A dança na nossa cultura e as suas representações. As múltiplas formas de expressão, a oral, a visual, a corporal etc.
1º momento: O corpo fala
Nesse momento, o professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- o professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão corporal;
- a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição;
- essa atividade pode simular diferentes objetos/seres;
2º momento: Dança das cadeiras
Mesmo sendo uma brincadeira simples, essa atividade requer atenção auditiva e coordenação dos movimentos do corpo:
- coloque a música e provoque pausas como sinal para as crianças sentarem;
- à medida em que não conseguem estabelecer a agilidade entre som/movimento, retire uma cadeira e mantenha o número de crianças;
- isso, até que tenha duas crianças e uma cadeira;
3º momento: Dança e formas
O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio, formas geométricas com fita adesiva:
- pedirá para que as crianças se organizem dentro das formas; com o recurso da música, pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal troquem de lugar: (losango para retângulo...) de forma mais complexa, pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação, onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul no triângulo...)
4º momento: Registro das danças e culturas
- Através de material de reconte, como revistas jornais e panfletos, o professor deverá propor a construção de um cartaz, orientando para o seguinte:
- que imagem está sendo selecionada; que cores e formas estão presentes na imagem; do que se trata (a sugestão é que seja sobre dança, pode ser encontrada em revistas ou anúncio de eventos culturais);
- Depois de selecionadas, deverá ocorrer junto às crianças, um momento de planejamento do cartaz.
- Pode-se pensar na forma de mosaico, o que demandará da criança a intervenção sobre a imagem para a integração no cartaz.
5º momento: Roda da conversa
Nesse momento, o professor buscará o diálogo com as crianças para perceber o entendimento que tiveram sobre a expressão corporal e sobre as cores e formas;
- é importante relacionar as atividades de expressão corporal com o cotidiano da sala de aula, pois, os mecanismos trabalhados são possíveis de utilização em qualquer outro momento da aula, como por exemplo, a atenção, a concentração, a disciplina e a desinibição;
Durante o desenvolvimento da atividade, o professor pode registrar o comportamento das crianças diante do proposto, a fim de identificar as crianças que não participam por motivos diversos. Nesse sentido, a participação dessas crianças não deve gerar desconforto. O professor deve através da avaliação identificar a participação da criança estimulando-a dia a dia até que esteja em interação com o grupo.