Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando com as cores e formas

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver nas crianças o raciocínio lógico;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
  • Perceber cores e formas, selecionar, comparar, identificar;
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A dança na nossa cultura e as suas representações. As múltiplas formas de expressão, a oral, a visual, a corporal etc.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: O corpo fala

Nesse momento, o professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:

  • o professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão corporal;
  • a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição;
  • essa atividade pode simular diferentes objetos/seres;

2º momento: Dança das cadeiras

Mesmo sendo uma brincadeira simples, essa atividade requer atenção auditiva e coordenação dos movimentos do corpo:

  • coloque a música e provoque pausas como sinal para as crianças sentarem;
  • à medida em que não conseguem estabelecer a agilidade entre som/movimento, retire uma cadeira e mantenha o número de crianças;
  • isso, até que tenha duas crianças e uma cadeira;

3º momento: Dança e formas

O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio, formas geométricas com fita adesiva:

  • pedirá para que as crianças se organizem dentro das formas; com o recurso da música, pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal troquem de lugar: (losango para retângulo...) de forma mais complexa, pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação, onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul no triângulo...)

4º momento: Registro das danças e culturas

  • Através de material de reconte, como revistas jornais e panfletos, o professor deverá propor a construção de um cartaz, orientando para o seguinte:
  • que imagem está sendo selecionada; que cores e formas estão presentes na imagem; do que se trata (a sugestão é que seja sobre dança, pode ser encontrada em revistas ou anúncio de eventos culturais);
  • Depois de selecionadas, deverá ocorrer junto às crianças, um momento de planejamento do cartaz.
  • Pode-se pensar na forma de mosaico, o que demandará da criança a intervenção sobre a imagem para a integração no cartaz.

5º momento: Roda da conversa

Nesse momento, o professor buscará o diálogo com as crianças para perceber o entendimento que tiveram sobre a expressão corporal e sobre as cores e formas;

  • é importante relacionar as atividades de expressão corporal com o cotidiano da sala de aula, pois, os mecanismos trabalhados são possíveis de utilização em qualquer outro momento da aula, como por exemplo, a atenção, a concentração, a disciplina e a desinibição;
Recursos Complementares

papel; som; cartaz; revistas, jornais.

Avaliação

Durante o desenvolvimento da atividade, o professor pode registrar o comportamento das crianças diante do proposto, a fim de identificar as crianças que não participam por motivos diversos. Nesse sentido, a participação dessas crianças não deve gerar desconforto. O professor deve através da avaliação identificar a participação da criança estimulando-a dia a dia até que esteja em interação com o grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.