08/07/2010
Célia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Planejamento indicado para as turmas de 4° ou 5° ano.
Dia 1 -Turma sentada em círculos.
Colocar um mapa-múndi no meio da roda.
Mostrar o livro que será lido: capa, título, adaptador...
Perguntar quem já ouviu falar nesta história e o que sabem sobre ela
Começar a contar a história.
Interromper a história e mostrar no mapa aberto a “região” onde se passa esta história.
Continuar a leitura.
Professor, você pode ler um capítulo da história por dia. A cada dia o trecho lido deve ser discutido e um registro do que foi lido deve ser feito. Além disso, antes do início da leitura, peça que alguns alunos relembrem oralmente o capítulo lido no dia anterior. Sugestões de atividades:
1. Ficha “catalográfica”
2. Registrar o significado da palavra sésamo
3. Respondendo: O que Morgiana faz todos os dias na farmácia? Por que ela faz isso?
4. Registro das personagens
5. Causa e consequência:
6. Diferenças culturais: listar com eles passagens do livro que mostrem diferenças entre a nossa cultura e os hábitos culturais que se apresentam no livro.
7. Ilustração que represente a parte do livro que mais gostou e por quê.
8. Por último, para fechar o trabalho, montar com os alunos uma gruta de Ali Babá para guardar o material produzido durante a leitura do livro. Material:papel cartão, papel pedra, papel branco, hidrocor e garrafa pet cortada. Peça que as crianças cortem uma “gruta” utilizando o papel cartão. Em seguida, peça que usem o papel pedra em pedacinhos para fazer um mosaico de recorte e colagem no papel cartão. Dar a folha branca para que desenhem, recortem e colem o seu Ali Babá na gruta. Por último, colem o material na garrafa pet. Enrolem o bloquinho das atividades e encaixem lá dentro. Dicas e sugestões: Ao final do livro há uma leitura informativa que deve ser explorada com as crianças.
No livro Ali-Babá e os quarenta ladrões da coleção Reencontro Infantil, Editora Scipione, você encontra um suplemento de atividades muito interessantes.
Esta aula faz parte do grupo de aulas:
Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões
Aula 1 Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura
Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã
Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia
Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados
Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação
Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas
1° Participação nos debates,
2° Interesse na leitura.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2012
Cinco estrelaseu adoro esse site!!!!!!!!!