Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler integralmente um livro
  • Estabelecer relações entre as partes do livro
  • Fazer inferências
  • Discutir ideias, opiniões, valores, posicionando-se diante deles
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planejamento indicado para as turmas de 4° ou 5° ano.

Estratégias e recursos da aula

Dia 1 -Turma sentada em círculos.

Colocar um mapa-múndi no meio da roda.

Mostrar o livro que será lido: capa, título, adaptador...

Perguntar quem já ouviu falar nesta história e o que sabem sobre ela  

Começar a contar a história.

Interromper a história e mostrar no mapa aberto a “região” onde se passa esta história.

Continuar a leitura.

Professor, você pode ler um capítulo da história por dia. A cada dia o trecho lido deve ser discutido e um registro do que foi lido deve ser feito. Além disso, antes do início da leitura, peça que alguns alunos relembrem oralmente o capítulo lido no dia anterior. Sugestões de atividades:

1. Ficha “catalográfica”

2. Registrar o significado da palavra sésamo

3. Respondendo: O que Morgiana faz todos os dias na farmácia? Por que ela faz isso?

4. Registro das personagens

5. Causa e consequência:

6. Diferenças culturais: listar com eles passagens do livro que mostrem diferenças entre a nossa cultura e os hábitos culturais que se apresentam no livro.

7. Ilustração que represente a parte do livro que mais gostou e por quê.

8. Por último, para fechar o trabalho, montar com os alunos uma gruta de Ali Babá para guardar o material produzido durante a leitura do livro. Material:papel cartão, papel pedra, papel branco, hidrocor e garrafa pet cortada. Peça que as crianças cortem uma “gruta” utilizando o papel cartão. Em seguida, peça que usem o papel pedra em pedacinhos para fazer um mosaico de recorte e colagem no papel cartão. Dar a folha branca para que desenhem, recortem e colem o seu Ali Babá na gruta. Por último, colem o material na garrafa pet. Enrolem o bloquinho das atividades e encaixem lá dentro. Dicas e sugestões: Ao final do livro há uma leitura informativa que deve ser explorada com as crianças.

Recursos Complementares

No livro Ali-Babá e os quarenta ladrões  da coleção Reencontro Infantil, Editora Scipione, você encontra um suplemento  de atividades muito interessantes.

Esta aula faz parte do grupo de aulas:

Tema “As mil e uma noites” – Ali Babá e os quarenta ladrões

Aula 1   Ali Babá e os quarenta ladrões – Interpretando uma história de literatura   

Aula 2 – A terra de Ali Babá – antiga Pérsia, atual Irã   

Aula 3 – Trabalhando com notícia de jornal – o Irã é notícia   

Aula 4 – Ali Babá e as pedras preciosas- substantivos primitivos e substantivos derivados   

Aula 5 – No livro de Ali Babá – sinais de pontuação   

Aula 6 – Ali Babá e Mustafá, juntos no armazém – as regras de acentuação das palavras oxítonas

Avaliação

1° Participação nos debates,

2° Interesse na leitura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.