Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música: Elementos de expressão e caráter - interpretação

 

07/06/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      1 - Compreender os diferentes caráteres expressivos na execução musical;

      2 - Conhecer os termos utilizados para fazer referência a estes em música;

      3 - Interpretar uma música, modificada em sua expressão com termos indicadores de caráter.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Não há necessidade de conhecimentos musicais formais prévios, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em Música.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

      Inicie a aula colocando música para os alunos ouvirem. Escolha peças musicais que tenham duas interpretações diferentes. Usaremos aqui os exemplos a seguir, mas você pode usar outros que julgar mais apropriados.

Help (Lennon / McCartney) interpretada por The Beatles: http://www.youtube.com/watch?v=TU7JjJJZi1Q  

Help interpretada por Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=PIeZPyJaIwM    

Tempo Rei (Gilberto Gil) interpretada por Gilberto Gil: http://www.youtube.com/watch?v=C-BADckQhP4  

Tempo Rei interpretada por Lobão: http://www.musicasparascrap.com/ouvir.php?musica=Lobao-TempoRei 

      Após a audição, discuta o que aconteceu em cada exemplo, analisando com a turma o caráter expressivo dos diferentes arranjos para a mesma canção. Pergunte: são parecidos ou diferentes? Que indicações poderíamos dar para ajudar os músicos que viessem a tocar cada uma das músicas acima? Como descreveriam as semelhanças e diferenças? O que podemos dizer sobre as interpretações? 

      Converse sobre as muitas sensações que uma música pode provocar numa pessoa que a ouve. Podemos ser levados a nos sentir de diversas maneiras quando ouvimos música. Peça para eles darem exemplos de peças que os façam sentir de maneiras específicas. Que elementos estão presentes nessas músicas que poderiam facilitar essas sensações? Converse sobre expressão, intenção, sentimento e caráter na interpretação das músicas. Quais palavras podemos usar para descrever essas expressões?

      Obs.: Muitos dos termos utilizados têm um valor subjetivo. No entanto, mostram as intenções expressivas do compositor/autor e servem de guia para uma interpretação mais próxima à concepção do compositor.

Atividade 2

      Proponha o seguinte exercício. Escolha uma peça musical que transmita alegria e agitação. Usaremos como exemplo a canção “Tempos Modernos” de Lulu Santos, mas você pode utilizar outra que desejar – e escolha um trecho para todos cantarem juntos. Nesse caso, faremos a parte inicial: “Eu vejo a vida melhor no futuro / Eu vejo isso por cima de um muro / De hipocrisia que insiste em nos rodear”. Escreva a letra no quadro, se necessário.

Tempos Modernos de Lulu Santos:

http://www.youtube.com/watch?v=MucOziX1Jp8      

      Cante junto com eles, estimulando com gestual para que a interpretação fique vibrante e firme. Depois disso, pergunte se é possível uma interpretação diferente, menos vibrante e menos enérgica, que seja, ao contrário, sem ânimo e triste. O que seria necessário para tanto? Diminuir o andamento? Mudar a entonação da voz? A instrumentação utilizada pode influenciar? Cante de novo junto com eles, mas desta vez com o novo caráter.

      Ao final, mostre o quanto a intenção interpretativa (expressão e caráter) é importante quando uma canção vai ser tocada/cantada e que, cientes disso, os compositores muitas vezes se utilizam de termos para informar os músicos sobre como interpretar uma música. Na Atividade 3 apresentamos alguns dos termos mais usuais em português. Porém, na escrita tradicional em música, encontramos os mesmos termos em outras línguas. Esses termos orientam o intérprete sobre as intenções expressivas do compositor (veja mais em Recursos Complementares).

      Mesmo que os alunos não tenham conhecimento prévio sobre a escrita tradicional em música, distribua cópias das músicas para eles. Depois, execute as peças e mostre o momento em que o trecho a ser analisado começa. A seguir, disponibilizamos dois exemplos que você pode usar:

      Hino Nacional Brasileiro (F.M. da Silva / J.O.D. Estrada)

partitura: http://www1.cml.pr.gov.br/nossoshinos/imagens/partitura_hnb.jpg

música: http://www.youtube.com/watch?v=HgJiOZXPJps    ou       http://www.osesp.art.br/podcast/?pagina=/2007/11/12/hino-nacional-brasileiro/                                            

      O termo "marcial" se encontra no início do Hino Nacional Brasileiro. Esta é uma indicação do caráter. Como seria uma expressão ou caráter "marcial"? O que o compositor quis dizer com isso? 

      Gnossienne no. 1 (E. Satie)

partiturahttp://g.sheetmusicplus.com/Look-Inside/large/5096343_01.jpg                                                                                                                                          

música:   http://www.youtube.com/watch?v=PLFVGwGQcB0 

       No momento 0'46'' (acima da metade da terceira linha da partitura) há o termo francês très luisant, que significa brilhante, luminoso; no momento 1'05'' (acima da metade da quarta linha da partitura), há o termo francês questionnez que significa perguntar. O que o compositor quis dizer com essas indicações?

      Pergunte aos alunos se os momentos indicados tiveram interpretação condizente com as orientações das partituras.

Atividade 3

      Passe a uma atividade de performance e interpretação.

      1 - Divida a turma em pequenos grupos com cerca de quatro alunos.

      2 - Escolha algumas peças conhecidas dos alunos - canções que estejam fazendo sucesso na mídia - e escreva um trecho do texto em pedaços de papel.

      3 - Distribua os papéis para os grupos e peça para eles escreverem um termo indicador de caráter interpretativo em algum ponto do texto. Por exemplo: doloroso, agitado, apaixonado, calmo, alegre, triste, jocoso, leve, ligeiro, dramático, melancólico, grandioso, sério, tempestuoso, pomposo, animado, decidido, marcial, vibrante etc.

      4 - Troque os papéis entre os grupos. Peça para eles interpretarem a canção com a nova indicação escrita pelos colegas.

     

       Peça para os alunos pesquisarem durante a semana sobre músicas que tenham indicações como as trabalhadas na sala de aula. Eles podem também pensar em termos que eles colocariam em trechos de músicas que estão acostumados a ouvir.

Recursos Complementares
Avaliação

     Avalie:

  1. Ao cantar, os alunos fizeram de forma condizente com a interpretação solicitada?
  2. Os alunos demonstraram ter compreendido os termos que estavam escritos nas partituras dadas como exemplo?
  3. Na Atividade 3 as músicas foram interpretadas com as novas indicações de expressão de forma satisfatória?
  4. Participaram da aula com sugestões interpretativas e comentários que enriqueceram as interpretações?

    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.