguns nós utilizados em atividades como: rappel, escalada, montanhismo e alpinismo e a experienciação com atividades que consistam em andar sobre uma corda presa entre as colunas de sustentação da própria quadra poliesportiva da escola.  

Realizar uma ascensão utilizando uma corda fixada na estrutura metálica de sustentação da cobertura da quadra e posteriormente um rappel da arquibancada para a quadra com altura de aproximadamente três metros.

AULA 02

Espaço: locais ingremes na escola e locais com árvores.

Material: cordas.

Objetivos: possibilitar aos alunos noções de distância, trajetória, baixo e alto, equilíbrio, força de membro superior e inferior.

Benefícios da escalada quando trabalhada de forma lúdica: desenvolvimento de velocidade, resistência, força, estratégia, habilidades motoras, trabalho em grupo, percepção, atenção, equilíbrio dinâmico e precisão de movimentos. 

ATVIDADE 01

Escalar um pequeno morro da escola.

Amarrar previamente uma corda em um local acima do morro ou o próprio professor deverá segurar a ponta desta corda permanecendo na parte superior do local. Os alunos um de cada vez devem subir o morro segurando na corda.

ATIVIDADE 02

Dividir os alunos em duplas e um dos alunos deverá amarrar uma corda pela cintura.O outro deverá auxiliá-lo a escalar uma subida ingreme ou mesmo ultrapassar um pequeno obstáculo que tenha na escola (pequeno muro ou um plinto) montado para esta atividade.

ATIVIDADE 03

Pirâmides humanas

Dividir os alunos em grupos de quatro alunos. Dois alunos ficarão de joelhos, enquanto um apoiará nos joelhos de um deste e depois nos ombros com o auxílio do quarto aluno.

AULA 03

Espaço: locais ingremes na escola e locais com árvores.

Material: cordas, mochila e água

ATIVIDADE 01

Amarrar uma corda em uma árvore e esta corda deverá conter com diversos nós a cada 50 cm aproximadamente. Limitar a altura e pedir que os alunos subam com o auxílio das mãos e pernas.

ATIVIDADE 02

Fixar duas cordas paralelas estando com mais ou menos 80cm de distância uma da outra. Os alunos deverão escalar as cordas e tentar passar de uma para outra.

Obs: utilizar um gramado ou colchões de proteção

ATIVIDADE 03

Escolher um trajeto dentro da escola e simular uma caminhada na montanha.

Pedir que os alunos tragam suas mochilas e identificar o que seria necessário levar para uma caminhada e escalada (comida, água, agazalho, material de higiene e primeiros socorros). Colocar na mochila um peso equivalente entre 03 e 05 Kg.

Fazer o percurso em diferentes ritmos e apontar o ritmo adequado para cada um. Ao longo da caminhada fazer paradas e verificar a frequência cardíaca.

Observação:

A escalada pode ser trabalhada de forma lúdica com crianças na forma de jogos e brincadeiras adaptadas a parede de escalada como: pega-pega, guerra e escaladores, roubar o rabo, jô-quei-pô, três- três , olhos vendados, siameses, resta uma, boulder com uma só mão e via numerada, além de inúmeras outras que podem ser criadas.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir que os alunos definam e diferencie o que é Escalada, Alpinismo e Montanhismo.

Realizar trabalho de fotografia e registros das questões trabalhadas e fazer uma exposição na escola.

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