23/06/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As cores e formas serão abordadas e compreendidas de acordo com o universo da criança. Será abordado pelo professor o reconhecimento visual da cor e a identificação das formas por meio da representação em objetos no ambiente.
1º momento: Desenho de Aquarela
2º momento: álbum de figurinhas
Nesse momento o professor abordará a questão das formas e a diferenciação das mesmas;
3º momento: criando cores
Nesse momento o professor privilegiará a o trabalho artesanal e a criatividade das crianças diante da produção das cores com a utilização da terra e de pigmentos vegetais.
Preparo da tinta:
• terra, água e cola;
• enxada, pá ou cavadeira, sacos ou latas para coletar a terra;
• uma lata de dezoito litros;
• um galão (3,6 litros) para medir a terra e um balde para diluir a cola;
• uma balança, se acaso desejar as medidas em peso;
• recipientes com medida em litros para dosar a quantidade de água;
• colher de madeira (ou uma furadeira com uma ponteira misturadora) para dissolver a terra
• rolo de lã ou de espuma ou brocha e pincéis para retocar;
• peneira Dicas de preparo da terra para fazer a tinta:
• escolher terra de várias cores de sua região; preparar pequenas quantidades de tinta e pintar um pedacinho da parede para escolher a cor que te agrada; misturar as tintas para obter diferentes tons;
• coletar a quantidade necessária para a pintura e para fazer retoques futuros;
• tanto as terras argilosas quanto as arenosas podem ser usadas para fabricação de tintas;
• para o preparo da tinta, a terra tem que estar livre de sujeiras (pedras, pedaços de madeira, etc);
• a terra pode ser coletada tanto seca quanto úmida;
• para guardar a terra por muito tempo é melhor secá-la para evitar o mofo;
• terras muito arenosas destorroe e peneire a terra a ser usada;
• se você escolher um solo arenoso e quiser produzir uma tinta fina, é preciso peneirar a terra com uma das seguintes maneiras: 1- secar a terra, destorroar e peneirar; 2- dissolver a terra em água, bater, passar em peneira, e para obter uma tinta mais fina ainda, passar a massa molhada em uma meia de nylon (meia-calça).
• a tinta de solos pode ser feita com cola branca (de madeira) ou cola de amido (grude – polvilho azedo ou goma de tapioca), entretanto tinta feita com grude deve ser aplicada somente em interiores (secos e arejados) e a de cola branca tanto em interiores quanto em exteriores.
fonte <http://www.dombosco.g12.br/default.php?pg=conteudo&area=34&conteudo=212 > acesso em 9 de maio de 2010.
Os pigmentos podem ser extraídos de plantas e madeira:
4º momento: Jogo das formas
Nesse momento o professor retomará a questão das formas e sua relação com os objetos e com o ambiente, fazendo a ligação entre a forma trabalhada, o conhecimento da criança sobre ela e o nome da forma:
com desenhos e representação escrita das formas geométricas, as crianças identificarão no ambiente os objetos com as respectivas formas;
O professor deve em seguida, ampliar o campo de visão, chamando a atenção para além dos objetos, com a indicação da sala de aula e do ambiente externo.
5º momento: Roda da conversa
Este momento é dedicado para o professor promover a socialização das várias aprendizagens das crianças, bem como, identificar e esclarecer possíveis equívocos.
papel; terra; cola; água; pincéis;
A avaliação pode ocorrer no decorrer da atividade, com ou sem a necessidade de registro em todas as aulas, mas com a devida atenção para identificar a participação e interação de cada criança com a atividade, assim, no final das aulas, após a roda da conversa e uma reflexão de toda a atividade, o professor pode fazer anotações sobre a apreensão acerca da temática, identificando a possibilidade de avançar ou mesmo de propor outra atividade.
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